Vila Pavão
COLUNA PANO DE FUNDO | Política – Bastidores
Edilson Lucas do Amaral
No horizonte político de Vila Pavão/ES, surge uma paisagem marcada pelo tom do favoritismo nas eleições vindouras. Como se estivesse sob o olhar atento da Dona Rita, no alto da Pedra, os ventos eleitorais parecem soprar em uma direção clara.
Veja os dados nos gráficos
Esta é a conclusão que emerge dos dados revelados pela pesquisa realizada pelo instituto Direta Pesquisa, cujo registro no TSE (ES-02899/2024) confere-lhe uma aura de confiabilidade.
Os bastidores dessas eleições ganham luz através de uma metodologia sólida: o Survey quantitativo.
Aqui, 250 cidadãos foram abordados pessoalmente em seus lares, respondendo a um questionário estruturado e padronizado em plataformas digitais.
Esse método, regido pelo estatístico Filipe Moreira Martine, delineia uma amostra representativa da voz do povo em Vila Pavão.
Com uma margem de erro de 6,1 pontos percentuais para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%, os números revelam uma tendência clara.
Ao serem indagados sobre suas preferências para o cargo de prefeito, Irineu Wutke emerge como um líder, conquistando pouco mais de 32% das intenções de voto.
Seu nome ressoa como um eco do passado, uma figura que ainda possui um peso significativo na mente dos eleitores.
Logo atrás, em um embate que parece se estreitar, encontram-se o atual prefeito, Bolinha – Uelikson Boone – e Monica Santos. Seja como uma continuidade ou uma alternativa, ambos disputam o segundo lugar nesse palco político.
Suas propostas, suas trajetórias, seus discursos, tudo isso agora está sob o escrutínio do eleitorado, enquanto Vila Pavão se prepara para dar seu veredito.
Nesse panorama, a cena política se desenrola como um capítulo de um romance, onde cada candidato é um personagem com sua própria narrativa, suas próprias motivações e seus próprios seguidores.
À medida que as urnas se aproximam, a história de Vila Pavão está prestes a ganhar mais um episódio, talvez decisivo na sua jornada rumo ao futuro.
A pesquisa revelou um aspecto intrigante: o apoio de Bolsonaro parece influenciar mais do que o apoio de Lula, apesar de o atual presidente ter sido eleito e ter recebido mais votos na última eleição. Isso indica um desejo de mudança por parte da população.
Outra questão levantada junto à população de Vila Pavão foi: se a eleição ocorresse sem a participação do atual prefeito da cidade, Uelikson Boone, o Bolinha, dando mais oportunidade a Irineu, mas incluindo Monica, candidata do PL, com um crescimento nesse cenário.
Rejeição
No cenário de rejeição, o atual prefeito lidera, mesmo que sua gestão não seja considerada ruim na pesquisa, mas sua avaliação é regular em todos os aspectos.
No entanto, devido à sua atual posição e ao crescimento percebido de seu último adversário, é natural que a rejeição ao atual prefeito aumente.
Por outro lado, o pré-candidato Irineu apresenta baixo índice de rejeição, consolidando-se como a principal força política do município, no momento.
Vila Pavão
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Aqui Linhares | Deputado Scaramussa lidera primeira pesquisa e tem a menor rejeição em Linhares
Aqui Linhares | Deputado Scaramussa lidera primeira pesquisa e tem a menor rejeição em Linhares
Loga, operadora de internet, abre vagas em Vila Velha/ES
Anilson Ferreira | Flu vence, Bota goleia, Fla empata e Vasco perde