Feijoada do MNU
Feijoada do Movimento Negro Unificado segue para sanção do prefeito de Vitória.
A Câmara Municipal de Vitória aprovou nesta segunda-feira (4) o Projeto de Lei da vereadora Karla Coser (PT) propondo incluir a Feijoada do Movimento Negro Unificado (MNU) no calendário oficial de datas comemorativas do município de Vitória/ES.
A tradicional feijoada é realizada anualmente no primeiro domingo de julho, quando se comemora o Movimento Negro Unificado e sua refundação no Espírito Santo.
Feijoada do MNU
Neste ano o MNU completou 11 anos. A feijoada é um momento para apresentar o movimento a quem quer fortalecer a luta contra o racismo.
O encontro anual registra os resultados e as atividades realizadas pelo MNU ao longo dos meses, além de ser também um momento de confraternização, integração, celebração e principalmente de reafirmação da luta das comunidades negras.
“É mais um passo importante para a construção de uma cidade mais humana porque damos visibilidade a um movimento que historicamente defende a vida e a permanência do povo negro em todos os aspectos da nossa sociedade.”, explica Karla.
MNU
O MNU é um dos movimentos mais importantes do Espírito Santo e do país, quando o assunto é o enfrentamento ao racismo, à violência e à intolerância.
Foi o movimento de resistência durante a ditadura, que mobilizou e pressionou para a aprovação da Lei de Cotas e o Dia Nacional da Consciência Negra.
O movimento também está na linha de frente do combate cotidiano, atento aos acontecimentos, lutando por mais investimento, oportunidade e igualdade de direitos para as pessoas negras das comunidades.
Quem votou
Além da vereadora Karla Coser (PT), votaram sim os vereadores Aloísio Varejão (PSB), Anderson Goggi (PP), André Moreira (PSOL), Chico Hosken (PODE), Dalto Neves (PDT), Duda Brasil (União), Luiz Paulo Amorim (Solidariedade), Maurício Leite e Vinicius Simões, ambos do Cidadania.
Seguindo os trâmites, o projeto segue para sanção do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Feijoada do MNU
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Com informações de Thais Nascimento
Micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras do país em 2023, com 71% dos empregos criados