Quem somos[email protected]

Search

Dia dos Avós: Relação com netos, além de ser saudável, é garantida por lei | 26/7

Dia dos Avós

Dia dos Avós

Relação saudável com netos também traz benefícios ao bem-estar dos avós, mas são precisos cuidados

O Dia dos Avós é celebrado nesta quarta-feira (26) em todo o Brasil. Mas, você sabia que essa convivência entre avós e netos, além de ser considerada socialmente uma das mais singelas, é prevista pela legislação brasileira?

De acordo com a advogada Laura Brito, especialista em Direito da Família e Sucessões, se não respeitada, a situação pode ser resolvida na Justiça.

“O Código Civil garante esse direito de convivência. Por isso, se os pais, injustificadamente, impedirem a convivência, pode haver até fixação judicial de convivência”, explica.

No Dia dos Avós, segundo Laura, um bom exemplo a ser lembrado é o de pais separados, em que a criança só mantém convívio com um lado da família. Se o contato for desejo dos outros, é possível pleitear o direito junto ao Judiciário.

Para além de um direito, o convívio saudável com netos também é um benefício para a saúde e o desenvolvimento dos avós. Afinal, a relação afetiva pode promover um bem-estar mental que se reflete na parte física.

Dia dos Avós

De acordo com a terapeuta ocupacional Syomara Cristina Szmidziuk, a chamada “netoterapia” permite que o contato com uma geração muito mais nova promova uma troca de conhecimentos — e até mesmo uma abertura a novas ideias.

Contudo, a terapeuta ocupacional alerta para a importância de avós entenderem as limitações físicas na relação, em especial no caso dos idosos. Isto porque certas brincadeiras podem provocar acidentes e lesões.

“É importante sempre explicar para a criança que é preciso ter cuidados com os mais velhos, no sentido também de não deixar brinquedos espalhados pela casa para evitar quedas ou, então, brincadeiras que podem levar idosos a lesões temporárias ou permanentes. Lembrando que os netos costumam ter uma grande energia, querer acompanhar o ritmo pode deixar de ser prazeroso para transformar-se em exaustivo. A chave da relação é evitar exageros ou mimos, ela deve ser prazerosa para ambas as partes”, explica Syomara.

Além disso, do ponto de vista da Terapia Ocupacional, é necessário também entender o papel dos avós, que não é de ser pai ou mãe dos netos.

“É necessário evitar abusos neste sentido. Avós não são pais. Essa transferência de papéis, quando ocorre, pode ser prejudicial para ambas as partes. É preciso reconhecer os limites desta relação, o idoso deve manter uma rotina de cuidados reais, ou seja, fazer o que é necessário e não buscar agradar aos pais nem ceder a todos os caprichos infantis”, frisa a TO.

Sobre a Laura Brito Advocacia – Com atuação em Direito de Família e Sucessões, a Laura Brito Advocacia foi fundada em 2015, em Belo Horizonte (MG), e tem como foco a seriedade e o comprometimento na apresentação de soluções aos problemas jurídicos provenientes das relações familiares e da transmissão de patrimônio. O atendimento é liderado pela advogada Laura Brito, que tem quase duas décadas de experiência profissional e acadêmica, além de expertise na pesquisa científica, sendo autora de artigos sobre Sucessões e Direito de Família e integrante do corpo editorial de diversos periódicos jurídicos.

Sobre Syomara Cristina Szmidziuk — Atua há 33 anos como terapeuta ocupacional e tem experiência no tratamento em reabilitação dos membros superiores em pacientes com lesões neuromotoras. Faz atendimentos com  terapia infantil e juvenil,  adultos e terceira idade. Desenvolve trabalhos com os métodos Bobath, Baby Course Reabilitação Neurocognitiva Perfetti, Reabilitação de Membro Superior-Terapia da Mão, Terapia Contenção Induzida (TCI) e Imagética Motora entre outros.

Dia dos Avós

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

São Gabriel da Palha | Senac-ES e Setur-ES ministram curso de Cozinha Italiana | 26/7

Com 40 anos de ES, Viminas expande linha de produção | 25/7

Exposição no Sesc Glória apresenta obras de 10 artistas do ES para celebrar 70 anos do Banco do Nordeste

Julho sem plástico | Mercur deixa de utilizar mais de 370 toneladas de plástico nas embalagens dos produtos da área da saúde

Escritor | Manoel Góes: Viva o Dia Nacional do Escritor! | 25/7

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados