Melhor do ES para investir
COLUNA AQUI VILA VELHA | GRANDE VITÓRIA/ES
Don Oleari
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, participaram da abertura do V Congresso Nacional das Juntas Comerciais (CONAJ), realizada em Vitória nesta quarta-feira, 27.
O congresso reúne lideranças para debater a simplificação do registro empresarial, o incentivo ao empreendedorismo e o fomento à economia até esta sexta-feira, 29 de novembro.
“Ranking dos Municípios”
Durante a cerimônia, o presidente da Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees), Paulo Menegueli, anunciou o lançamento do “Ranking dos Municípios”, ferramenta criada no Portal Simplifica-ES.
Segundo Menegueli, o ranking mostrará os municípios com os melhores indicadores no processo de registro e legalização de empresas.
“Os dados estarão disponíveis em gráficos, permitindo consultas por mês, ano, região ou indicador, o que trará um panorama atualizado do ambiente de negócios em cada cidade”, explicou.
A ferramenta também contará com painéis de “Business Intelligence”, exibindo em tempo real dados como o tempo médio para emissão de documentos (consulta prévia, alvarás e licenças ambientais) e índices percentuais acompanhados de metas.
O objetivo é monitorar e melhorar o desempenho dos municípios nos processos de abertura de novos negócios.
Destaque de Vila Velha
No contexto do empreendedorismo, Vila Velha é referência estadual e nacional, conforme destaca o prefeito de Vila Velha:
“Dentro desse contexto, Vila Velha se destaca por ser o município com melhor ambiente de negócios e com maior número de empresas abertas no Estado e também por ser o melhor município do ES para se empreender – e a 29ª do Brasil, conforme a Escola Nacional de Administração Pública (Enap)”, afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.
Ele ressaltou também que, segundo o Centro de Liderança Pública (CLP), Vila Velha é o terceiro município do país com menor tempo para abertura de empresas e a 11ª em cultura empreendedora.
Avanços em Desburocratização
Vila Velha lidera iniciativas de desburocratização no Espírito Santo, simplificando processos administrativos, digitalizando serviços e modernizando a legislação.
“Nossa gestão inovou ao permitir a liberação antecipada do licenciamento ambiental para mais de 700 atividades econômicas de baixo risco. Isso agilizou significativamente a abertura de novas empresas e atraiu o maior volume de investimentos públicos e privados de nossa história”, destacou Arnaldinho.
Ele acrescentou que essa estratégia veio acompanhada de fiscalização rigorosa, conforme previsto em lei. O resultado?
Vila Velha alcançou o 1º lugar no ranking de empresas ativas na Grande Vitória, com 71.449 empresas em pleno funcionamento, consolidando o município como um polo econômico.
Recorde na Geração de Empregos
Os avanços também refletem na geração de empregos. Em janeiro de 2024, Vila Velha registrou um estoque recorde de 112.932 trabalhadores ativos, o maior número desde a implementação do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
“Esses resultados evidenciam o novo ciclo virtuoso de desenvolvimento social e econômico que estamos vivendo em Vila Velha. Seguiremos trabalhando para manter o município na vanguarda do empreendedorismo no Espírito Santo e no Brasil”, concluiu o prefeito.
Melhor do ES para investir
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
Com Cláudio Figueiredo
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –