Quem somos[email protected]

Search

Samba, identidade nacional | 29/11

Samba

Samba

Coluna AQUI MANOEL GOES |

Cultura Popular | Brasil

manoel-goes-318405-article-1-235x300-1-1.jpg 6 de agosto de 2023 11 KB
manoel goes

 

O samba é um dos estilos musicais criados no país e é a cara do nosso povo. Tanto que quando um estrangeiro pensa em cultura brasileira, logo imagina uma pessoa sambando ou se lembra de alguma música nesse ritmo.

Então, vamos conferir agora como o Dia Nacional do Samba foi criado e qual é a sua importância para a nossa nação.

Em 1962, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro foi realizado no Rio de Janeiro o Primeiro Congresso Nacional do Samba.

Na presidência do Congresso estava Edison Carneiro, folclorista brasileiro e responsável pela redação da Carta do Samba, que indicou o dia 2 de dezembro como Dia Nacional do Samba.

Por isso, no dia 2 de dezembro celebramos seu dia nacional. Por ser considerado um dos patrimônios culturais do Brasil, essa é uma data muito importante para todos nós, brasileiros. Além de ser o momento perfeito para que os fãs desse tipo de música comemorem a sua existência e todos os artistas e as canções produzidas até hoje, é também uma data que tem tudo a ver com a sua história.

Já se tornou tradição o carnaval do Brasil começar aqui em Vitória com os desfiles das escolas de sucesso consolidado, na maior das festas do samba, o Carnaval.

No próximo ano, o desfile das escolas vai abrir o carnaval nacional no Sambão do Povo  nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, com uma novidade: pela primeira vez, as escolas campeãs voltarão à passarela do samba uma semana após os desfiles oficiais, no desfile das campeãs.

A grande expectativa está sendo gerada de como será o desfile em 2024 da atual campeã do Carnaval, a MUG – Mocidade Unida da Glória.

dia-do-samba.jpg 29 de novembro de 2023 29 KBFaço parte da Velha Guarda da MUG, que levará para a avenida vida e obra do pintor mineiro Homero Massena, um apaixonado pelo Espírito Santo, principalmente pela Prainha de Vila Velha, onde viveu seus últimos anos, e onde está seu conservado museu atelier na casa que foi sua residência.

No enredo “Massena: Um Olhar em Aquarela”, o Leão da Glória desfilará mostrando a arte do maior pintor impressionista que mais e melhor pintou Vila Velha, considerado um dos maiores do mundo, tendo uma passagem importante pela sua Paris, França.

Massena dizia:

só existem dois lugares para se viver bem, Paris e a Prainha de Vila Velha”, afirmava sempre.

Então, seria o Carnaval uma forma de dar a “largada” nessa festa maravilhosa do samba, que faz parte das nossas vidas e encanta a todos que visitam o nosso estado e o nosso país.

O Dia Nacional do Samba, mais que uma comemoração marcada pelo estilo musical que caracteriza o Brasil mundo afora, é uma data para lembrarmos da importância do samba na formação da identidade nacional e, principalmente, como linguagem de integração entre comunidades negras do nosso estado e nosso país.

O gênero tem uma centralidade nas relações sociais negras, que são marcadas pelo forte espirito solidário comunitário cidadão. A forma como o samba é produzido e consumido, sempre de forma coletiva, é importante para os negros e para toda a sociedade brasileira.

Manoel Goes – escritor, produtor cultural e diretor no IHGES

Samba

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Saber ouvir vale ouro! Próxima sessão com Sandra Medeiros | 29/11

Premier League: Berbatov fala à Betfair sobre desempenho de brasileiros Richarlison e Douglas Luís | 29/11

Microcrédito pode ser a chave para Brasil se manter na dianteira da agricultura mundial | 29/11

Municípios: Reforma Tributária ameaça autonomia dos municípios brasileiros | 29/11

Preconceito do Michel Bermudes numa agressão grosseira à correta profissional Susi Faria | Coluna Mídia ao Molho | 27/11

Preconceito do Michel Bermudes numa agressão grosseira à correta profissional Susi Faria | Coluna Mídia ao Molho | 27/11

Tags

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados