Quem somos[email protected]

Search

Dona Maria do Bandolim será a grande homenageada do Chorinho Canela Verde, em Vila Velha/ES | 4/9

Chorinho

Chorinho

Vila Velha se prepara para a terceira edição do Chorinho Canela Verde, um evento que celebra a música e homenageia uma das mais importantes figuras da cultura popular regional.

Maria José Pinto da Vitória, mais conhecida como Dona Maria do Bandolim, a nossa “Chiquinha Gonzaga”, como lembrou o secretário de Cultura de VV, Roberto Patrício Junior, tem uma história rica, musical e socialmente falando.

O Coletivo Criativo Prainha organiza essa celebração, que sertá realizada durante o feriado da Independência, nos próximos dias 6 e 7 de setembro, com apoio da Prefeitura de Vila Velha.

As melodias do chorinho vão ecoar dentro da Igreja do Rosário e pela praça Otávio de Araújo, popularmente conhecida como Pracinha da Banca, na Prainha. A entrada é gratuita e, além da música, os visitantes poderão se deliciar com diversas opções gastronômicas, que vão desde comidas típicas a bebidas diversas.

 

 chorim-de-vila-velha-1-1.jpeg 4 de setembro de 2023 53 KB

Na quarta (6), dentro da Igreja do Rosário, às 18h30m, tem a abertura do festival com a cantora Adalgisa Rosa e César Almeida, ao violão, que vão encantar o público cantando uma versão de Ave Maria. Logo após, às 19 horas, Evandro Bellumat prestará sua homenagem a Dona Maria do Bandolim.

No mesmo dia, mas na praça Otávio de Araújo, às 19h30m, tem Raimundo Machado e seu Grupo (foto), com a participação especial de Marcos Paulo no clarinete. Às 21 horas, Bruno Souza e o grupo Três Elementos, com a ajuda de Vinícius Herkenhoff na flauta, apresentarão seu repertório.

A quinta (7) será marcada pela presença do Maestro Mauro Sérgio e o grupo Arquivo do Samba, que se apresentarão às 19h na praça Otávio de Araújo. E, para encerrar as festividades, às 21h, Gardenia Marques vai interpretar seu Choro Cantado.

Homenagem a Dona Maria

A data da programação foi escolhida para lembrar o nascimento de Dona Maria, uma musicista e ex-moradora da região que se destacou em Vila Velha desde a década de 1920. Sua trajetória inclui participações nas salas de exibição de cinema mudo, além de ter acompanhado Altemar Dutra em uma apresentação.

“Dona Maria, que faleceu em 13 de junho de 1988, aos 80 anos, foi uma notável instrumentista do bandolim, algo raro para mulheres de sua época. Compará-la a Chiquinha Gonzaga, mas em sua versão canela-verde, é uma maneira de reconhecer sua luta e resistência no cenário musical e social”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.

A programação:

Quarta (6)
Igreja do Rosário
18h30m – Ave Maria com Adalgisa Rosa e César Almeida (violão)
19 horas – Homenagem a Dona Maria do Bandolin com Evandro Bellumat

Quarta (6)
Praça Otávio de Araújo (Pracinha da Banca), Prainha
19h30 – Raimundo Machado e Grupo participação de Marcos Paulo (clarinete)
21 horas – Bruno Souza e grupo Três Elementos participação de Vinícius Herkenhoff (flauta)

Quinta (7)
Praça Otávio de Araújo (Pracinha da Banca), Prainha
19 horas – Maestro Mauro Sérgio e grupo Arquivo do Samba
21 horas – Choro Cantado com Gardenia Marques

Serviço:

III Chorinho Canela Verde
Quarta (6), 18h30m, e quinta (7), 19 horas
Igreja do Rosário e praça Otávio de Araújo (Pracinha da Banca), na Prainha, Vila Velha.
Gratuito

Chorinho

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com Claudio Figueiredo

Rubens Pontes | Da Ucrânia ao Espírito Santo, poetas cantam emoções universais | Sonhe, de Clarice Lispector; Festa na Sombra. de Haydée Nicolussi | 2/9

Luiz Felipe Bazzo, CEO do transferbank: Bolsa fecha em alta após PIB melhor que esperado e dólar cai | 1/9

Rivaldo: “Zagallo comprou briga com o Romário para me levar para os Jogos Olímpicos” | 1/9

Arena Baby chega ao bairro Glória, em Vila Velha/ES, neste sábado, dia 2 | 1/9

Hidrogênio: Shell Eco-marathon tem categoria de hidrogênio pela primeira vez no Brasil | 31/8

 

Tags

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados