Quem somos[email protected]

Search

Livro “Dá licença, sou autista” ensina crianças a promover inclusão

autista

Autista

Livro assinado pela professora Vanda Pinheiro revela estratégias para fomentar a adaptação e acolher alunos no Transtorno do Espectro Autista

Alunos autistas ainda enfrentam diversos problemas e preconceitos para frequentar a escola regular. A inclusão social passa justamente pela educação, meio onde precisa se fortalecer.

Para auxiliar as crianças a entenderem sobre o tema, a professora pós-graduanda em Educação Especial, Vanda Pinheiro, assina o livro “Dá licença, sou autista”, lançamento da Hanoi Kids, selo infantil da Hanoi Editora.

Na obra, a autora trata das dificuldades que o estudante no TEA (Transtorno do Espectro Autista) possui no contexto escolar e revela algumas estratégias para que ele possa ter acesso à aprendizagem e convivência social.

Com uma jornada de mais de 20 anos na Educação Infantil, a professora entende que algumas adaptações e muita dedicação são ingredientes suficientes para começar a acolher o aluno atípico.

Com ilustrações de Elaine Ladeira, o livro apresenta os desafios que podem surgir a partir da chegada do aluno autista.

Por meio de um diálogo com toda a comunidade escolar, desde a merendeira, professores, colegas e direção, o protagonista aborda suas características e explicita as dificuldades que a adaptação pode trazer.

Muito barulho, cheiros fortes e questões relacionadas à socialização são alguns dos exemplos.

O prefácio, assinado pela psicóloga pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista Lenice Oliveira, mãe atípica e ativista da causa, destaca que o livro reforça a necessidade de respeitar as diferenças de cada indivíduo e fazer as adequações para tornar a escola mais inclusiva.

“Neste sentido, constrói-se um futuro melhor para todos com equidade de direitos e respeitando a neurodiversidade”, sintetiza.

Superar esses obstáculos é essencial para combater o preconceito e evitar problemas graves como o bullying. Em “Dá licença, sou autista”, Vanda Pinheiro convida crianças e adultos a uma jornada lúdica para promover um ambiente escolar mais saudável, plural e acolhedor.

Sobre a autora

Vanda Pinheiro
Vanda Pinheiro

Vanda Pinheiro de Lacerda Freitas é professora de Educação Infantil há 20 anos, professora mestra em Língua Portuguesa na rede estadual de Ensino de Minas Gerais e pós-graduanda em Educação Especial.

Autista

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –

Com Ana Paula Gonçalves

Kleber Galvêas | Pinturas e esculturas no Convento da Penha – Capítulo 3

Palestra aborda a fotografia do século 19 feita no Espírito Santo

Ziraldo | Perdemos dimontão: ele vai, mas sobrevivem Menino Maluquinho e sua obra

Mauricio de Sousa lamenta a morte de Ziraldo

Humor como Arma | SCCPP: Subversão Cômica Contra os Podres Poderes

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.