Navio da chinesa BYD
5,5 mil carros originários da China desembarcam no Portocel

COLUNA AQUI ARACRUZ | Norte do ES
CUNHA JR
O navio Explorer Nº 1, da fabricante chinesa BYD, está prestes a atracar no Porto de Portocel, em Aracruz, nos próximos dias, com previsão para sexta-feira (28), véspera de Carnaval.
Essa operação representa um dos maiores desembarques de veículos já realizados na região, com a chegada de cerca de 5,5 mil carros originários da China.
Esta é a segunda vez que o Explorer Nº 1 visita o Brasil, sendo que sua primeira parada ocorreu em maio do ano passado, no Porto de Suape, em Pernambuco.
O navio faz parte de um projeto maior da BYD, que prevê a criação de uma frota de oito embarcações para otimizar suas exportações.
Com capacidade para transportar até 7 mil carros de passeio, o Explorer Nº 1 é um navio do tipo ro-ro (roll-on/roll-off), especializado no transporte de cargas sobre rodas.
A operação de desembarque está sendo coordenada pela Comexport, uma das principais empresas de comércio internacional do Brasil, que tem uma forte atuação no Espírito Santo, o maior ponto de entrada de veículos importados no país.
ARSP apresenta resultados do trabalho de fiscalização no Verão em Aracruz
A Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), por meio da Gerência de Água e Esgoto (GAE), realizou a fiscalização da qualidade da água abastecida na região litorânea.
A operação de monitoramento no Verão de 2025 abrangeu os municípios de Anchieta, Aracruz, Conceição da Barra e Guarapari.
O diretor de Saneamento Básico, Mamoru Komatsu, destacou que o objetivo da ação é assegurar a qualidade do serviço prestado à população durante a alta temporada.
“Este é um período do ano em que a demanda aumenta consideravelmente devido ao turismo litorâneo do Estado”, enfatizou.
Resultado
A gerente de Água e Esgoto da ARSP, Krishna Daher, explicou como foi realizada a fiscalização da qualidade da água em diferentes etapas: bruta, tratada (saída da estação de tratamento) e distribuída.
“A equipe avaliou o serviço prestado e fez algumas recomendações para aprimorar ainda mais a qualidade da água fornecida à população.
Essas recomendações foram encaminhadas à Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) para as devidas providências”, disse.
Zumba na Comunidade: Projeto gratuito vem se destacando no Morobá, em Aracruz 
O projeto Zumba na Comunidade iniciou suas atividades no bairro Morobá, em Aracruz, e tem se destacado em todo o município devido ao grande número de participantes, que não para de crescer.
As aulas acontecem todas as segundas-feiras, às 19h, na quadra do bairro Morobá, com a orientação do instrutor Magno Gomes.
Este projeto é gratuito, sendo financiado pela AMBM (Associação de Moradores do Bairro Morobá), por meio de apoiadores e doações, e conta com uma média de quase 100 alunos por aula.
O presidente da comunidade, Vaguim, e o vice-presidente, Cecéu, enfatizam a importância do projeto para a região, pois, além de incentivar a prática de atividades físicas e promover saúde, também valoriza o bairro.
A ZUMBA é uma atividade esportiva realizada ao ritmo de músicas latinas, combinando exercícios aeróbicos e dança.
Suzano leva artesãs à maior feira de decoração da América Latina
Reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento social, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos derivados do eucalipto, levou duas artesãs de projetos sociais capixabas para participar da 14ª edição da ABCasa Fair 2025.
Elas apresentaram peças da Coleção “BROTAR”, lançada em novembro do ano passado e inspirada na recuperação do “Mangue Morto” em 2016 e no congo de Aracruz.
Realizada de 9 a 12 de fevereiro, a ABCasa Fair é a maior feira da América Latina no setor de decoração e utilidades domésticas.
O evento proporcionou maior visibilidade e novas oportunidades de comercialização para essas profissionais apoiadas pela empresa.
As artesãs são do Instituto Nós, Mulheres e da Associação Artebovis, instituições atendidas pelo programa SementES Capixabas, uma parceria entre o Sebrae/ES e a Suzano.
O programa visa capacitar e gerar oportunidades para a população de baixa renda do Espírito Santo, por meio do empreendedorismo.
Navio da chinesa BYD
Instagram do Don Oleari Portal de Notícias
https://www.instagram.com/donolearinoticias/
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare –
Alemanha | Merz leva mas só governa se fizer aliança | Extrema direita cresce na parte ex-Oriental
Cariacica | VIII Edital da Lei João Bananeira | Secretaria de Cultura divulga resultados
Furto de energia elétrica: Distribuidora de bebidas em Cariacica-ES é flagrada praticando a fraude