José Maria Pimenta
COLUNA PANO DE FUNDO
Don Oleari
Foto de capa: Vitor Vogas, do ES 360
O emedebista José Maria Pimenta apresentou um petição pedindo o cancelamento da Convenção estadual do MDB, realizada quinta-feira, dia 21 no Cerimonial Oásis, no bairro Santa Lúclia, em Vitória/ES.
Pimenta alega ter sido o membro do MDB mais idoso presente à convenção, que ele considera totalmente irregular, citando item por imtem as irregularidades.
Ele aborda inclusive irregularidades levantadas por esta coluna quanto a convenções de diversos municípos, convocadas depois da publicação do edital marcando a convenção estadual, algumas no dia 15 de setembro, arrolando supostamente “covencionais” irregulares, ainda não validados pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Clica na imagem, que exibe artigo determinando que o mais idoso presente deve assumir.
A seguir, damos o documento assinado por José Maria Pimenta, pedindo o cancelamento da convenção do MDB de quinta-feira passada.
- MDB – MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO-MDB ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
RESOLUÇÃO MDB-REGIONAL-ES – CONVENÇÃO ESTADUAL N° 0001/2023 – CANCELAMENTO:
JOSÉ MARIA PIMENTA, na condição de MEMBRO MAIS IDOSO, presente à REUNIÃO, realizada na data de 21/09/2023, sob a concepção de CONVENÇÃO ESTADUAL DO MDB-REGIONAL-ES, convocada pela então Presidente da Comissão Provisória Estadual Rosilda de Freitas e também por representação de 1/3 (um terço) dos Presidentes das Comissões Executivas Municipais (alinea “b”, inciso II, art. 80, Estatuto do MDB), no uso das prerrogativas estatutárias, aos comandos do § 2º do art. 31, do Estatuto, –
CONSIDERANDO:
- a) Que a reunião realizada em 21/09/2023, à partir de 10:00hs, no Cerimonial Oásis – Vitória – ES, para composição do DIRETORIO ESTADUAL, COMISSÃO DE ÉTICA E DISCIPLINA PARTIDÁRIA (membros titulares suplentes) e eleição de DELEGADO A CONVENÇÃO NACIONAL, não pode ser reputada como CONVENÇÃO ESTADUAL, vez que não instaurados os trabalhos, não constituida a mesa pelas autoridades presentes, não facultada a palavra aos que dela pretendessem fazer uso, não facultada a palavra aos candidatos, não estabelecido qualquer rito, além do tumulto generalizado
- b) Que não assegurado o direito de voto direto secreto, vez que о local de improvisada, vulnerável e de votação em e área acesso prejudicado, sendo que a votação conduzida diretamente, pela chamada nominal dos votantes, pela Candidata da Chapa “RECONSTRUÇÃO” (Rosilda de Freitas), em flagrante intimidação dos eleitores (delegados e suplentes);
- c) Que não obedecida a ordem de votação dos DELEGADOS TITULARES SUPLENTES, implicando no e incidente de que um DELEGADO foi impedido de votar, posto que os SUPLENTES já haviam votado (Municipio de Colatina-ES);
- d) Que na supostamente LISTA de DELEGADOS aptos para оs SUPLENTES, exercício do voto, consignado o Município de PEDRO CANÁRIO ES, sem que o mesmo constasse de REGISTRO junto ao TRE-ES – Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Espirito – consoante consulta do SGIP – SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES PARTIDÁRIAS, sem prejuízo de que a NOMINATA somente afixada na sede do partido.
Pimenta segue seu bem apresentado arrazoado e agora os emedebistas estão na expectativa de manifestação da Direção Nacional do MDB, que hão tá nem aí e, ao que parece, é conivente com bagunça comandada pela ex-senadora Rose de Freitas.
Baleia Rossi
Esta coluna mandou mensagem via uatizapi para o presidente Nacional do MDB, Baleia Rossi, diante do embroglio da última quinta-feira, quando as duas chapas empataram em 27 votos.
A coluna disse ao deputado Baleia Rossi que a direção nacional do MDB tem sido conivente com a situação do partido no ES, aceitando que Rose de Freitas tenha sido dirigente “provisória” por 30 meses.
Mandei as mesmas questões para a assessoria de Rossi na Câmara dos Deputados, mas até o momento não tivemos retorno.
Outro golpe via Marcelino Fraga
Paralelamente, o MDB do ES sofre outra tentativa de golpe por parte da ex-senadora Rose de Freitas, através da Senhora Salem Ayub Fraga, mãe do ex-emedebista Marcelino Fraga, que foi expulso do partido há vários anos.
Ela publicou um documento convocando os membros do partido para a eleição da Comissão Executiva dia 26, terça-feira, na Assembleia Legislativa.
A convocação por Dona Salém, segundo um interlocutor desta coluna, advogado, não tem qualquer fundamento jurídico.
Ela não estava presente à “convenção” de quinta passada. A presidência, segundo nosso interlocutor, compete ao mais idoso membro presente ao evento, no caso o Sr. JOSÉ MARIA PIMENTA.
José Maria Pimenta
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Dia da Visibilidade Bissexual | Bifobia: várias atitudes para combater o preconceito | 23/9
Aborrecentes | Viviana Palou: Reorganizando a adolescência | 24/9
Daniel Côelho: Papel vital do contador no ambiente empresarial | 23/9