Quem somos[email protected]

Search

Nossa dama Dona Luiza Grimaldi | Você matou aula e não sabe que a Capitania do ES teve uma Donatária

Nossa dama Dona Luiza

23 de maio de 1535 | Quando tudo começou no Spiritu Sanctus

ARTIGO |

goes-escultor-hipolito-bernadete-goes.jpg23 de maio de 2024 27 KB
escultor hipolito, bernadete lyra e o autor

Manoel Goes Neto

Inicio reverenciando a grande escritora, acadêmica imortal, mestra e doutora Bernadette Lyra.

Ela afirma que ao escrever sobre a Capitoa Donatária da Capitania do Espirito Santo Luísa Grinalda (ou Grimaldi), quis também refletir sobre a vida das mulheres daqueles tempos.

 goes-capa-a-capitoa.jpg 23 de maio de 2024 27 KB“A vida de uma mulher é feita de três vidas: aquela que se diz que ela teve; aquela que ela bem poderia ter tido; aquela que ela teve de fato e não será jamais reconhecida”, afirma a escritora em sua obra A Capitoa, sobre como, com certeza, se deu a vida da nossa Donatária.

O romance “A Capitoa”, de Bernadette Lyra, trata de Dona Luísa Grinalda, Grimaldi ou Grinaldi, uma das primeiras mulheres a comandar um território brasileiro no Século XVI.

A autora resgata a história da viúva de Vasco Fernandes Coutinho Filho.

Ao pesquisar e decidir escrever esse romance, Bernadette Lyra decide falar sobre uma mulher que representasse outras, esquecidas pela história da humanidade. Nos anais quinhentistas não há quase nada sobre ela.

Não se sabe nem ao certo o seu sobrenome. E de seus amores, sofrimentos, desejos, alegrias, tristezas, nada se conhece.

Em seu tempo de mandato conviveu com o Padre José de Anchieta, que estava aqui, em terras da Capitania do Espírito Santo, quando o marido Vasco Fernandes Coutinho Filho faleceu.

Consta que o Padre Anchieta tinha grande amizade e respeito por ela, e tudo fez para mantê-la no cargo à frente do governo da Capitania do Espirito Santo.

Dona Luísa foi convocada na beatificação do Padre Anchieta para dar o seu depoimento acerca dos milagres do padre. Era Dona Luísa uma senhora de muitas virtudes, temente a Deus e aos Santos.

Dentre seus feitos importantes, registra a história, a vitória memorável sobre o corsário inglês Thomas Cavendish, que tentara tomar a Capitania do Espirito Santo.

A doação aos franciscanos da Montanha da Penha, que na época tinha apenas duas palmeiras imperiais e uma pequena ermida, também foi realizada por Dona Luísa,

Foi o que se transformou no nosso hoje Convento de Nossa Senhora da Penha, símbolo maior da religiosidade católica do nosso Estado.

 goes-escultura-de-luisa-grimaldi.jpg 23 de maio de 2024 51 KBNossa dama Dona Luiza

Terminado o seu mandato em 1593, voltou a Portugal, onde se consagrou ao Serviço de Deus com o nome de “Soror Luísa das Chagas”, tornando-se freira, irmã de caridade, mulher recolhida, como se dizia na época.

As viúvas tinham permissão para entrar numa ordem religiosa feminina. Faleceu aos 85 anos no Convento do Paraíso, das Dominicanas, em Évora Portugal, em 1626.

Mas se a vida de Dona Luísa é ainda um enigma, como de resto a vida de tantas mulheres esquecidas pela história, nada nos impede que se a perpetue em uma estátua.

E que estendamos nossas homenagens à obra brilhantemente concebida pelo escultor de raro talento Hippólito Alves, filho da cidade de Anchieta, litoral sul do ES, e à nossa Capitoa Bernadete Lyra.

Nossa dama Dona Luiza foi resgatada por Hippólito e Bernadete em duas obras memoráveis.

E que nem a falta de dados e os esquecimentos históricos  possam impedir que o nome da Nossa dama Dona Luiza,uma especial mulher, atravesse o tempo e volte a brilhar no solo da Prainha de Vila Velha/ES, nesses 489 anos de fundação, terra onde viveu, muito amou e se dedicou.

E que os espírito-santenses conheçam mais as nossas origens, a nossa rica história (Manoel Goes Neto).

Manoel Goes Neto – escritor, produtor cultural e diretor no IHGES

Nossa dama Dona Luiza

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Manoel Goes Neto | Um Donatário sem Túmulo

Terceira Via | deputado Mazinho dos Anjos é escolhido porta-voz do grupo de 6 partidos que buscam a 3a. Via para Vitória

Linhares | Espírito Summit promove Inovação e empreendedorismo | Delegação paralímpica do ES “fatura” 21 medalhas

Copa do Brasil | Fla avança mas estrela do time machuca feio | Bota e Vitória, vatapá frio! Flu treina contra Sampaio Correia

Stella Li, a manda chuva da BYD, tira o sono de Elon Musk ao superar a Tesla em fabricação e venda de carros elétricos

Sportotal | Vasco sofre mas elimina Fortaleza em jogo com 9 gols

José Matheus, de Coqueiral, Aracruz/ES, conquista 2 medalhas de ouro em jiu-jitsu no Baton Rouge Open, em Louisiana, EUA

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.