MAES TONS Edição CRJ
O Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) apresenta mais uma edição do MAES TONS, neste sábado, 23 de novembro, a partir das 16 horas.
Redação: Don Oleari
Realizado em parceria com os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) e a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), projeto une a música produzida nas periferias da Grande Vitória e as artes visuais.
O objetivo é criar um espaço de trocas e conexões entre diferentes linguagens artísticas, valorizando a diversidade artística.
Mostra Conexão Labpoca
MAES TONS recebe a Mostra Conexão Labpoca, um projeto que visa promover a produção musical das periferias e fortalecer o diálogo entre esses artistas e o ambiente do museu.
A Mostra trará grandes nomes do Hip Hop do ES, como Kael Santana, Vegano MC, DJ Úrsula e Afronta MC, além de talentos emergentes dos CRJs de Guarapari, Terra Vermelha e São Pedro, que terão a oportunidade de apresentar suas produções autorais.
Os CRJs desempenham um papel essencial no fomento à cultura jovem no Espírito Santo, oferecendo espaços de aprendizado e desenvolvimento nas áreas de audiovisual, música, artes visuais e estamparia.
Nesta edição, o CRJ São Pedro convidou artistas dos CRJs de Guarapari e Terra Vermelha, formando uma programação diversa que celebra as expressões e os talentos de diferentes territórios capixabas.
Programação
Abertura será com as performances autorais dos artistas do CRJ Guarapari: Potira, Thay e Liz.
Em seguida, o CRJ Terra Vermelha apresenta Vegano MC, Elzóy e Efige, com rimas e ritmos que refletem a realidade das periferias regionais.
A programação será encerrada pelo CRJ São Pedro, com a Cypher São Pedro, Jodizz e Kael Santana, que querem levar sua energia máxima para a plateia.
Papel Transformador da Arte
Esta edição do MAES TONS celebra a diversidade musical e o papel transformador da arte na vida da juventude. Reforça o MAES (Museu de Arte do Espírito Santo) como um espaço de expressão e conexão comunitária, onde a arte e a cultura se tornam ferramentas poderosas de empoderamento e transformação social.
O encerramento terá uma performance de DJ Úrsula, que já atuou como oficineira de DJ no CRJ São Pedro, e Afronta MC, educadora do CRJ Terra Vermelha, destacando a representatividade e a potência da música periférica.
Artistas:
- Jodizz: Iniciou sua carreira em 2019 nas batalhas de rimas e, em 2020, lançou seu primeiro single “Fuck Fake Friends”, explorando temas sobre amizades falsas. Desde então, tem se dedicado à música, com foco em sonorização, performances e videoclipes.
- Afronta MC: Joá Vi Pereira, autointitulada “Princesa de VV” (Vila Velha), utiliza a arte como uma forma de luta por respeito e dignidade para pessoas trans, negras e periféricas. Com 4 prêmios da Música Capixaba, ela é uma referência no rap e no Hip Hop capixaba.
- Vegano MC: Natural de Vila Velha, Vegano MC começou no Hip Hop em 2015, se destacando nas batalhas de rima. Seu primeiro projeto solo, “Quem Dera”, já está disponível em todas as plataformas digitais, e ele segue buscando espaço na cena musical brasileira.
- Kael Santana: Bacharel em Música pela Fames, Kael começou sua carreira como guitarrista e evoluiu para cantor e compositor. Sua sonoridade mistura MPB, jazz, trap, R&B e pop, com uma combinação única de guitarras e instrumentos eletrônicos.
- Cypher São Pedro: Formação musical composta por jovens de 14 a 22 anos da Grande São Pedro, que se expressam por meio do Trap/Rap. O grupo foi formado nas aulas do Labpoca São Pedro, com a orientação de Kael Santana.
- Jovens de Terra Vermelha:
- Elzóy: Artista baiano radicado em Vila Velha, começou sua trajetória nas batalhas de MCs e é conhecido pelo seu flow único e lírica contundente. Fundador do Coletivo Terrão Kombat e CEO da Pacto Mob.
- Efige: Rapper e compositor capixaba, Efige se destaca por sua busca constante pela evolução no Hip Hop e pela criação do selo DALAJESTUDIOS, que produz seus próprios singles e os de outros artistas.
- Jovens de Guarapari:
- Thaynara: Artista negra e versátil, Thaynara transita por diversos estilos musicais como blues, R&B, rap e funk. Além de cantora, também é atriz, pintora e autora do blog Guetothay, onde compartilha sua experiência como mulher negra.
- Liz Sgrancio: Cantora, compositora e produtora independente de 19 anos, Liz usa sua música para explorar suas experiências pessoais, criando uma conexão autêntica com o público.
- Potira: Artista indígena de Guarapari, Potira foca no rap para trazer críticas sociais e refletir sobre sua cultura, território e meio ambiente.
Projeto MAES TONS
O projeto MAES TONS promove uma leitura associada entre as artes visuais e outras manifestações culturais, como a cena musical. As exposições organizam narrativas em diferentes tons, muitas vezes marginalizadas ou não tão visíveis no campo da arte, expandindo os entendimentos sobre a cultura e suas diversidades. O projeto oferece experiências conectando o público com as expressões culturais locais.
Serviço:
MAES TONS – Edição CRJ
Data: 23 de novembro (sábado)
Horário: 16 às 19h30m
Local: Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), Auditório do MAES, Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória.
Entrada gratuita.
Programação:
CRJ Guarapari:
- Potira
- Thay
- Liz
CRJ Terra Vermelha:
- Vegano MC
- Elzóy
- Efige
CRJ São Pedro:
- Cypher São Pedro
- Jodizz
- Kael Santana
Encerramento:
- DJ Úrsula
- Afronta MC
MAES TONS Edição CRJ
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari