vagas para idosos
Estacionamento da Vale – Ruas mais próximas, inclusive parte da avenida Dante Michelini, tornaram-se estacionamento dos trabalhadores da Vale.
A partir da remissão desta pauta, expondo os quesitos expostos por moradores de Jardim Camburi, o repórter Anilson Ferreira vai trabalhar os contatos inerentes.
A matéria foi encaminhada a colegas da Assessoria de Comunicação da PMV, assim como para a Secretaria de Comunicação da prefeitura.
Coluna
AQUI JARDIM CAMBURI | Vitória/ES
Don Oleari e Elias Matos Rodrigues
Esta pauta foi originalmente publicada no dia 15/6 de 2023. Portanto, há quase um ano.
Fizemos todo o dever de casa. Levamos a assessores de Comunicação da Prefeitura de Vitória, que encaminharam ao chamados “setores competentes”.
Olha o “porém” aí. Porém. até este instantim, ao que se sabe não houve qualquer providência.
Os motoqueiros da Vale seguem estacionando de qualquer maneira, em qualquer lugar, sem respeitar ao menos entradas de garagem, para não se falar de milhares de automóveis, tomando mais de metade do bairro nas ruas próximas da avenida Dante Michelini.
Mostramos também a coluna à Assessoria de Relações com a Comunidade da Vale, que agradeceu compartilhar o problema internamente.
Nosso objetivo foi mostrar à Secretaria de Serviços Urbanos ruas carentes de demarcação de vagas em geral e, em muitas delas, a necessidade de demarcação de mais vagas para idosos.
Anoto que o cinegrafista Elias Matos Rodrigues e eu tivemos o cuidado de não fotografar placas dos veículos, apenas parte deles sob as placas de proibido estacionar.
Temos muito mais fotos mostrando irregularidades, mas vai ficar prouta coluna.
Ficamos de marcar outra, mas acabamos sendo atropelados pelas circunstâncias.
Ora, ora, minha, senhora, todo bichim e bichinha de zoreia tá careca de saber que Jardim Camburi é um bairro velho. Tão velho, que cresceu muito e hoje é um bairro cidade.
Salvo engano meu, Jardim Camburi atualmente seria o décimo segundo “município” em densidade habitacional do Espírito Santo. Não existem dados precisos, curiosamente, mas fala-se muito que JC hoje abrigaria quase 60 mil habitantes.
Pela contagem do Censo do IBGE de 2010, Jardim Camburi tinha 39.157 habitantes. A Associação de Moradores do bairro estima que em 2022 o bairro já tivesse por volta de 60 mil pessoas.
Mas essas estimativas variam de acordo com o tanto de cerveja que cada um já bebeu no buteco ao lado. Que ele se tornou densamente povoado com as “facilidades” criadas por vereadores de Vitória ao longo dos anos, isso lá é verdade.
Bairro que alaga e é escuro
O bairro verticalizou gigantescamente em poucos anos, embora sua infraestrutura não estivesse preparada para tanto.
Congestionamentos no trânsito, alagamentos, ruas extremamente escuras, entroutros problemas afloraram e alguns ainda estão mal resolvidos.
O bairro é escuro. Continua alagando geral. Tem ruas com estacionamento dos dois lados.
Embora o trânsito tenha melhorado sensivelmente internamente não só em virtude da Rodovia Norte/Sul, mas também pelo projeto binário, criado e iniciado na administração Luciano Resende.
São ruas de mão única de entrada pro interior do bairro e de saída, direto na avenida Dante Michelini.
Estacionamento de trabalhadores da Vale
A velha companhia se modernizou e foi cortando mordomias. A dos anos mais recentes, acabou com o estacionamento interno, o que levou a maioria que usa o carro e moto a ir trabalhar depois de invadir as ruas de Jardim Camburi.
É o que se registra em várias delas, pelo menos até a rua Carlos Martins. Além do trecho da avenida Dante Michelini que vai do entroncamento da a venida com a rodovia Norte/Sul, até o chamado viaduto da Vale.
Das ruas Osvaldo França e Alvim Borges da Silva, bem no final do bairro, a todas do entorno, foi o caos. Há moradores que se queixam de, às vezes, quase não conseguirem entrar em suas casas, pois alguns mais abusados tomam parte das entradas de garagem, principalmente os que usam motos.
Vagas para idosos
Pracinha da lotérica
Vejam as fotos do Elias Matos Rodrigues no entorno da pracinha da Lotérica, que fica em frente à agência do Banestes, na rua Italina Pereira.
É um emaranhado de faixas, com apenas poucas vagas e nenhuuumaaaaa para idosos.
É grande o número deles que circulam por ali, principalmente para arriscar seus trocados no Cassino Brasil, que ninguém é de ferro e tem sempre um ganhando uns trocados.
A praça do Alcione Alvarenga Pinheiro
Aliás, aproveito pra contar aqui que aquela pracinha existe graças ao trabalho de um excelente repórter e de um apresentador de programas da Rádio Espírito Santo, num programa chamado Café da Manhã, criado durante a direção do jornalista Dilson Ruas na RES.
Recebemos um pedido de um ouvinte e pautamos a matéria.
Lá foi o jovem repórter Alcione Alvarenga Pinheiro fuçar junto à prefeitura. E não é que a coisa andou?
O Café da Manhã e o Alcione acompanharam todo o serviço da pracinha e no final, da prefeitura nos avisaram que iam complementar plantando uns matim pra ajeitar a pracinha.
Vagas para idosos
Apesar disso, onze em dez moradores são unânimes em anotar que falta muita fiscalização para o trânsito. O colega cinegrafista saiu comigo num giro por várias ruas e fez mil fotos mostrando as irregularidades, estacionamento em locais proibidos, com placas, entroutros problemas.
Há registros como o da foto. O Pilates fica na rua Pedro Busato, logo depois da esquina da bótima churrascaria Espeto Gaúcho.
Com frequência, clientes em cadeiras de rodas e outros com problemas de locomoção são obrigados a parar na rua porque não tem uma vaga específica para o caso. Existem outras clínicas que têm o mesmo problema.
vagas para idosos
Há muitas ruas sem uma vaga sequer para idosos. Nas praças em geral, não há vagas para idosos. Na unidade sanitária, existem apenas duas vagas para idosos. Muito movimentado o fluxo de pessoas na US, mas poucas vagas para estacionamento, além da vaga para ambulância.
Na praça da Igreja, bastante movimentada todas as noites, não existe uma vaga sequer para idosos.
Mas há outros locais que valem ser avaliados pela secretaria para atender a esse público, muito numeroso, como disse no início. Mostrarmos algumas fotos do Elias Matos Rodrigues, que anotou:
– “Nosso trabalho mostrando por fotos os vários locais e ruas é uma colaboração com a prefeitura, que pode se valer dele para observar mais a fundo e criar soluções proximamente”.
E é mesmo. É uma mostra geral para corroborar nossa solicitação à PMV. Incluindo mais vagas para idosos.
O Don Oleari Portal de Notícias – www.donoleari.com.br – defendeu pelo número 156 a necessidade de se mapear mais ruas para demarcação de vagas e, sobretudo, para a criação de vagas de estacionamento em muitos pontos do bairro-cidade.
vagas para idosos
Editado por Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Alexandre Caetano | Joe Biden ou Donald Trump? Duas péssimas opções para o futuro da humanidade
Academia Maria Antonieta Tatagiba cria Centro de Estudos professora Ester Abreu
Sportotal | Câmara de Guarapari cria Bolsa Atleta em sessão tensa que aprovou projeto de Lei