Quem somos[email protected]

Search

Vila Velha do futuro: “VV 500 Anos” e “VV Ágil” mudam e projetam história e gestão moderna para o município 

Vila Velha do futuro

Vila Velha do futuro

Vila Velha do futuro: projetos ampliam as práticas de inovação e gestão adotadas pelo prefeito Arnaldinho Borgo e seu time, colocando Vila Velha/ES no rumo dos mais modernos e promissores municípios brasileiros dos próximos dez anos.

AQUI VILHA VELHA | Grande Vitória/ES

don-oleari-novo-don-corleone-1-202x300-1-e1694976284806-150x150-1.jpg 11 de outubro de 2023 8 KB
don oleari

Don Oleari 

NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari | 

Vila Velha mais ágil, mais produtiva, mais realizadora.

Depois de mais de 210 horas ao longo de sete meses, Vila Velha finca estacas no seu futuro. Vejam: 824 funcionários de todas as áreas da prefeitura foram ouvidos. E cada um deles anotou como vê o que pode mudar, melhorar, ser mais ágil para atender as demandas do conjunto da população. De A a Z.

Centenas de profissionais, formuladores de estratégias e políticas públicas, empresários, finalmente tiraram das pranchetas um zilhão de rabiscos e anotações para transformá-los na linha mestra de um gigantesco salto para um futuro de grandes realizações.

E de integração entre comunidades, gestores públicos e empreendedores privados. Os dois trabalhos projetam o município de Vila Velha como um ente fazedor de progresso sustentável, distante daquele progresso predador, que só contempla alguns poucos, em detrimento da maioria.

Quinta-feira, 20/6, será outra data histórica para aquele que alguns ainda tratam como “município canela-verde”, a partir do Café Empresarial da Assevila (Associação dos Empresários de Vila Velha).

Anotem. O prefeito Arnaldinho Borgo e sua equipe plantaram, nessa data, um futuro que retirará Vila Velha definitivamente do ranço burocrático emperrado, que ele começou a eliminar do dia a dia administrativo desde que assumiu há cerca de três anos e meio.

Vila Velha agora é só futuro. Salve, salve! (Don Oleari). 

vv-convento-da-penha-e1719067126838.jpg 22 de junho de 2024 166 KB“Vila Velha 500 Anos” e “Vila Velha Ágil” são projetos de planejamento estratégico e desenvolvimento econômico sustentável até a próxima década.

Ampliam as novas práticas de gestão e inovação adotadas pela atual administração num plano para tornar mais ágeis os processos de atendimento ao setor produtivo do município.

A elaboração desses projetos demandou sete meses de trabalho intenso, sob a coordenação da Fundação Dom Cabral (FDC), uma das mais conceituadas escolas de negócios do mundo.

Ao longo das atividades, técnicos da instituição atuaram de forma integrada com representantes de diversas áreas do poder público  em sinergia com entidades de diversos segmentos do setor produtivo privado.

O resultado foi a formatação de dois planos arrojados, construídos com muitas mãos, que se complementam e visam manter Vila Velha como o melhor município do Espírito Santo – e um dos melhores do Brasil – para se empreender, trabalhar, viver e passear, hoje e também em médio e longo prazos.

Vila Velha 500 Anos = 2035

O projeto “Vila Velha 500 Anos” é planejamento estratégico construído para ordenar o desenvolvimento socioeconômico sustentável do município até 2035, quando completará 500 anos de história.

O plano inclui um diagnóstico abrangente das demandas de todos os setores da municipalidade e a adoção de práticas inovadoras capazes de promover mais eficiência, transparência e participação das comunidades na gestão pública.

A elaboração deste projeto exigiu mais de 70 horas de capacitações, workshops, reuniões e entrevistas, com a participação de 824 servidores municipais de todas as secretarias da Prefeitura, que definiram um conjunto de metas e resultados a serem obtidos a partir de agora.

O plano inclui, ainda: 1 – um levantamento da situação futura do município; 2 – uma ampla carteira de ações e projetos a serem implementados; 3 – um mapa para orientar a visão, os objetivos e as metas da Prefeitura de Vila Velha para os próximos 11 anos.

Vila Velha Ágil

O projeto “Vila Velha Ágil” se destina a simplificar ainda mais os procedimentos administrativos da Prefeitura, para dar maior celeridade à tramitação interna de processos que tratam da abertura de novas empresas e empreendimentos no município.

Para isso, os ritos processuais do município foram mapeados, remodelados e integrados para agilizar ao máximo o atendimento das demandas do setor produtivo local.

Após mais de 140 horas de workshops, mapeamento, diagnóstico, grupos focais e entrevistas, nasceu “Vila Velha Ágil”, que chega com o objetivo macro de aumentar a competitividade de Vila Velha, criar novas oportunidades de negócios, trabalho e geração de renda, além de ampliar a arrecadação tributária municipal.

Avaliações

Arnaldinho Borgo, Prefeito :

“Há três anos e meio, estamos modernizando o ordenamento jurídico do município, desburocratizando seus processos administrativos e oferecendo o menor tempo de abertura de novas empresas no Estado. Com essa mudança de cultura na gestão municipal, Vila Velha deixou de ser uma ‘cidade-muniípio dormitório’ para ser uma ‘cidade-município empreendedora’.

O prefeito fala sobre o momento atual:

“Hoje registramos a formalização do maior número de novos empreendimentos no ES e gera o maior número de novos empregos formais entre todos os 78 municípios do estado. Para avançarmos ainda mais nessa direção, hoje contamos com os projetos ‘Vila Velha 500 Anos’ e ‘Vila Velha Ágil’, que certamente conduzirão nosso município a um futuro planejado, sustentável e próspero.”

Everaldo Colodetti, Secretário de Desenvolvimento Econômico:

vv-500-anos-everaldo.jpg 22 de junho de 2024 49 KB“Com o apoio da Assevila (Associação dos Empresários de Vila Velha) e de todo o setor produtivo do município – com a participação direta dos servidores municipais e a estratégica parceria com a Fundação Dom Cabral – o poder público se dedicou à construção conjunta dos dois grandes projetos”.

Everaldo fala sobre o que representam os dois projetos para o município:

“Tenho certeza que ambos contribuirão para Vila Velha realizar uma gestão cada vez mais inclusiva, democrática, transparente e desenvolvimentista, focada em resultados positivos para toda a população – toda a sociedade, empresariado e outras entidades.”

Thomaz Tommasi, Presidente de Assevila:

vv-500-anos-pres-da-assevilha-1-e1719065994334.jpg22 de junho de 2024 112 KB
cosssati, hummmm

“Este é um momento único, em que ressaltamos a importância de olharmos para o futuro de Vila Velha com total confiança e de investirmos no potencial do município com a certeza de que estamos fazendo a melhor escolha”.

Diz mais Tommasi:

“Neste contexto, ‘Vila Velha 500 Anos’ e ‘Vila Velha Ágil’ promovem uma interação saudável e proativa com a classe empresarial e os demais segmentos da nossa sociedade, proporcionando um ambiente de negócios mais atraente e estável, com regras claras e segurança jurídica, para impulsionar ainda mais este virtuoso ciclo sustentável de desenvolvimento social e econômico queo município já vem experimentando.”

Vila Velha do futuro

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouolearehttps://twitter.com/donoleari

Cláudio Figueiredo
Foto: Everton Thiago

Vila Velha do futuro

Paulo Bonates | As ideias secretas de Dorian Gray, meu cão vira lata

Slogan | José Rubens Pontes | Onde foi parar o meu slogan?

Mitos, lendas e fatos se atropelam nos relatos da História | Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles

Scaramussa propôs, AL/ES aprovou e Casagrande sancionou: Festa do Caboclo Bernardo foi para o calendário oficial

Regência: Festa de Caboclo Bernardo | Linhares na boa: 3.686 de janeiro a abril | Procon: diferenças no preço da carne

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.