Ponto de Atendimento
A busca por serviços fiscais e cadastrais acaba de ganhar uma nova dimensão em Vila Velha/ES.
Coluna AQUI VILA VELHA | ES
Don Oleari
A criação do “Ponto de Atendimento Virtual” (PAV), fruto de uma inovadora parceria entre o município e a Receita Federal, vai oferecer um atendimento mais confortável aos cidadãos, proporcionando acesso online aos serviços do e-CAC e do portal da Receita Federal.
Localizado na Vila do Empreendedor, integrada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o PAV começará a atender aos contribuintes a partir de 27 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, no Subsolo “A“ do Boulevard Shopping.
Os serviços
Entre os serviços disponíveis, destacam-se: o cadastro, inscrição, alteração e regularização de CPF; emissão de comprovantes de Imposto de Renda; consulta e regularização de pendências fiscais, débitos e DARFs, dentre outros.
Simplificação
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, enfatiza que essa parceria visa modernizar os serviços públicos e simplificar procedimentos fiscais, proporcionando não apenas comodidade, mas também uma inclusão fiscal mais abrangente e eficaz para os cidadãos.
“Anteriormente, os serviços da Receita Federal eram centralizados na sede da Avenida Beira Mar, em Vitória, o que exigia os deslocamentos dos moradores de Vila Velha para a capital. Com a introdução do PAV, essa realidade muda, poupando tempo e recursos para os cidadãos”, disse o secretário.
Colodetti ressalta também que o PAV se integrará aos serviços já existentes na Vila do Empreendedor, possibilitando, por exemplo, que pessoas com dificuldades em regularizar o CPF tenham suporte para isso enquanto solicitam o Seguro-Desemprego.
“Além disso, para os Microempreendedores Individuais (MEIs), será possível emitir a segunda via do DARF vencido, algo que anteriormente demandava contato direto com a Receita Federal”, salientou ele.
Procedimentos
A diretora da Vila do Empreendedor, Danielle de Deus, esclarece que o PAV atenderá Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas.
Danielle diz que serão atendidas as isentas, as imunes, as tributáveis ou não tributáveis, como igrejas, associações e empresas optantes pelo Simples Nacional, além de Microempreendedores Individuais (MEIs).
Ela detalha que o acesso aos sistemas da Receita Federal não é direto na Vila do Empreendedor, mas por meio da digitalização dos documentos dos contribuintes e encaminhamentos eletrônicos, o que proporciona respostas num prazo de até três dias, via WhatsApp ou agendamento de retorno presencial.
“Essa parceria com a Receita Federal promete simplificar processos fiscais e tornar acessíveis uma gama de serviços para os cidadãos de Vila Velha, reforçando o compromisso da Prefeitura em proporcionar um atendimento mais ágil e eficiente para seus munícipes”, concluiu Danielle de Deus.
Resumão
Colodetti ressalta também que o PAV se integrará aos serviços já existentes na Vila do Empreendedor, possibilitando, por exemplo, que pessoas com dificuldades em regularizar o CPF tenham suporte para isso enquanto solicitam o Seguro-Desemprego.
Ponto de Atendimento
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Com informações de Claudio Figueiredo
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