Chocolate
De coxinha doce a café com chocolate, o apreciadíssimo produto movimenta bilhões anualmente e é uma ótima oportunidade de negócio para quem deseja entrar no mundo do franchising.
Com uma história que atravessa milênios e fãs espalhados nos quatro cantos do mundo, o chocolate é um dos produtos mais consumidos no planeta. Presente no dia a dia da população, seja puro ou por meio de seus derivados, o chocolate tem um importante papel econômico, gerando empregos e aquecendo o mercado alimentício mundial.
De acordo com o levantamento do Instituto Kantar, encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), de janeiro a setembro de 2022 somente no Brasil o setor faturou R$ 7,2 bilhões e registrou um crescimento de 16,3% em relação ao mesmo período do ano interior. Um resultado expressivo e animador para quem pretende investir no ramo.
No franchising, um dos setores que mais crescem e mais seguros para iniciar um negócio, não é diferente. O ramo alimentício no segmento de food service cresceu 21,5% em 2022, segundo o balanço anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e as opções que envolvem o chocolate e seus derivados estão entre elas.
A seguir, 5 franquias que envolvem o homenageado do dia para lucrar e fazer bons negócios:
1 – Carol Coxinhas: Presente em 13 estados, com mais de 84 unidades em implantação e operando, a rede Carol Coxinhas é um dos modelos de franquias que mais cresce no Brasil. Voltada para salgados, incialmente, a empresa foi se fortalecendo para explorar novos sabores e o doce ganhou muito espaço no cardápio, tendo o chocolate como ingrediente principal na elaboração dos quitutes. A empresa conta com uma equipe especializada, que presta todo o suporte para os franqueados.
O Grupo Carol Coxinhas conta com dois modelos de negócio: Express e Premium, com opção de investimento a partir de 155 mil reais. O modelo Express prioriza a venda rápida, sendo um local voltado à entrega, onde o cliente pode optar por retirar no local o seu pedido, ou utilizar o delivery. Já a loja Premium é completa, ambientada com o padrão visual da marca e a comercialização dos produtos pode ser feita por delivery, retirada no balcão ou no lounge do restaurante.
Express
Área Construída: a partir de 55²
Taxa de Franquia: 40 mil reais
Custo de Instalação (Custo estimado p/ Obra Civil, Equipamentos, Projeto Arquitetônico e Mobiliário): a partir de 105 mil reais
Estoque Inicial: 10 mil reais
Investimento estimado, já somando a taxa de franquia: a partir de 155 mil reais
Premium
Área Construída: a partir de 70²
Taxa de Franquia: 50 mil reais
Custo de Instalação (Custo estimado p/ Obra Civil, Equipamentos, Projeto Arquitetônico e Mobiliário): a partir de 115 mil reais
Estoque Inicial: 10 mil reais
Investimento estimado, já somando a taxa de franquia: 175 mil reais
2 – MyCookies: Há 7 anos no mercado, a MyCookies, que nasceu em Campo Grande/MS, vem ganhando espaço e conquistando o paladar dos brasileiros. O cardápio é singular e, além dos cookies quentinhos crocantes por fora e super-recheados por dentro, conta com sorvetes na casquinha ou no copinho, bebidas e sabores variados de milkshake com cookies. Entre os destaques da marca, também estão os cookies Red Velvet e Ninho com Nutella, com receitas exclusivas e licenciadas Nestlé. Todos, sem exceção, são produzidos à base de chocolate. Em 2019 a marca desenvolveu o próprio sistema de franquia e atualmente são 50 unidades espalhadas em 8 estados do Brasil.
Fast Store (Loja)
Área Construída: a partir de 35m²
Investimento estimado, já somando a taxa de franquia: a partir de 188.440,00 reais
Payback: 24 a 36 meses
Lucratividade: 15 a 20%
3 – CaKech – Empório de Pães & Doces: uma rede de franquia inovadora no mercado de panificação, nos moldes ‘padaria sem padeiro’. Com o ‘pãozinho’ como carro chefe, a marca apresenta um modelo de negócio moderno, no qual, os franqueados recebem todos os produtos prontos, garantindo a máxima conveniência, conforto e qualidade.
Os pães do portfólio da marca são assinados pelo Rogério Shimura, considerado o melhor padeiro do mundo, e a essência da confeitaria, com o chocolate sendo destaque na maioria dos itens, fica por conta da Ecole Lenôtre, de Paris. Diante disso, outro destaque da franquia vai para o Clube do Pão, que garante essa experiência de sabor, todos os dias, sem sair de casa. Os modelos de franquia são: delivery, empório Tuc Tuc, quiosques e lojas de shoppings ou rua.
Área Construída: a partir de 12 m³
Taxa de Franquia: empório Tuc Tuc (10 mil reais), quiosque (30 mil reais) e lojas (45 mil reais)
Custo de Instalação (Custo estimado para obra civil, equipamentos, projeto arquitetônico e mobiliário): empório Tuc Tuc (90 mil reais), quiosque (180 mil reais) e lojas (250 mil reais)
Estoque Inicial: aproximadamente em 30 mil reais
Investimento estimado, já somando a taxa de franquia: empório Tuc Tuc (entre 50 a 100 mil reais); quiosque (100 a 180 mil reais) e lojas (250 a 500 mil reais)
4 – Sodiê Doces: maior franquia de bolo do país e 100% brasileira, possui atualmente 350 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Está presente no franchising desde 2006. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha zero açúcar, bolos caseiros e a versão vegana e muitas opções com chocolate.
Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva). A rede fechou 2022 com faturamento de 560 milhões de reais, registrando crescimento de 20,5% em comparação com 2021 (465 milhões de reais). Para 2023, a marca projeta abrir, ao menos, mais 30 unidades no território brasileiro.
Investimento: a partir de 605 mil reais (incluso taxa de franquia e instalação)
Faturamento médio mensal: de 50 mil reais a 150 mil reais
Prazo de retorno: de 24 meses a 36 meses
5 – Sterna Café: a rede que surgiu da união da paixão pelo café de seu fundador, Deiverson Migliatti, a todo o seu conhecimento obtido em 4 voltas ao mundo, hoje conta com mais de 80 unidades em 8 estados brasileiros. Após 1 ano de operação, em 2016, a loja virou uma marca e consequentemente uma franquia, se tornando a maior rede de cafeteria premium de cafés especiais do Brasil, utilizando 100% grãos especiais e diversos métodos de extração.
Um outro diferencial da marca é o de oferecer mensalmente um café especial do Brasil e de algum lugar do mundo. As lojas são instagramáveis, sendo uma verdadeira imersão no universo do café. A rede também possui diversas opções com chocolate, em cafés, bolos e doces.
Investimento: quiosque a partir de 285 mil reais e loja a partir de 372 mil reais (incluso taxa de franquia e instalação)
Margem líquida: de 10 a 15%
Prazo de retorno: de 24 meses a 36 meses
Chocolate
Edição, Don Oleari – [email protected] – https://twitter.com/donoleari
Com informações de Letícia Almeida
Unyleya lança primeira pós-graduação em Gestão do Endomarketing e Employer Branding do Brasil | 4/7
Julho amarelo: campanha destaca a importância da prevenção contra as hepatites virais | 4/7