Copa ES continua neste domingo com volta do público aos estádios | 12/9

Copa ES
Copa ES
matheus-1.png
Coluna SPORTOTAL – Matheus Thebaldi, jornalista, desportista
O pontapé inicial da Copa Espírito Santo Sicoob 2021 acontece nesta sexta-feira (10).
A competição, que não foi realizada no ano passado em virtude da pandemia, está de volta com tudo, com recorde de 16 clubes participantes e valendo, além de premiações em dinheiro, vaga para três competições nacionais: Série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde do ano que vem.
Vilavelhense e Pinheiros abrem a primeira rodada nesta sexta-feira no estádio Kleber Andrade. No sábado (11), quatro jogos: G.E.L e CTE Colatina (estádio Gil Bernardes), Rio Branco e Nova Venécia (Kleber Andrade), Serra e Forte F.C. (Robertão), e Real Noroeste contra S.C. Capixaba (José Olímpio da Rocha).
Copa ESNo domingo (12), Rio Branco F.C. e Porto Vitória se enfrentam no estádio Olímpio Perim, em Venda Nova. A rodada continua na quinta-feira (16), com Aster Brasil contra S.C. Brasil Capixaba, no Kleber Andrade, e termina no dia 22, com Desportiva e Atlético Itapemirim, no Araripe. Todas as partidas acontecem às 15h.
Na primeira fase, as equipes estão divididas em Chaves A e B, onde as quatro melhores de cada avançam para as quartas de final, disputadas em jogos de ida e volta, assim como as semifinais. A grande decisão será com jogo único no estádio Kleber Andrade e o campeão fica com as vagas para as competições nacionais.
A competição também vai dar o prêmio de R$ 40 mil, ao campeão, e de R$ 20 mil, ao vice-campeão.O torneio será transmitido pela TVE e os jogos podem ter público.
Respeitando as Portarias nº 005-R e nº 013-R do Governo do Estado do Espírito Santo, o público máximo poderá ser de 300 pessoas por partida. Os jogos serão com torcida única, com 250 ingressos a serem comercializados preferencialmente de forma antecipada pelos mandantes, sendo no mínimo 20% desse montante para meia-entrada.
Cada clube terá direito a 25 cortesias. Será proibida a comercialização de bebidas alcoólicas e alimentos, sendo permitida apenas a venda de água e refrigerante.
“Será, na nossa opinião, a maior Copa Espírito Santo da história. Um número recorde de 16 equipes, nunca pensamos nisso, principalmente por se tratar de um ano de pandemia. Tem um patrocinador de peso, o Sicoob, orgulho de todos nós”.
Gustavo Vieira diz que Federação assumiu tudo:
“A TVE por trás dando suporte na divulgação e transmissão. Valores captados para apoiar os clubes, a Federação assumiu todo o custeio da arbitragem, quadro móvel, testes de Covid, então os clubes não têm com o que se preocupar com borderô. E também temos o público nos estádios”, afirma o presidente da FES, Gustavo Vieira.
“São vários fatores que nos levam a acreditar que teremos um grande campeonato que vale muito, vale vagas em competições nacionais, Série D do Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde”, conclui Gustavo.
Clubes prontos para a estreia
Depois de estrear na categoria profissional, no Capixabão Série B Sicoob 2021, o Porto Vitória vai disputar a Copa ES pela primeira vez na história.
“Apesar de não ter tido um resultado esportivo muito bom, nossa campanha foi boa, só perdemos um jogo na Série B. Não importa qual competição, qual categoria, nós sempre entramos para ser campeão. A gente vai entrar nessa Copa Espírito Santo confiante que a gente pode conquistar esse campeonato e estamos trabalhando forte para isso”, afirma o presidente do Porto Vitória, Vinicius Coelho.
Campeã em 2008 e em 2012, a Desportiva tenta voltar a conquistar o título da Copa ES, também mirando as premiações e as classificações para as competições nacionais.
“Toda competição para a Desportiva vale muito! Nosso clube é um clube vencedor e que só pode pensar em entrar em campo para vencer. A premiação em dinheiro e conquistas de vagas são a cereja do bolo, que será muito importante para a reestruturação do clube”, afirma o presidente da Desportiva, Eduardo de Souza Matos.
O presidente do Serra, Ervinio Kuster, comemora a volta do público, que gera importante receita para os clubes, e convoca a torcida para a estreia contra o Forte F.C.:
“Vai ser um jogo bom, espero que a torcida venha, que possa ajudar o Serra. É o primeiro jogo, vamos comparecer!”.

Matheus Thebaldi, jornalista, desportista

Jornalista

(27) 99969-1596

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham