bebidas adoçadas artificialmente
Um estudo realizado por pesquisadores de diversas universidades revelou que mais de 100 mil novos casos anuais de Diabetes Mellitus no Brasil poderiam ser evitados se o consumo de refrigerantes e sucos diet, light ou zero fosse eliminado.
Isabela Limaverde Gomes, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Fametro (Unifametro), alerta para outros males que essas bebidas podem causar.
O estudo foi realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc),
De acordo com Isabela, os refrigerantes e as demais bebidas artificiais possuem grandes quantidades de açúcar na composição, além de conservantes, corantes e acidulantes que não são facilmente absorvidos pelo organismo e podem contribuir para o desenvolvimento de diversas doenças, além da diabetes.
“Os refrigerantes contém outros componentes que podem ser prejudiciais à saúde, tais como o sódio em excesso e caramelo 4 nas bebidas à base de cola. As versões diet ainda podem conter adoçantes artificiais em excesso, aspartame, por exemplo”, exemplifica a nutricionista.
O estudo dos pesquisadores da Unicamp, FURG, UFPel, Univale e da Unoesc analisou a relação entre o consumo de bebidas adoçadas artificialmente e a prevalência de diabetes na população brasileira, a partir de dados de mais de 757 mil adultos, de 2006 a 2020, do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde.
A análise comparou dados de pessoas que consumiam refrigerante normal, refrigerante diet, light e zero, e também pessoas que não consumiam nenhum destes produtos.
Segundo a pesquisa, a taxa de crescimento anual da doença foi quatro vezes maior entre o público consumidor de bebidas adoçadas artificialmente, como refrigerantes e sucos artificiais, enquanto quem não consome esses produtos teve um crescimento estável.
A estimativa é de que 120 mil (40%) dos 300 mil novos casos de diabetes registrados por ano sejam relativos a quem consome essas bebidas.
Dentre os males que alguns componentes podem causar ao corpo, Isabela cita a hipertensão, pelo excesso de sódio na composição, além de reações alérgicas a corantes e conservantes.
“Alguns estudos também demonstram uma relação entre o alto consumo desses produtos ultra-processados com a possibilidade do desenvolvimento de doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer”, alerta a especialista.
Para ela, o ideal é substituir o consumo dessas bebidas por sucos de frutas naturais, que além de não possuírem esses compostos prejudiciais, são boas fontes de vitaminas e minerais.
bebidas adoçadas artificialmente
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Com Anderson Souza
Lipedema é uma doença crônica e afeta principalmente sexo feminino | A influenciadora Luana Andrade | 13/11
Garrincha | O dia em que driblei Garrincha no Engenheiro Araripe | Por Paulo Bonates | 14/11
Câncer de próstata | Novembro Azul pra lembrar diagnóstico e cuidados com câncer de próstata | 14/11
Procedimentos estéticos: o que fazer para evitar surpresas. Falta de cuidados pode ser fatal | 14/11