Mulher na política
Mulher na política é um marco e um avanço nas questões da diversidade e da valorização feminina, que é um dos dogmas do Don Oleari Portal de Notícias.
NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari | “Todas as mulheres do mundo” é uma referência a um célebre filme brasileiro do cineasta Domingos de Oliveira. Veja no balãozim lá no final (Don Oleri).
ESPECIAL | TODAS AS MULHERES DO MUNDO
COLUNA PANO DE FUNDO \ POLÍTICA \ BASTIDORES
EDILSON LUCAS DO AMARAL
Após as devidas diplomações dos vereadores eleitos em todo o Espírito Santo, um marco histórico chamou a atenção.
A ascensão de uma representatividade feminina jamais vista na Câmara Municipal de Vitória e, ousamos dizer, em quase todos os municípios do ES.
Pela primeira vez, o Legislativo da capital do ES contará com três mulheres em sua composição:
Mara Maroca, legítima representante da Grande São Pedro, cuja voz ecoa as demandas de uma comunidade resiliente;
Mara Maroca: Voz e representatividade da Grande São Pedro em Vitória/ES
Karla Coser, herdeira de um legado político, filha do deputado João Coser, evidenciando que o PT, mesmo combatendo as oligarquias, também se reinventa em seus quadros;
Ana Paula Rocha, do PSOL, substituindo Camila Valadão e despontando como a surpresa da eleição.
Este feito quebra barreiras históricas. Desde 1982, quando Etta Ferro de Assis e Beth Ozório se tornaram as primeiras mulheres a ocupar vagas na Câmara entre 21 vereadores, a representatividade feminina sempre foi escassa.
Em outras legislaturas, por cinco mandatos, a vereadora Neusinha Oliveira ficou por 20 anos vereadora, única representante das mulheres naquele período.
Décadas depois, apenas Karla Coser e Camila Valadão marcaram presença, em mandatos que abriram portas e expandiram debates. Hoje, Vitória alcança um feito inédito: três vereadoras eleitas para a mesma legislatura.
Essa vitória transcende números. É um símbolo de que a cidade se politizou, ampliando o olhar para uma representatividade mais plural e justa.
Espera-se, com isso, uma legislatura mais igualitária, onde vozes femininas possam questionar, debater e desconstruir comportamentos enraizados em uma política historicamente dominada por homens.
Como nos versos de Chico Buarque, que ecoam a subversão e a celebração da transformação:
“Não existe pecado do lado de baixo do Equador
Vamos fazer um pecado rasgado, suado, a todo vapor…”
É um convite à ousadia, à inovação, à quebra de paradigmas. Que essa nova configuração legislativa seja um riacho de amor à democracia, fluindo com força e frescor, construindo uma Vitória mais justa, inclusiva e promissora.
O que nos move é a esperança de boas novas para a cidade-município-capital.
Que cada voz, cada proposta, cada debate nasça de um desejo genuíno de transformar, honrando aqueles que depositaram sua confiança nas urnas.
Que essa Vitória não seja apenas a da capital do Espírito Santo, mas também um farol de avanços e representatividade para todo o Brasil.
Mulher na política
Domingos Oliveira, cineasta. Veja aí a ótima história dele.
https://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-149140/biografia/
Paulo Bonates | Vida e morte e coisa e tal
Poesia | Poemas de Paulo Soares Nazareth: O Natal de Jesus | Itaperuna, Minha terra
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari