Torneio
Alunos Vila Velha participam de Torneio de Tênis
Don Oleari com Laiz Fidalgo
Nesta quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, começa o Torneio Escolar Infanto-Juvenil de Tênis de Vila Velha, que reune mais 150 alunos de 22 escolas do município, entre públicas (municipais e estaduais) e particulares. Realizado pela Academia N Tênis, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o campeonato segue até o dia 25 de junho, com jogos nos finais de semana.
Antes considerado elitista, praticado apenas por pessoas com melhores condições financeiras, hoje o esporte está acessível a milhares de crianças e jovens, por meio de um amplo projeto social com foco na difusão da modalidade. A iniciativa leva o nome da brasileira Maria Esther Bueno, falecida em 2018 e considerada uma das maiores tenistas de todos os tempos.
O projeto Maria Esther Bueno é desenvolvido pelo Instituto Rede Tênis Brasil junto a escolas da rede municipal de Vila Velha. Atualmente, participam 2.300 alunos de sete unidades de ensino, com a oferta de duas aulas semanais, com distribuição gratuita de todo material e uniforme.
De acordo com o coordenador no Espírito Santo, João Gomes Neto, os alunos participam ainda de atividades extraclasse, com aulas de inglês e reforço escolar.
“Acreditamos que o esporte e a educação, juntos, podem atuar como verdadeiros transformadores do contexto social. Por meio do tênis, no contraturno escolar, apresentamos não somente uma nova modalidade esportiva, mas possibilitamos novos horizontes de oportunidades aos alunos, com vivências e aprendizados que eles levarão para a vida”, afirmou.
Para o coordenador de esportes educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Marcelo Fermo, o projeto é mais uma oportunidade que a prefeitura, por meio de parcerias com o terceiro setor, oferece aos alunos.
“Mais do que formar atletas, o nosso objetivo é levar cidadania a partir da prática esportiva, transformando vidas e levando novas habilidades e possibilidades, sobretudo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, frisou.
Escolas participantes do projeto Maria Esther Bueno:
UMEF Professor Luiz Malizeck
UMEF Irmã Feliciana Garcia
UMEF Coronel Joaquim Freitas
UMEF Professor Zaluar Dias
UMEF Professor Ernani Souza
UMEF Thelmo Torres
UMEI Maria Cristina
UMEF Senador João de Medeiros Calmon
Torneio
Serviço:
Período: até 25 de junho
Participantes: 150 alunos de 22 escolas públicas e privadas do município
Realização: Academia N Tênis em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Editado por Don Oleari – [email protected]
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Inédito: estudo revela que mulheres com câncer têm mais riscos de síndrome metabólica
Sementes de cidades sustentáveis: por Luiz Paulo Vellozo Lucas