Quem somos[email protected]

Search

Vila Velha para o futuro: plano de desenvolvimento pensado para os próximos 12 anos | 10/12

Vila Velha para o futuro
don-oleari-novo-don-corleone-1-202x300-1-e1694976284806-150x150-1.jpg 11 de outubro de 2023 8 KB
don oleari

Vila Velha para o futuro

Não dá para retroceder aos tempos dos “alcaides” das velhas aldeias. Gestores de hoje, sob o comando de Arnaldinho Borgo, pensam numa Vila Velha para o futuro e projetam para daqui a 12 anos.

Coluna AQUI VILA VELHA | ES

Don Oleari

NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari |

Por isso mesmo, os índices animadores mostram que gerenciar bem o município é bom para a administração, é melhor ainda para a população e é um modelo para o Brasil, que não começa em Brasília.

a-de-vila-velha-foto-velha-1.jpg 9 de dezembro de 2023 30 KB
praia da costa – época dos alcaides, prefeitos de aldeia

Começa aqui, em cada município. Arnaldinho demonstra que sabe administrar administradores competentes. Olhando pra a frente e anotando que Vila Velha não é só o centenário Convento da Penha. Guardados e preservados nossos monumentos com reverência e referência para contracenar com o futuro que está sendo construido agora (Don Oleari).

O plano de desenvolvimento econômico do município de Vila Velha a longo prazo nasce com uma pergunta: em que Vila Velha você, cidadão, investidor, turista, gostaria de viver, investir e visitar daqui a 12 anos, quando Vila Velha, a mais antiga povoação do Espírito Santo completará 500 anos?

A gestão municipal está indo além, pensando em como tornar a administração mais ágil para alcançar esse objetivo. Por isso, na quarta-feira (6) a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha oficializou a contratação de dois planos de gestão, que serão desenvolvidos pela Fundação Dom Cabral.

A Fundação apresenta a metodologia para construção de dois dos principais projetos de desenvolvimento econômico para os próximos anos: “Vila Velha Ágil” e o Plano de Desenvolvimento Econômico “Vila Velha 500 Anos”.

A Fundação Dom Cabral é a primeira Escola de Educação Executiva da América Latina por 15 anos seguidos e a segunda melhor escola de negócios do mundo, segundo o ranking “Financial Times 2023”.

 arnaldinho-com-fundacao-cab-ral-1-e1702149925693.jpg 9 de dezembro de 2023 52 KBA formalização deste trabalho da Fundação Dom Cabral, entidade responsável pela implementação de ambos os projetos, aconteceu no dia 28 de setembro, em Belo Horizonte , foto, (MG), onde se localiza a sede da instituição.

A reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico contou com a participação do prefeito Arnaldinho Borgo, que recebeu o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico do ES, Ricardo Ferraço, os secretários municipais Everaldo Colodetti (Desenvolvimento Econômico), Adriana Peixoto Miguel (Desenvolvimento Urbano e Mobilidade), Ricardo Klippel (Meio Ambiente), Adinalva Prates (Finan

joel-rangel-1.jpg
joel rangel

ças), Otávio Postay (Controle e Transparência), Raphael do Nascimento (Serviços Urbanos) e Roberto Patrício Júnior (Cultura e Turismo).

O prefeito Arnaldinho recebeu também o vereador Joel Rangel, seu líder na Câmara Municipal de Vila Velha/ES.

Presentes também representantes do Sebrae-ES, Assevila, Sincades, Sinsdipães, Universidade de Vila Velha, Instituto Jones dos Santos Neves e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Vila Velha Ágil

O programa Vila Velha Ágil tem como objetivo identificar os principais gargalos das secretarias da Prefeitura de Vila Velha, para a promoção de um ambiente de negócios mais eficiente e atrativo.

Esse novo ambiente tornará a cidade mais competitiva e na visão do prefeito Arnaldinho Borgo, mais focado em organização administrativa, jurídica, desempenho e resultados.

“Inicialmente, queremos delinear os desafios e as soluções capazes de tornar os se

vv-arnaldinho.jpg 11 de dezembro de 2023 15 KB
prefeito arnaldinho borgo

rviços públicos e os processos administrativos mais ágeis e eficazes, em nosso município. Em seguida, um processo contínuo de aprimoramento será implementado, visando fortalecer ainda mais os arranjos produtivos locais – como o turismo, as atividades portuárias, operações logística e a construção civil, entre outros – reforçando nossa capacidade de desenvolvimento com sustentabilidade”, explica o prefeito Arnaldinho Borgo.

Ele esclarece, também, que por meio deste projeto, será realizado um diagnóstico amplo para identificar os atores do ecossistema de negócios da cidade e as principais rupturas nessas relações, que dificultam a eficácia e a agilidade no andamento dos processos.

“O prefeito destacou que este projeto busca não apenas redesenhar processos, mas também mudar a cultura de gestão municipal, promovendo uma mentalidade voltada para a inovação e eficiência no serviço público, apoiada na transformação digital e na criação de um ambiente propício para atrair novos investimentos”, salienta.

a-das-colunas-a-ponte-os-alcaides-eram-contra.jpg9 de dezembro de 2023 15 KB
os do atraso foram contra a construção da ponte vila velha-vitória

Vila Velha 500 Anos

O Plano de Desenvolvimento Econômico “Vila Velha 500 Anos” é uma iniciativa estratégica da gestão municipal que envolverá a participação da sociedade civil e dos setores produtivos da cidade. Seu objetivo é orientar as ações dos diversos segmentos envolvidos, em direção à promoção da sustentabilidade ambiental e financeira, bem como ao bem-estar social e à melhoria do ambiente de negócios.

“Queremos saber em que tipo de cidade a população canela-verde sonha em viver daqui a 12 anos, quando Vila Velha completará 500 anos de história. De posse dessas informações, vamos planejar ações, criar e executar projetos, e trabalhar na direção indicada pelos estudos diagnósticos que serão realizados. A partir do fomento às vocações do município, será definido um plano de trabalho e as metas a serem atingidas, para venham os 500 anos em condições de atender às expectativas de todo o conjunto da nossa sociedade”, explica o prefeito.

Fundação Dom Cabral

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, acompanhou o prefeito Arnaldinho Borgo durante o encontro com a vice-presidente Executiva da Fundação Dom Cabral, Beth Fernandes, no Campus de Alphaville, em Belo Horizonte. Após a reunião, ele ressaltou a importância da parceria entre a PMVV e a FDC para o desenvolvimento sustentável do município.

vv-everald-colodetti.jpg11 de dezembro de 2023 12 KB
everaldo colodetti

Segundo ele, a FDC possui um extenso histórico de formação executiva e implementação de programas de gestão e inovação, razões pelas quais Colodetti acredita que esta parceria entre a PMVV e a fundação promete bons resultados. A FDC já trabalhou Espírito Santo em projetos de gestão pública do Tribunal de Contas do Estado do ES e Prefeitura Municipal da Serra.

“A Fundação Dom Cabral é uma instituição de educação sem fins lucrativos que tem quase meio século de atuação nomercado e que já atendeu a mais de 1.100 organizações públicas e privadas em 20 países do mundo. Hoje, a FDC está presente em 200 das 500 maiores empresas do Brasil e formou mais de 48 mil executivos em sua última turma, em 2022. A fundação também já elaborou 90 programas para 71 organizações e mantém, atualmente, 52 programas online, além de 30 programas de estratégia e outros 30, nas áreas de inovação e gestão. Por isso, estamos certos de que Vila Velha será parceira da FDC em dois grandes projetos que certamente alcançarão os resultados esperados”, pontua Colodetti.

Vila Velha para o futuro

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com Claudio Figueiredo
Foto: Everton Thiago

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.