Quem somos[email protected]

Search

Tania Calazans | Oá Galeria segue com exposição de Mariannita Luzzati até dia 26 de abril

oá galeria

Oá Galeria

Exposições

ARTES PLÁSTICAS | 

Tania-Calazans-nova-recortada-1.jpg 24 de janeiro de 2024 18 KB 300 por 431 píxeis
tania calazans

Tania Calazans

Um dos bairros mais bucólicos da ilha, a Praia do suá, tem surpreendido a todos pelas suas mostras de arte.

Para se ter uma ideia, duas importantes galerias do Espírito Santo ali situadas inauguraram ainda no verão exposições de grande relevância, dada a qualidade ímpar das obras apresentadas. São a Oá Galeria com Mariannita Luzzati e a Mokiti Okada, com Claudia Ladeira.

Na “oá galeria”, o calendário 2024 teve início com “um dia” – exposição individual da artista Mariannita Luzzati. A curadoria é da própria artista “em diálogo com a galerista Thais Hilal e reúne obras da produção recente da pintora,  que vive e “trabalha entre São Paulo e Londres.”

Carregar mais DETALHES DO ANEXO a-exposicao-um-dia.jpg 2 de abril de 2024 21 KB 500 por 494 píxeisSobre o “vasto espaço pictórico das paisagens abstratas de Mariannita Luzzati”, “Um dia” desponta como presságio para novos acontecimentos nas artes visuais em Vitória, escreveu Elaine Pinheiro, produtora cultural da Oá.

Radicada na Inglaterra há mais de vinte anos, a artista trabalha com luzes, sombras, formas abstratas e tons de cores neutras e frias, em sua maioria. Suas obras geralmente são criadas a partir de imagens fotográficas e da desconstrução dessas próprias imagens. Os desenhos surgem como referências para as pinturas.”

(…), a artista atingiu o domínio de mostrar a obra sem evidenciar o trabalho – “não existem imposições ideológicas nessas ‘paisagens’, nem narrativas, pois o que ela nos devolve é pintura.”, cita Paula Terra-Neale, historiadora da arte, pesquisadora e curadora independente que assina o texto crítico para a exposição.

mariannita-luzzati-e1712087552727.jpg 2 de abril de 2024 20 KBMariannita luzzati e suas obras na Oá

Fotos: cacá lima

As obras de Mariannita evidenciam os limites da própria pintura enquanto objeto matérico, mesmo que essencialmente encerrem em si um aspecto imaterial.

De acordo com suas definições, “as formas, nesta obra, não se definem através de linhas, nem de contornos rígidos, e nem são nos dadas de imediato”

“… Elas surgem na intensidade dos contrastes e vibrações luminosas que se propagam nos pigmentos e nos demandam um tempo para sua apreciação. A forma está apenas a um passo de se diluir completamente no espaço pictórico. Esses ‘corpos’ são presenças singulares, silhuetas humanas em estado permanente de aparição.”

A análise crítica prossegue fazendo menção direta à artista:

“Em suas próprias palavras, essas imagens sugerem que o espectador contemple e reflita sobre o vazio e o silêncio, que é hoje a nossa maior necessidade. Percebemos esse convite como uma delicadeza. Estaria Mariannita nos convidando a um verdadeiro encontro meditativo com a obra para vivenciarmos o silêncio essencial da pintura?”

tania calazans com a galerista e proprietária da oá, thais hilal.   Foto: cacá lima

oa-galeria.jpg 2 de abril de 2024 35 KBA Oá galeria

Inaugurada em 2007 pela galerista Thais Hilal (na foto de capa com esta colunista), a Oá surgiu motivada pelo desejo de valorizar, difundir e contribuir com a construção de um olhar sensível para a arte, propostas e linguagens (Tania Calazans).

Tania Calazans é artista plástica

Serviço

Visitação: até 26 de abril de 2024

Segunda a sexta (exceto feriados), das 10 às 19h30m

Av. César hilal, 1180 – loja 9 – praia do suá – vitória/es

27 99944-5001

E-mail: [email protected]

Instagram: @oagaleria

Oá Galeria

Edição, Don Oleari – [email protected] –

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https:/

/twitter.com/donoleari

Desafios das mulheres no mercado de trabalho: Pesquisa Infojobs 2024

Projeto Esporte Futuro terá renda de camisas autografadas por Rivaldo e Ronaldo

Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, vem dia 1º a Vitória para lançamento de Luiz Paulo Vellozo Lucas pré-candidato a prefeito

Jornalista Antonina Favorskaya que fez últimas imagens do oposicionista Alexei Navalny é presa na Rússia

Anilson Ferreira | Flamengo pode encomendar a faixa?

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.