Quem somos[email protected]

Search

Aqui Vila Velha | Restingas: ​prefeitura faz ações de conservação e proteção na Ponta da Fruta

restingas

Restingas

COLUNA AQUI VILA VELHA | Grande Vit/ES

Redação: Don Oleari PN

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha vem intensificando os esforços para preservar a rica biodiversidade da extensão litorânea do município.

Atualmente está empenhada na manutenção do cercamento de trechos que protegem a restinga situada na Praia da Baleia, na Ponta da Fruta.

Estão sendo realizadas manutenções das cordas de sisal e troca dos mourões danificados do trecho de 870 metros lineares que vai da pista de Pump Track até a rua Amapá.

O próximo passo é implementação de mourões e cordas de sisal, inexistentes até então, do trecho da rua Amapá até a “matinha” de Interlagos, representando cerca de mais 800 metros de cercamento, que serão utilizados como barreira de proteção.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, o objetivo principal é recuperar a vegetação nativa, visando preservar a biodiversidade deste ecossistema.

“A restinga é capaz de fixar a areia da praia, impedindo que ventos fortes a desloquem para o calçadão e as ruas, causando transtornos. Esta importante função previne o avanço do mar em direção à infraestrutura urbana, evitando assim a erosão”, explicou.

Restingas

As restingas desempenham um papel crucial na preservação dos ecossistemas costeiros, controlando o avanço das dunas e fornecendo habitat e recursos alimentares para diversas espécies animais.

Protegidas pelo Código Florestal e pela Lei de Crimes Ambientais, é fundamental respeitar e conservar essas áreas de Preservação Permanente.

Legislação

A restinga é protegida pelo Código Florestal, Lei Federal nº 12651/2012, e pela Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605/1998, já que é Área de Preservação Permanente.

Portanto, é proibido destruir ou danificar a vegetação nativa, retirar vegetação e areia, impedir ou dificultar a regeneração natural, provocar incêndio e plantar qualquer tipo de vegetação que não seja nativa, iformou o secretário.

Restingas

Edição, Don Oleari – [email protected] – e Regina Trindade

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari

Com Rodrigo Elias

Aqui Jardim Camburi | Prefeito Lorenzo Pazolini inaugura cobertura da quadra esportiva da Praça Nilze Mendes

Coluna Xeque Mate | Paulo Cesar Vieira: o Xadrez mudou minha vida | Estreia da Coluna dedicada ao Rei, Rainha, Peão

Luiz Felipe Bazzo, CEO do transferbank: Fechamento de mercado | O dólar, a bolsa…ou a vida!

Aqui Colatina | Parceria entre Casa dos Municípios da AL do ES e Prefeitura de Colatina distribui mudas de acerola para agricultores familiares

Aqui Colatina | Guerino firma convênio de R$ 4 milhões com Governo do ES para obras de drenagem esperadas há 20 anos no bairro Maria das Graças

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.