Quem somos[email protected]

Search

Orlas de Vitória na boa: da Ilha das Caieiras – Grande São Pedro – e Canal de Camburi, Praia do Canto

Orlas de Vitória

Orlas de Vitória

COLUNA

AQUI VITÓRIA | Capital/ES

Don-Oleari.jpeg 20 de novembro de 2023 20 KB
Don Oleari

Don Oleari

Nosso colaborador Ruy Dias de Souza me mandou o vídeo abaixo, com um textim do prefeito Lorenzo Pazolini, que mostro na íntegra.

Taió:

“Iniciando a semana com uma boa dica! A novidade é que as obras estão em ritmo acelerado e, muito em breve, vocês conhecerão uma Grande São Pedro totalmente transformada”.

Diz mais Pazolini:

“Além de valorizar a paisagem urbana e natural, a requalificação da Orla Noroeste destacará a vocação cultural, artística e gastronômica da região, atraindo turistas e visitantes e gerando renda para a população.

Parte do programa “Vitória de Frente para o Mar”, o investimento visa valorizar um ponto turístico da capital do Espírito Santo – #VitóriadoTurismo.”

Até aí o texto foi do prefeito.

A partir daqui é do Editor Chefão, Don Oleari.

Conhecemos a Ilha das Caieiras há 800 anos. Desde que fui Assessor de Imprensa de um grande prefeito de Vitória chamado Carlito Von Schilgen, acompanho o passo a passo e o crescimento do primitivo recanto.

carlito-von-schilgen-12-e1711299443559.jpg8 de outubro de 2021 44 KB
carlito von schilgen

Lembro que Carlito fez várias reuniões com a comunidade na Ilha das Caieiras pra tratar de um tema em que ele foi pioneiro na capital: dar títulos de posse a todos os ocupantes da histórica ilha.

De pior, também vi velhas raposas políticas – dessas que apreciam dividir o dos outros ou o de ninguém com possíveis eleitores – promoverem a grande invasão do que se chama hoje a Grande São Pedro.

De vereador a deputado e líder comunitário, dava de tudo.

Mas se eu for acusado por ter escrito esta linha acima, certamente vou dizer que estava bêbado niquiqui escreví.

À Ilha das Caieiras, eu e Lena Mara levamos muitos visitantes ilustres, jornalistas de São Paulo e estrangeiros, executivos de grandes grupos – ela, quando Gerente de Comunicação do Bandes – e segue a trilha.

E não posso deixar de registrar que outro “herói” da Ilha das Caieiras foi o grande especialista em Cidades Luiz Paulo Vellozo Lucas, salvo engano meu, ainda no primeiro período do prefeito Paulo Hartung.

Luiz Paulo deu uma “levantada” na comunidade da Ilha das Caieiras: formulou programas para institucionalizar a primária Cooperativa das Desfiadeiras de Siri, criou incentivos e financiamentos, planejou o primeiro pier da Ilha e bombou a vida de restaurantes do pedaço.

Aí, neguim – neguim,branquelim, pardim, mulatim, amarelim – passou a frequentar a Ilha das Caieiras, chegando lá de barco ou de jetski.

Veio o João Coser, que deu a mínima pra Ilha. Lembro-me de que logo no comecim do João prefeito, eu ter reclamado com amigos que tenho no PT – tenho amigos em todos os credos, até são-paulinos e vascainos kkk – de que nas ruas da Ilha havia pequenas montanhas de lixo acumulado. Alguém deu jeito. Mas foi só.

Declínio

A Ilha das Caieiras experimentou um período de declínio geral. Incluindo butecos dusbão que foram substituindo bons petiscos e bons pratos por tipo “perfumaria”, coisas de segunda ou terceira qualidade.

canal-de-camburi-projeto-orla.jpg 24 de março de 2024 37 KBAté a icônica Torta Capixaba, tadinha, virou vítima desse declínio. Aos desavisados, desinformados e desconhecedores, passaram a servir uma suposta “torta capixaba” de merluza congelada com palmito – exagerando um tiquim pra dizer quiu  trem lá ficou feio.

Nova fase

Esse vídeo aí, enviado pelo prezado Ruy Dias de Souza, me renovou o ânimo. E me lembrei do outro projeto, o do Canal de Camburi, na extensão da Praia do Canto ao bairro Santa Luiza, na Ponte da Passagem, cujo projeto vi outro dia através do pessoal da Associação de Moradores da Praia do Canto.

Beira Mar

projeto-nova-beira-mar-1552050-article.jpg 24 de março de 2024 37 KBAlém do projeto que contempla obras das boas na Avenida Beira Mar – que os assessores de imprensa se esquecem que deve ser grafada também como Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, salvo engano meu de marechal.

No caso, devem supor que Mar no Beira Mar deve ser “marechal”…na intimidade.

Sem favor algum, são projetos à altura do que que merece a capital, Vitória, cercada de água por todos os lados. Não conheço o prefeito e da PMV, algum contato e atenção temos tido dos Assessores de Imprensa Matheus Thebaldi e Fabrício Faustini, que tentam encaminhar algumas demandas.

Algumas, sem sucesso, na verdade. Eles repassam, mas chega lá na frente a coisa desanda.

De qualquer maneira, como desenvolvimentista, como peão morador da área, e como profissional que sempre defendeu o crescimento que contemple a todas as camadas da população, só posso saudar autores e executores de tantos projetos saudáveis e promissores.

O Don Oleari Portal de Noticias, quié fanático por boas noticias boas, cumprimenta o prefeito Lorenzo Pazolini e seu time por implementar projetos desse porte, que seu Editor Chefão certamente também implementaria se fosse o Alcaide Municipal (Don Oleari).

Obésse:

A secretária de redação, Mari Juana, acaba de me repassar a seguinte anotação: – o projeto completo contorna a borda da Ilha de Vitória, do Parque Tancredão ao Bairro Jabour.

Tem uma extensão de 15,5 km de orla urbanizada. A área de influência do projeto completo pega 25 bairros com cerca de 90 mil habitantes.

Orlas de Vitória

Edição, Don Oleari – [email protected]

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

EDP reforça equipes para atender ocorrências causadas pelas chuvas no sul do ES de sexta para sábado  ]

Anilson Ferreira | Primeira regata do ano será dia 7 de abril no circuito tradicional em frente ao Penedo na baía de Vitória/ES]

Luiz Felipe Bazzo | Fechamento de mercado: a bolsa, o dólar

Bandes participa da 1ª Feira Agro e Floresta neste sábado (23) no Poliesportivo Alegre, Sul do ES

EDP reforça equipes para atender ocorrências causadas pelas chuvas no sul do ES de sexta para sábado  

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados