Quem somos[email protected]

Search

Luiz Felipe Bazzo, CEO do transferbank: Bolsa fecha em alta após PIB melhor que esperado e dólar cai | 1/9

bolsa fecha em alta

Bolsa fecha em alta

Luiz-Felipe-Bazzo-CEO-do-transferbank-2-1-1-1-scaled-e1685139569322-300x178-1.jpg 17 de junho de 2023
Luiz Felipe Bazzo

 

Luiz Felipe Bazzo, CEO do transferbank

 

Esta semana, o mercado financeiro foi impactado com os dados de crescimento de 0,9% do PIB, no segundo trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores. O número representa uma desaceleração em relação ao crescimento registrado nos três primeiros meses do ano.

Esse resultado ajuda a fortalecer o real, mostrando um entusiasmo maior do que o esperado na economia brasileira, fortalece a confiança dos investidores do mercado financeiro num bom desempenho dos ativos brasileiros e contribui para atrair novos investimentos.

Apesar da política contracionista, o crescimento da economia tem sido sustentado pela renda, não apenas pelos programas de transferência do governo, como também pelo mercado de trabalho, que vem surpreendendo positivamente.

Porém, o crescimento maior que o esperado pode diminuir chances de um corte maior na Selic neste ano, que já vem sendo alvo de apostas entre investidores.

Com a inflação mais controlada e a atividade econômica um pouco mais fraca, se abre margem para uma possível redução mais forte na Selic, mas já previa que um corte de 0,75 ponto poderia ser feito. Com o PIB mais forte, dificilmente vamos ver essa aceleração na queda da taxa de juros.

É fato que ela vai continuar caindo, mas muito provavelmente ao ritmo de 0,50 ponto.

Dólar

O dólar segue sofrendo os impactos das expectativas em relação às taxas de juros nos Estados Unidos, com o mercado de olho nas indicações do Federal Reserve (Fed) sobre os próximos passos na condução da política monetária.

Além disso, esta semana trouxe ao mercado um aumento nas preocupações sobre o cenário fiscal, mesmo após a sanção do novo arcabouço fiscal.

Além disso, a situação fiscal do país voltou a preocupar os investidores na medida em que o governo, que entregou o PLOA de 2024, encontra dificuldades para aumentar a receita necessária para zerar o déficit primário, conforme está previsto na meta do novo regime fiscal.

No Brasil, o mercado tem colocado nos preços dos ativos a apreensão do risco fiscal, tendo em vista as dificuldades do governo em ajustar receitas e despesas ou, pelo menos, sinalizar uma melhoria para as contas públicas.

É necessário observar que se nos Estados Unidos por um lado foram criados mais postos de trabalho que o esperado, por outro a desaceleração de salários, aliada ao aumento da taxa de desemprego e a revisão para baixo do dado anterior de criação de empregos, mostram que a economia começa a surtir efeitos da maior taxa de juros em décadas.

*Luiz Felipe Bazzo é CEO do transferbank, uma das 15 maiores corretoras de câmbio do Brasil. O executivo também já trabalhou em multinacionais como Volvo Group e BHS. Além disso, criou startups de diferentes iniciativas e mercados tendo atuado no Founder Institute, incubadora de empresas americanas com sede no Vale do Silício. O executivo morou e estudou na Noruega e México e formou-se em administração de empresas pela FAE Centro Universitário, de Curitiba (PR), e pós-graduado em finanças empresariais pela Universidade Positivo.

Bolsa fecha em alta

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com Henrique Vasconcelos

Arena Baby chega ao bairro Glória, em Vila Velha/ES, neste sábado, dia 2 | 1/9

Rivaldo: “Zagallo comprou briga com o Romário para me levar para os Jogos Olímpicos” | 1/9

Hidrogênio: Shell Eco-marathon tem categoria de hidrogênio pela primeira vez no Brasil | 31/8

Larissa Rodrigues, do Recreio da Juventude de Caxias do Sul, disputa seletiva para Jogos Parapan-Americanos | 31/8

Thaynan Mariano faz de Florianópolis o Vale do Silício brasileiro, que atrai turista e esquenta a economia no inverno | 31/8

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados