Search

Médicos do ES: o prazer de pertencer à Ames | Paulo Bonates | 21/11

Médicos do ES

Parecia uma festa no céu que comemorava um episódio: a inauguração, pela segunda vez, da biblioteca Luiz Buaiz que praticou a vida inteira o amor ao paciente e aos seus colegas.

Reproduzido pelo Don Oleari Portal de Notícias com autorização do nosso grande cronista, Paulo Bonates.

Paulo Bonates

paulo_bonates-6315625-2-1.jpg
paulo bonates

O baile de gala da atual equipe da Associação Médica do Espírito Santo (AMES) comemorava 100 anos da instituição. A biblioteca, que recebeu o nome de Luiz Buaiz, estava reformada, se bem que ainda não tinha livros.

Honrado com o convite para o baile de gala e atraído pela ideia, remeto minha lembrança aos anos anteriores, muitos anos, quando fui o editor-chefe do jornal e em seguida da Revista Ames.

Abro, em casa, o livro “Histórias e Memórias”, publicado em 2012, quando encerramos a edição das revistas no tempo em que Hélio Barroso era presidente da Associação.

Acho que nessas mal traçadas linhas devo contar uma história antiga em que a sede era instalada no mesmo lugar da atual, mas em um bangalô. No salão da casa, as fotos de todos os presidentes na parede, a partir do fundador.

Em agradecimento ao convite, resolvo agora escrever um pedacinho do que publiquei na época no livro. O editorialista, doutor João Luiz Carneiro, foi o responsável pela amarga e cuidadosa tarefa de escrever a Opinião da nossa entidade.


livro-bonates.jpg
21 de novembro de 2023
14 KBEntão.

Baseado no texto do livro histórico, já citado, reproduzo o que foi publicado exatamente na página 132. Digo na introdução que a Revista Ames é um encontro entre médicos de todas as gerações.

Quando o Conselho Editorial elabora uma pauta, corações e mentes apontam na direção de um ideal que busca manter o reconhecimento da profissão, o que em parte foi esquecido por poderes de aviltantes políticas públicas.

Foram alguns anos de reuniões semanais do Conselho Editorial, para discutir a pauta do número posterior. Nem todos os membros pensavam a mesma coisa como capa, mas na mesma direção.

Particularmente, preferia os textos de Carneiro, competência pura e muita inteligência, como editorial. Com eleições periódicas, a Ames seguia a mesma linha, a defesa do paciente.

Então.

Também frequentávamos o Clube de Campo, em Marechal Floriano, com diretor e casas de campo estilo montanhês. Anos dourados, certamente.

Nesta edição, do livro de 2012, reproduzimos o projeto número 38 de 63, considerando a instituição de utilidade pública, de autoria do então deputado Adalberto Simão Nader.

Houve um tempo em que éramos também cineastas. Sábado à tarde, projetávamos filmes da melhor qualidade para os associados e convidados amantes da sétima arte, além da turma de apoio como Cileide,Terezinha Calhau, e grande elenco. Saudades e agradecimento.

Então.

No “Histórias e Memórias” tem de um tudo sobre Médicos do ES e a história da instituição, sem desmerecer o lançamento da semana passada, sobre os, por assim dizer, 100 anos.

Cito aqui, então, quem foram os históricos doutores presidentes da Ames, que decerto, um dia, voltarão a ser quadro de honra na parede da sala de debates sobre medicina:

Archimino Mattos, Wilson Champoudry, Jair Andrade, João Carlos, José Moysés, Pedro Gualandi, João Luiz Carneiro, Dório Silva, Sérgio Ottoni, Celso Murad, Luiz Alberto Tavares, Abrantes Silva, Paulo Peçanha, Rafael Mussiello, Gerson Marino, Severino Dantas, Hélio Barroso, Antonio Carlos Resende.

Dorian Gray, meu cão vira-lata, tem faro para a verdadeira medicina.

Médicos do ES

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Vila Velha e Receita Federal abrem “Ponto de Atendimento Virtual” dia 27/11

Linhares sem água | Lucas Scaramussa critica resposta da Prefeitura à falta de água em Linhares | 21/1

Mulheres empreendedoras | Mais de 34% dos empreendedores brasileiros são mulheres, revela pesquisa do Sebrae

Empreendedorismo Feminino | Brasil tem mais de 10 milhões de empreendedoras: 49% das franquias são lideradas por mulheres

Senac-ES celebrou Dia da Consciência Negra em Linhares na tarde de sexta-feira | 20/11

 

https://www.agazeta.com.br/colunas/paulo-bonates/medicos-do-es-o-prazer-de-pertencer-a-ames-1123?utm_medium=share-site&utm_source=whatsapp

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

diagonal-coluna-do-oleari.png

– Por Renato Costa Neto


colatina-fumace.jpg
25 de fevereiro de 2024
16 KB

 

 

 

 

 

 

 

 

Programação taió, desta segunda até quarta-feira, dia 28

colatina-fum.jpg
25 de fevereiro de 2024
9 KB

 

 

 

 

 

Renato Costa Neto é Secretário de Comunicação da Prefeitura de Colatina, nossa terra.

(Por Dionimar Martinelli)


abril-festa-de-baixo-guandu.jpg
23 de fevereiro de 2024
10 KB

 

 

 

 

 

 

Vem aí a 89ª Festa de Emancipação Política de Baixo Guandu nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2024.

NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari | O Dionimar, da Comunicação da Prefeitura, lembra que toda a programação da festa será divulgada pela COLUNA AQUI BAIXO GUANDU | ES – Vale do Rio Doce, aqui no Don Oleari Portal de Notícias.

 

diagonal-coluna-do-oleari.png

 

 

 

Opaaaa…a coluna Varejo continua “de varejo”, mas passou a ser Diagonal. Depois conto esta historinha completa.

Foi reformulada. Agora, ocê compartilha nos ícones ao pé da nota. E naquele grampo do lado direito, ao lado do X do ex-tuíter, ocê copia o linki e compartilha dadondi quiser…

Além disso, agora clica no linki e abre na PÁGINA DA COLUNA com toooodaaaaasss as notas…Um projetim ducacete. Depois também, conto cumequi se chegou a este resultado e homenageio o profissional que o tornou possível.

O Editor Chefão está feliz por ter no seu entorno caras profissionais que encaram as paradas e aceitam desafios. Do jeitim que a gente gostcha muntchio (Don Oleari).

(Por Manoel Goes)

Tá tudo aí…Também tem LP – disco de vinil.


vilazinha-nova.jpg
23 de fevereiro de 2024
14 KB

Por Pedro Antonio de Souza,

academia-hom-fernando-achiame.jpg 22 de fevereiro de 2024 12 KB

Nosso conterrâneo Fernando Achiamé festejando seus tantos nesta quinta-feira, 22, recebe a homenagem da Academia Maria Antonieta Tatagiba, Artes, História e Letras.

Achiamé é Presidente de Honra da Academia. Como colatinense, junto meus votos – eletrônicos, infernéticos – ao do presidente Pedro Antonio de Souza, também brilhante colaborador do Don Oleari Portal de Notícias.

Clássicos do Cinema

Por Alda Luzia Pessoti –

alda-pessostti-cinema.jpg 22 de fevereiro de 2024 12 KB

 

Começa a temporada dos Clássicos do Cinema no Teatro Sesi do Jardim da Penha, zona norte de Vitória/ES.

Informações: 27- 3334-7323.

Próximos dias, damos programas por aqui.

 


messias-donato-impichiman-lula.jpg
21 de fevereiro de 2024
8 KB

 

Vai vendo!

Votos a mais que daquela uma, a DilmANTA.

 

Carregar mais DETALHES DO ANEXO ilha-das-caieiras-vitoria-ao-fundo-Moxuara-cariacica-outra-foto.jpg

 

Primitiva Ilha das Caieiras, Vitória/ES, tendo bem ao fundo o Moxuara, no vizinho município de Cariacica, na Grande Vitória.

“Fotogarfada” da página do Polo Gastronômico Ilha das Caieiras – https://www.facebook.com/Luceaz?comment_id=Y29tbWVudDozNzExODc2MTUyNDIyMjcxXzM4MjM0MTM1MTMxNjEzMQ%3D%3D

Por Alexsandro Eler |

 milton-melo.jpg 18 de fevereiro de 2024 8 KB

 

 

Milton Melo.

Velório e

sepultamento.

 milton-melo-outra.jpg 18 de fevereiro de 2024 12 KB

 rosa-do-deserto.jpg 14 de fevereiro de 2024 8 KB

 

 

 

 

Queimado fica a 20 km da cidade, em Baixo Guandu/ES.

É onde a Araujo Plantas cultiva suas variedades.

 rosa-do-deserto-2.jpg 14 de fevereiro de 2024 10 KB

A Rosany Araujo nos enviou várias.

Duas beeeleeeezaaaaas estão aí.

Conatos com Araujo Plantas aí, ó:

https://www.facebook.com/rosania.braun

Posts Relacionados