Feira Agro e Floresta
Participação do Bandes na Feira Agro e Floresta deve ampliar oportunidades para produtores rurais.
Redação: Don Oleari PN
O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participa neste sábado (23) da “1ª Feira Agro + Floresta Capixaba: Semeando Inovação e Sustentabilidade”, no Ginásio Poliesportivo, em Alegre, Sul do ES
A feira promove o encontro de produtores, empreendedores e apoiadores do setor rural para uma programação completa de painéis e palestras voltados para a capacitação de profissionais, o fortalecimento da cadeia de restauração florestal.
A sustentabilidade é um dos principais compromissos do Bandes ao apoiar projetos de desenvolvimento inovador e sustentável da economia.
O Programa Reflorestar resulta da integração de programas de recuperação da Mata Atlântica em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).
O banco de fomento à economia recebe, intermedia e aplica recursos na restauração de fontes de água e na conservação e recuperação da cobertura florestal.
A diretora Operacional do Bandes, Gabriela Vichi, que estará na feira, fala sobre o trabalho do banco no Programa Reflorestar.
“A gestão do Bandes no Programa Reflorestar faz parte do nosso compromisso com as práticas socioambientais sustentáveis”, oferecendo produtos e serviços à comunidade. Promover e apoiar projetos de preservação da biodiversidade aproxima o Bandes de produtores e empreendedores rurais”, destacou Gabriela Vichi.
Programa Reflorestar
O Programa Reflorestar do Governo do Espírito Santo tem como objetivo promover a restauração de nascentes e fontes de água por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal.
O Bandes é o agente técnico e financeiro do Programa, cuja meta é viabilizar 700 novos projetos até abril de 2024, representando a contratação de aumento e/ou manutenção de cobertura florestal de aproximadamente 2,9 mil hectares.
Quem pode participar?
Proprietário de área rural, comodatários, arrendatários, meeiros e parceiros, que possam destinar parte de suas terras à recuperação florestal.
Benefícios do programa
Entre os benefícios aos participantes, estão o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em reconhecimento aos benefícios gerados pela floresta nativa conservada ou em recuperação; e o apoio financeiro, na forma de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), para auxiliar na aquisição de insumos (mudas, material para cercamento, adubo e outros) necessários para o plantio de novas áreas.
Feira Agro e Floresta
Edição, Don Oleari – [email protected] – http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Com informações de Thaíssa Lannes