Quem somos[email protected]

Search

Artrose | Cirurgia no joelho: 3 razões para optar por um procedimento robótico em caso de artrose

Artrose

Artrose

Alternativa aos que sofrem da artrose  em níveis severos, procedimento pode ser otimizado por meio da tecnologia; soluções, como os robôs da Zimmer Biomet, já estão presentes em diversos hospitais do Brasil

Indicada aos pacientes que sofrem de artrose em níveis severos no joelho, as artroplastias – cirurgias que consistem em substituir a articulação por próteses ortopédicas – evoluíram consideravelmente nos últimos anos.

Com o advento da robótica, novas plataformas têm aportado no país, trazendo uma eficiência e precisão sem precedentes, no que diz respeito à realização desses procedimentos. Entre elas, o ROSA® Knee System, desenvolvido pela Zimmer Biomet, já está presente em diversos hospitais do Brasil.

Se há algum tempo as artroplastias eram motivo de dúvidas e receios aos pacientes com artrose para sua realização, com o apoio da tecnologia, os resultados são promissores e destacam consideráveis vantagens aos que optam por seguir com este tipo de tratamento.

De acordo com Ana Paula Biazotto, especialista ROSA da Zimmer Biomet, as cirurgias de joelho que contam com o auxílio da plataforma ROSA®, têm trazido inúmeros benefícios a todos os envolvidos.

“Médicos e pacientes passaram a ganhar muito mais com a precisão fornecida pela tecnologia. Cortes ósseos em parâmetros submilimétricos permitem que as próteses sejam melhor posicionadas e alinhadas. É possível preservar uma extensão maior dos tecidos que revestem as articulações, além de muitas outras vantagens pontuais em termos de pós-operatório e recuperação”, esclarece a especialista.

Artrose -Facilidade no planejamento e execução da cirurgia 

Composto por uma tecnologia que integra um braço robótico a softwares avançados, que realizam o planejamento pré-operatório em 3D e fornecem dados intraoperatórios, em tempo real, sobre tecidos moles e anatomia óssea do paciente, robôs como o ROSA® foram projetados para facilitar a precisão do corte ósseo e a análise de amplitude de movimento no ato cirúrgico.

 artrose-outra-menor-def-1.jpg 14 de julho de 2023 8 KB 300 por 2“Com um planejamento prévio feito pelo software, por meio de exames de imagem especiais como a X-Atlas, uma radiografia panorâmica que calcula o tamanho dos componentes da cirurgia, é possível ter todos os dados anatômicos do paciente; um guia bastante assertivo aos cirurgiões. Durante a procedimento, o médico pode captar novamente todas as informações do formato do joelho, especialmente para fazer ajustes finos”, destaca Ana Paula.

Personalização das cirurgias, com menor agressão tecidual

Ao permitir o planejamento prévio dos procedimentos e a precisão cirúrgica, as plataformas robóticas trazem o diferencial da personalização às cirurgias, tratando cada paciente de maneira única, de acordo com suas necessidades anatômicas. O apoio robótico permite, ainda, que haja menor agressão tecidual, com segurança e respeito às partes moles. “As cirurgias são extremamente personalizadas também, garantindo o melhor resultado ao paciente, tudo isso sem tirar a autonomia do médico”, complementa a especialista da Zimmer Biomet.

Possibilidade de redução do tempo no pós-operatório e recuperação

Com o apoio da robótica e toda a otimização proporcionada por essa tecnologia, diversos médicos apontam para a possibilidade de redução do tempo, tanto no que diz respeito ao período pós-operatório, quanto à recuperação dos pacientes que passam pela artroplastia. “Essa questão é bastante relativa e pode variar de caso para caso. Mas muitos profissionais têm nos relatado que boa parte de seus pacientes têm tido tempos menores de internação, conseguem movimentar o joelho com mais facilidade e com menos dor, consequentemente, precisam de menos medicamentos no pós-operatório”, conclui Ana Paula.

Sobre a Zimmer Biomet

Fundada em 1927 e sediada em Warsaw, Indiana (EUA), a Zimmer Biomet é líder global em saúde musculoesquelética. A empresa desenha, fábrica e comercializa produtos reconstrutivos ortopédicos; produtos de medicina esportiva, biológicos, extremidades e traumas; tecnologias office-based; produtos de coluna, craniomaxilofacial e torácico; implantes dentários; e produtos cirúrgicos relacionados.

A companhia colabora com profissionais de saúde em todo o mundo para aumentar o ritmo da inovação. Seus produtos e soluções ajudam a tratar pacientes que sofrem de doenças ou lesões em ossos, articulações ou tecidos moles. Junto com profissionais de saúde, ajudam milhões de pessoas a viverem melhor. A Zimmer Biomet possui operações em mais de 25 países e comercializa seus produtos em mais de 100 localidades.

Para mais informações, acesse o site ou siga a Zimmer Biomet Brasil no Linkedin e Instagram @zimmerbiometbr.

Artrose

Edição, Don Oleari – [email protected]https://twitter.com/donoleari

Com informações de Ana Paula Giorgetti

Sustentabilidade – Paulo Hartung e José Carlos da Fonseca: Embalados pela sustentabilidade | 14/7

Marcelo Casanova é convocado para os Jogos Mundiais da IBSA, na Inglaterra |12/7

Ciclo do Saber: Sala de cinema cheia em mais uma palestra no Shopping Vitória | 12/7

 

Tags

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.