Quem somos[email protected]

Search

Canabidiol | Mazinho dá parecer favorável à proposta de Bispo Alves pela distribuição gratuita de remédio à base de canabidiol | 11/10

Canabidiol

Canabidiol

Comissão de Justiça apoia proposta de Bispo Alves sobre canabidiol.

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, presidida pelo deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), aprovou o parecer favorável para que se torne obrigatório por lei o fornecimento gratuito de medicamentos de derivado vegetal à base de canabidiol, retirado da Cannabis sativa, a mesma que origina a maconha, consumida como entorpecente.

O parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 77/2023 assegura o fornecimento gratuito de medicamentos de derivado vegetal à base de canabidiol. Outros dois projetos foram considerados constitucionais, dois foram rejeitados e um retirado de pauta na reunião do colegiado desta terça-feira.

De autoria do deputado Bispo Alves (Republicanos), o Projeto de Lei 77/2023 prevê que unidades públicas de saúde e as redes privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) passem a fornecer gratuitamente os medicamentos à base de canabidiol e derivados, a partir da criação de uma política estadual.

Apensado ao projeto tramita o PL 84/2023, do deputado Delegado Danilo Bahiense (PL), por ser matéria correlata. Agora, o PL 77/2023 terá tramitação agilizada para ser levada ao plenário, onde não deverá ter dificuldades de aprovação, acredita Mazinho, que relatou a matéria na CCJ.

Presidente da Comissão de Justiça, em seu relatório o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) deu parecer pela constitucionalidade, legalidade, juridicidade e boa técnica legislativa, com emenda sugerida pela procuradoria-geral, acreditando nos benefícios dos medicamentos para quem necessita.

benedito_alves_costa_336.jpg11 de outubro de 2023 16 KB
bispo alves

O parecer teve apoio unânime dos integrantes da comissão, vice-presidente Denninho Silva (União), Capitão Assumção, Lucas Polese (ambos do PL) e Lucas Scaramussa (Podemos).

O autor da proposta, deputado Bispo Alves (Republicanos), esclareceu a importância da medida:

“Há dois anos Israel usa esse medicamento, assim como outros países, como a França. Foi provado que o canabidiol ajuda no combate de 25 doenças crônicas, e isso está provado cientificamente. (…) O canabidiol será usado com prescrição médica e aprovação da Anvisa”, defendeu Bispo Alves.

emanuele.jpg 11 de outubro de 2023 16 KB
emanuelle oliveira e silva

Ele ainda completou que o projeto tem reflexos em muitos casos críticos.

“Quem tem filho com epilepsia e 60 convulsões por dia, o remédio cura. Quem pensa o contrário, sugiro que comece a ler e estudar sobre os resultado

s do medicamento e confiar na ciência. Quem toma, se sente bem, está comprovado”, disse o proponente.

A diretora da Associação de Cannabis Medicinal Capixaba (ACAMC), Emanuelle Silva, participou da reunião da comissão e disse que os medicamentos à base de canabidiol são seguros.

Ela disse que mais de mil pacientes no Espírito Santo são atendidos e apresentam maiores chances de sucesso no tratamento com o uso da substância.

“Crianças que sofrem de paralisia cerebral fazem uso, com sucesso, do medicamento, com acompanhamento médico. O THC é agente ativo do remédio que é vendido nas farmácias, e a dor crônica é curada com doses fortes de THC, que deve também ser incluído no projeto, e não apenas o canabidiol. São 90 associações no Brasil com autorização para o plantio e distribuição do THC”, disse a veterinária, que representa a associação fundada em Vitória em 2020.

Canabidiol

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Presidente da AL/ES, Marcelo Santos, recebe vereadores de Cariacica | 11/10

Sérgio Vidigal perdeu: prefeito entra na Justiça para barrar Pablo Muribeca em fiscalizações de saúde na Serra | 11/10

Parque Botânico Vale fecha Semana da Criança nesta quinta-feira, 12

Janete de Sá participa no Congresso em Brasília de Homenagem ao Dia Mundial dos Animais | 10/10

Convenção do PSDB | Luiz Paulo Vellozo Lucas: “melhor vacina contra retrocesso em 2026 é eleger administrações transformadoras em 2024”

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.