Luiz Felipe
Luiz Felipe Bazzo:
O fechamento do mercado financeiro na semana
Brasil
A semana foi de rali para o Ibovespa. O índice engatou uma série de cinco altas seguidas e atingiu o maior valor pós pandemia.
Essa alta nos últimos meses está relacionada à entrada de investimento estrangeiro no país. Vimos o dólar saindo de R$ 5,10 para R$ 4,75, o preço que está agora. Isso ocorre por conta da ingestão desse capital dos investidores estrangeiros.
Outro ponto que tem animado o mercado é a resolução dos entraves relacionados ao risco político e fiscal no Brasil, como a reforma tributária, aprovada na Câmara no começo do mês de julho, e o arcabouço fiscal.
Mesmo com a alta, muitas empresas listadas na Bolsa brasileira estão relativamente baratas. O Ibovespa continua descontado frente aos preços que normalmente trabalhamos. Isso mostra que existem oportunidades
Contudo, neste último dia útil da semana, a bolsa brasileira sofreu uma queda decorrente de preocupações com políticas de dividendos da Petrobras e forte alta de commodities nos últimos dias, que trouxeram incertezas com relação ao reajuste de preços de combustíveis. A Petrobras também divulgou no relatório uma queda na produção de óleo e gás no segundo trimestre. No índice, também temos uma realização de lucros gerando correções naturais de preços após altas recentes do índice
Dólar
O desempenho do dólar seguiu em tendência de baixa essa semana.
Provavelmente vamos observar a valorização do real em relação ao dólar se acentuando ao longo dos próximos meses, muito em decorrência da decisão do Fitch Ratings de elevar de “BB-” para “BB” a nota de crédito soberano no Brasil. No longo prazo a inflação deve sentir essa pressão também. Essa notícia, se manter uma tendência no longo prazo, também contribui para um movimento de queda da inflação em 2024.
Se você observar, o dólar está perdendo seu valor globalmente. À medida que o banco central se aproxima de possivelmente terminar seu ciclo de alta e outros bancos centrais ao redor do mundo que começaram a aumentar as taxas após o Fed recuperar o atraso, o dólar está se aproximando de um nível mais sustentável.
Uma corrida monstruosa nas ações de tecnologia impulsionou grande parte dos ganhos do mercado este ano. O declínio do dólar pode oferecer algum suporte aos ganhos de tecnologia, impulsionando ainda mais essas ações e, por sua vez, o rali mais amplo. Mas quaisquer benefícios de um dólar em queda para os lucros corporativos provavelmente serão limitados.
Luiz Felipe
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Bairro Santa Rita, Vila Velha/ES, recebe Caravana do Desenvolvimento nesta sexta, 28
Com nova diretoria, Vila Merlo quer acompanhar novos tempos de Cariacica | 27/7