Projeto Prainha Vive
Coluna AQUI VILA VELHA | ES
Don Oleari
Música e cultura negra em debate neste domingo na Prainha, Vila Velha/ES.
Projeto Prainha Vive abre a última edição do ano na Prainha, Vila Velha/ES, na praça Otávio Araújo – a praça da banca de jornais – com um debate sobre música, cultura negra, africanidade e afins, a partir das 9h30m.
O tema geral do debate será “A Viagem da Canção Sem Fronteiras: Diáspora Africana e Música Contemporânea”, sobre a influência da cultura na música atual.
Os participantes são Beto Kastanha, professor, capoeirista e percussionista; Mônica Dantas, engenheira e produtora cultural; e Luiz Eduardo Neves, jornalista, pesquisador e produtor cultural.
O mediador do debate será o produtor cultural, pesquisador da africanidade, escritor e palestrante Manoel Goes.
O coordenador da mesa, Rafael Harduim, fala sobre o bom momento para se pensar as ancestralidades:
“É um bom momento para essa reflexão e diálogo, essenciais em um mundo cada vez mais conectado pelas tecnologias. Considero importante promover a conscientização e envolver a comunidade em um tema tão sensível e de fortalecimento dos laços culturais da nossa ancestralidade”
O pesquisador e produtor cultural Manoel Goes exalta a música como elemento de posicionamento diante das diversidades e adversidades:
“Devemos entender a música, sua origem, sua mensagem, e não a classificar. Nesse sentido, é importante para nós, enquanto brasileiros e latino-americanos, destacar a diáspora africana. A música, antes de tudo, exige posicionamento político e social para que as suas vivências impactem os sentidos dos ouvintes. Exige criatividade e sensibilidade para que as suas memórias e individualidades sejam expostas, pois é preciso ter coragem para criar mudanças antirracistas em um país historicamente violento.”
Depois do debate, haverá uma programação musical com novos talentos da música do ES mais apresentações das bandas Samba Soul e Clube Big Beatles.
Serviço
Debate: “A Viagem da Canção Sem Fronteiras: Diáspora Africana e Música Contemporânea”
Data: 17/12, domingo
Realização: Harduim Produções
Apoio: Programa de Co-investimento Fundo a Fundo da Secretaria de Cultura do governo do ES e Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Gratuito até às 21 horas.
Contatos:
Manoel Goes – 27 – 99932.3742
Luiz Eduardo Neves – 27 – 99880.0935
Diego Coutinho – 27 – 99286.6515
Projeto Prainha Vive
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Enviado por Manoela Bandeira
Será que dá? Pazolini: do gabinete para os becos, ruas e avenidas | 12/12
Pai nosso: a oração comunitária de todas as gentes | 11/12
Vila Velha para o futuro: plano de desenvolvimento pensado para os próximos 12 anos | 10/12