Barroca
Trupe Barroca leva música erudita através de concerto didático no Mês da Pessoa com Deficiência a alunos da rede pública de ensino e usuários da educação especial (AEE).
Música erudita, instrumentos de época… Tudo soa muito elitista e exclusivo, não? Pois A Trupe Barroca está aqui para desfazer esse paradigma. A Trupe leva seu espetáculo “As Quatro Estações”, que apresenta a obra do compositor italiano Antonio Vivaldi com instrumentos de época e réplicas perfeitas, para um concerto didático na EMEF Altair Siqueira Costa, em Jardim Limoeiro (Serra).
O local escolhido para levar o espetáculo durante o Setembro Verde (Mês da Pessoa com Deficiência) não foi por acaso. A escola conta com Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atende alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla. Além de assistir ao espetáculo, após o concerto eles também poderão conversar com os músicos e conhecer os instrumentos de época da orquestra, uma experiência única.
O diretor artístico da Trupe, Washington Sielemann, destaca o caráter lúdico do concerto voltado para crianças.
“As obras serão apresentadas de forma menos acadêmica. O público vai aprender se divertindo, como se fosse uma grande brincadeira”.
Maestro
O maestro regente do espetáculo é Dennys Serafim, que também tocará o cravo. Durante o concerto didático, ele falará um pouco sobre cada uma das estações de Vivaldi, e também sobre a outra obra a ser apresentada, o Concerto para Fagote.
Assim como no espetáculo apresentado na Catedral Metropolitana de Vitória e no Santuário do Bom Pastor (Campo Grande), a Trupe contará com as participações de três solistas com carreiras em ascensão no Brasil: os violinistas Oscar David Orjuela e Diego Adinolfi e o fagotista Felipe Reis.
Essa imersão músico-educacional é a culminação presencial de dois momentos virtuais: a aula-entrevista “Vivaldi e o contexto sócio-cultural de sua “As Quatros Estações”, com o maestro Sérgio Dias; e a aula-palestra “O (bom) Músico do Século XVIII”, com o Spalla (nome dado ao primeiro violino) da Trupe Barroca e professor do Conservatório de Tatuí, São Paulo, Marcus Held.
A Trupe Barroca estreou o concerto “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi, em maio de 2023 com um espetáculo na Igreja de São Gonçalo, no Centro de Vitória/ES. Seguindo a tradição do grupo, as apresentações contam com instrumentos de época ou réplicas perfeitas, para conferir mais autenticidade aos espetáculos.
Este projeto da Trupe Barroca é uma realização da WS Projetos Criativos e da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), com patrocínio da ES Gás, empresa do grupo Energisa.
A Trupe Barroca
Com quase seis anos de atividades, A Trupe Barroca se destaca pelo trabalho de resgate da música antiga. A orquestra possui o maior acervo de instrumentos históricos do Brasil. Fundada originalmente com o nome de Victoria Ensamble, apresentou com importantes nomes do cenário musical brasileiro.
A partir de 2017, assumiu a proposta ousada de se dedicar exclusivamente ao repertório dos séculos XVII e XVIII, utilizando-se de instrumentos históricos ou cópias perfeitas e investindo em pesquisa e nas sutilezas das interpretações historicamente orientadas.
O grupo fez, em dezembro de 2017, a sua reestreia com um concerto de Natal. Em 2021, A Trupe Barroca e os coros Vivace e Opus Libere foram responsáveis pela primeira execução histórica com todos os instrumentos indicados pelo compositor da “Paixão Segundo São João”, de J. S. Bach. Em 2022, a Catedral de Vitória voltou a receber o Concerto Natalino, que também teve como palco o Santuário de Anchieta, no litoral Sul do Espírito Santo.
Serviço
Data: 26/9
Horário: 9h30m
Local: EMEF Altair Siqueira Costa – Rua Nelcy Lopes Vieira, 138
Jardim Limoeiro – Serra/ES
Lore Comunicação: (27) 3029-7923
Ilma Geovanini: (27) 98161-9899
João Paulo Oleare: (27) 99766-0575
Barroca
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Aborrecentes | Viviana Palou: Reorganizando a adolescência | 24/9
Dia da Visibilidade Bissexual | Bifobia: várias atitudes para combater o preconceito | 23/9
Daniel Côelho: Papel vital do contador no ambiente empresarial | 23/9