Alencar Garcia de Freitas: Serra, a real cidade industrial | 19/6

Serra

Serra

 Alencar-Garcia-de-Freitas-1.jpg
Alencar Garcia de Freitas

 

O título deste texto tem como primeiro objetivo chamar a  atenção para o fato de lá atrás empresários e gestores públicos desatentos terem criado o Centro Industrial de Vitória, mais conhecido como Civit, com duas principais incosistências: a primeira delas é o fato da cidade de Vitória nunca ter sido industrial, a segunda é a localização do Civit na Serra, lá, sim, uma cidade realmente industrial!

Serra abriga, portanto, um senhor parque industrial, grande gerador de empregos, subempregos e negócios de menor porte, além de ser o maior PIB do Estado; e lá estão alguns dos melhores balneários da terra capixaba, dentre os quais Jacaraípe, Manguinhod e Nova Almeida!

Serra, para os que não sabem, tem um dos metros quadrados mais caros da região metropolitana; ela é, assim, o real polo industrial capixaba.

Jornais digitais deixam leitores na berlinda 

A despeito do empenho do TSE de divinizar o digital, enfatizando que hoje se faz tudo (ou quase tuto) de modo digital, com destaque para o voto eleitoral, os jornais digitais pelo visto estão deixando uma grande parcela da sociedade desinformada, por não possuir computadores e celulares para ter acesso aos digitais!

Esses órfãos do noticiário digital antes, no tempo dos jornais impressos, aproveitavam estes ao máximo, lendo-os e relendo-os de ponta a ponta, inclusive os classificados, e estes, no final ainda tinham muita utilidade; a dona de casa podia aproveitá-los para limpar os sapatos na entrada da casa, para embrulhar ovos e mais uma porção de coisas, no fim: servia como papel higiênico quando este estava em falta!

O leitor poderá contra-argumentar que algumas dessas utilidades dos jornais impressos podem se ter também com os digitais, basta salvá-los e imprimi-los; mas custo desse aproveitamento será muito alto!

 jornal-velho-1-1.jpgPequenas cidades, grandes sonhos!

Em texto anterior escrevemos que pequenas cidades podem representar a oportunidade de realizar grandes sonhos para aqueles que desejam viver em pacatas cidades, longe do agito dos grandes centros urbanos, mas podem ser também motivo de pesadelos!

A ex-cidadezinha de Viana, hoje faz parte da Região Metropolitana da Grande Vitória, no tempo em que esta ainda não existia como tal; quem sabe muita gente gostaria de tê-la conhecido, mas talvez tenha desistido do sonho de morar lá considerando que a cidadezinha era considerada uma das mais atrasadas, e o motivo para esse atraso teria sido domínio político de um mesmo grupo por muitos e muitos anos!

Às vezes um dos maiores problemas de pequenas cidades é o de um mesmo grupo ficar mandando o tempo quase todo na política local, daí a necessidade de pequenos municípios renovarem, como os centros maiores, seus quadros dirigentes, para que as pequenas cidades continuem sendo sonhos de consumo de quem queira morar lá, desde que que os seus quadros políticos sejam constantemente renovados para o bem de toda comunidade!

Alencar Garcia de Freitas é jornalista aposentado

Cagaço digital: inteligência artificial do Google ganhou vida? 14/6

Serra

http://www.serra.es.gov.br/

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham