Quem somos[email protected]

Search

Escola de Santos Dumont, Vila Velha: finalmente concluída e entregue à comunidade depois de 16 anos de espera | 29/9

Escola de Santos Dumont
don-oleari-novo-don-corleone-1-202x300-1.jpeg
Don Oleari

Escola de Santos Dumont

COLUNA AQUI VILA VELHA

Don Oleari

 

 

Por Vera Ferraço, da Assessoria de Imprensa da PMVV

Foto: Adessandro Reis

“Muitos alunos entraram e saíram da Escola de Santos Dumont sem ter esta quadra”. Uma obra que se arrastava há 16 anos foi inaugurada nesta terça-feira (26) no bairro Santos Dumont, Vila Velha/ES.

A realização de um sonho de toda comunidade, a quadra da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Diretora Zdmea Camargo Damasceno vai atender cerca de 600 estudantes do 1º ao 9° ano.

“Muitos alunos entraram e saíram da Escola de Santos Dumont sem ter esta quadra. É muito importante ter um espaço para praticar esportes. Não tínhamos um local de lazer. Vamos aproveitar demais este espaço”, comemorou Arthur Diniz Mendonça, aluno do 8° ano.

arnaldinho-assina-1-e1696026671978.jpg 1 de junho de 2023 58 KB
arnaldinho: concluindo obras paradas

Ao assumir a prefeitura, o prefeito Arnaldino Borgo determinou a retomada da obra da Escola de Santos Dumont, que contemplou a conclusão de toda a área externa da quadra poliesportiva com 393,53 m², pátio coberto com 147,94 m², banheiros, passarela de interligação entre prédio existente e pátio coberto, reforços e recuperação da estrutura de concreto, bem como da cobertura metálica do pátio, além da substituição total das telhas e peças metálicas da quadra.

Entre as benfeitorias, Escola de Santos Dumont também recebeu a urbanização, muros, muretas, gradis, trechos de contenções, paisagismo, infraestrutura de drenagem, esgoto, alimentação de água e redes elétricas, compatíveis com os projetos apresentados.

 escola-santos-dumont-2.jpg 29 de setembro de 2023 28 KBLenda urbana

O prefeito Arnaldinho Borgo ressaltou que a atual gestão está “acabando com as lendas urbanas do município”, como a Escola de Santos Dumont.

“É um exemplo de hoje: dezesseis anos para uma escola ficar pronta. Isso, para mim, é uma lenda urbana. E o município agora concluiu”.

O prefeito lembrou ainda outras “lendas urbanas” entregues recentemente pela prefeitura e que os moradores aguardavam há décadas, como o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil de Jabaeté, inaugurado em julho de 2023, depois de 13 anos de construção; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Riviera da Barra, 12 anos de construção; e o Museu Homero Massena, que levou sete anos de construção.

E completou:

“Se não tiver uma prefeitura equilibrada administrativamente e economicamente, você não consegue resolver os desafios que a cidade impõe. Não foi fácil tirar esta obra do papel e entregá-la. Quando a gente entrega um equipamento desse, a responsabilidade da diretora e dos professores aumentam, porque o equipamento está completo. Agora, é só potencializar e cuidar do nosso futuro, que são as nossas crianças, investindo na educação e no esporte, maiores ferramentas de transformação social”.

Hyngrid Calegari, moradora de Santos Dumont há 19 anos, também comemorou a entrega do espaço adequado para atividades de educação física e de recreações.

“Depois de 16 anos, 6 meses e 10 dias lutando, conseguimos realizar mais do que um sonho. O prefeito prometeu e entregou esta obra. Quando começou, em 2007, meu filho só tinha dois aninhos de idade. O Ícaro, que vai fazer 18 anos, estudou aqui cinco anos e saiu desta escola sem utilizar esta quadra, assim como muitas outras crianças”, ressaltou.

“Problemas contratuais”

A secretária de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, lembrou que, quando a atual gestão assumiu, em janeiro de 2021, a obra da quadra da Escola de Santos Dumont  estava “quase paralisada”.

“Tocar um contrato, feito na gestão anterior, desequilibrado, com vários problemas contratuais, não é fácil. Foi um desafio. Nós entendemos que não cabia licitar novamente uma obra que estava quase finalizando. Nós persistimos até que conseguimos entregar a obra com a qualidade que a comunidade merece. Hoje a gente retira do papel mais um sonho desta comunidade”, afirmou.

As melhorias de infraestrutura na quadra fazem parte do contrato, assinado em 9 de outubro de 2019, que previa também a conclusão da construção da Umef Diretora Zdmea Camargo Damasceno, com investimento total de R$ 1.998.161,99.

Emoção

O primeiro aluno matriculado na escola Diretora Zdmea Camargo Damasceno, em 1980, Marcelo de Azevedo Coutinho, visivelmente emocionado, também destacou o orgulho de ver a inauguração.

“Como ex-aluno, professor, pai de aluno e morador do bairro há 48 anos, posso dizer que essa quadra é um divisor de águas, que vai resgatar a atividade física e a alegria de todas as crianças dessa escola. Os meus filhos, Anita e Davi, estudam aqui. A comunidade só tem a agradecer”.

A secretária de Educação, Adriana Chagas Meireles, também ressaltou a importância da obra, sonho antigo da diretora Zdmea Camargo Damasceno, que dá nome à escola.

“Essa quadra também é um sonho para as crianças que aguardam há muito tempo. Vamos incentivar o esporte, os projetos de dança, de futebol”, observou.

“A comunidade, a escola e a equipe Zdmea estão muito felizes por este momento. Os olhinhos dos alunos estão brilhando. Se a Zdmea já fazia acontecer sem este espaço, agora, vai ser sensacional”, afirmou a diretora da unidade desde 2013, Tatiana Martins Passos.

Moradora do bairro há 33 anos, Rosane Souza Carvalho também prestigiou a inauguração.

“É maravilhoso ter esta quadra. Estávamos esperando há 16 anos. Minha filha e meu filho estudaram aqui. Hoje, são as minhas netas, Letícia e Melissa, que estudam aqui e vão poder curtir essa quadra. Estamos felizes”, ressaltou.

Escola de Santos Dumont

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Saúde mental II | Pedro Signorelli: a importância de promover a saúde mental no ambiente de trabalho | 29/9

Pablo Muribeca: Saúde mental como prioridade máxima | 30/9

Médicas e médicos | Desigualdade escandalosa: Médicas recebem menos da metade do que ganham médicos, diz pesquisa | 29/9

Pedro Antonio de Souza | Academia Maria Antonieta Tatagiba comemorou Dia da Poesia com missa e hinos pelo organista Pedro Poubel | 28/9

Estudantes que vão participar da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica recebem material de apoio em 7 municípios do ES

 

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.