Quem somos[email protected]

Search

Luiz Felipe Bazzo, CEO do transferbank: Fechamento do mercado financeiro | semana do dólar | 18/8

semana do dólar
luiz-felipe-bazzo-1-e1684706245974-150x150-1.jpg
luiz felipe bazzo

semana do dólar

Luiz Felipe Bazzo, CEO do transferbank

O executivo explica os impactos dos recentes dados divulgados no Brasil e nos EUA no Ibovespa e no dólar.

O último boletim Focus apontou a manutenção da estimativa de 4,84% para a inflação ao fim deste ano. Para 2024, aconteceu uma leve queda na projeção, de 3,88% para 3,86%, e por enquanto ainda estão mantidas as estimativas para 2025 e 2026, em 3,5% em ambos os anos.

Acredito que essa revisão pode fazer a Bolsa repensar e cogitar a ideia de que as metas estipuladas para os anos de 2023 e 2024 podem não ser alcançadas.

O fechamento da semana gerou ainda mais incerteza pela falta de indicadores relevantes, enquanto o Ibovespa seguiu tentando reverter um recorde histórico do mercado, que chegou a um movimento abrupto de queda por 13 pregões seguidos, um recorde negativo.

Esses fatores combinados levaram o mercado a operar ainda mais pressionado pela aversão ao risco na tomada de decisões, de olho nos mercados financeiros internacionais, enquanto os investidores vivem a expectativa de como será a reação ao anúncio de novos ministros antes da viagem do presidente Lula para reunião da cúpula dos Brics na África do Sul.

Sem contar o impasse da tramitação de pautas econômicas no Congresso e as falas de Fernando Haddad sobre uma ala do mercado financeiro já esperar um corte de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros.

Dólar

A volatilidade do câmbio aconteceu até o fim desta semana, com o dólar até mesmo chegando a superar a faixa de R$ 5,00, um fato que não acontecia desde 2 de junho, e voltou a apresentar queda globalmente, com todas as atenções voltadas para a taxa de juros nos Estados Unidos. A queda da Selic pode deixar real mais dependente de questão fiscal e exterior.

A taxa de juros americana continua elevada para o padrão histórico, e e um dos principais fatores da valorização do real frente ao dólar é uma operação em que os investidores pegam emprestado em lugares com juros baixos e aplicam em outros mercados em busca de rendimento de juros.

Os juros brasileiros, sob a ótica de retorno, são maiores do que os americanos, e sigo acreditando que um cenário de corte de juros nos EUA possa pressionar o dólar para baixo, especialmente com a melhora no cenário fiscal no Brasil e como reflexo positivo do fechamento de balanço das companhias.

Luiz-Felipe-Bazzo-CEO-do-transferbank-2-1-1-1-scaled-e1685139569322-300x178-1.jpg 17 de junho de 2023*Luiz Felipe Bazzo é CEO do transferbank, uma das 15 maiores corretoras de câmbio do Brasil. O executivo também já trabalhou em multinacionais como Volvo Group e BHS.

Além disso, criou startups de diferentes iniciativas e mercados tendo atuado no Founder Institute, incubadora de empresas americanas com sede no Vale do Silício.

O executivo morou e estudou na Noruega e México e formou-se em administração de empresas pela FAE Centro Universitário, de Curitiba (PR), e pós-graduado em finanças empresariais pela Universidade Positivo.

semana do dólar

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com
Luani Soares

No Dia Internacional da Pinot Noir, sommlière da Wine, Marina Bufarah de Souza, dá dicas de harmonizações | 18/7 

Elian Ramile criou o styling para Cauã Reymond e MC Cesar na campanha da Multivix | 16/8José Rubens Pontes: Já escolheu o seu banco? | 17/8

Rivaldo: “Mudança de Neymar é normal no futebol. Ele continuará sendo peça-chave para Seleção” | 17/8

Projeto da ferrovia S. Leopoldina x Anchieta foi apresentado a membros da Associação de Empresários de Anchieta (AEA) e Guarapari em Ação | 17/8

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados