Câmeras
A Assembleia Legislativa do ES aprovou o Projeto de Lei de nº 399/2019 do Deputado Capitão Assumção que propõe a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas estaduais.
A proposta de Asumção anexou outras duas anteriores, uma do ex-deputado Marcos Madureira e a outra do deputado Alcântaro Filho (Republicanos).
Um dos autores dos projetos anexados, Alcântaro solicitou à Presidência que seu nome fosse inserido como coautor da proposição mais antiga.
O pedido foi deferido pelo presidente da AL Marcelo Santos (Podemos) e Alcântaro justificou seu voto, ressaltando que seu projeto complementava o de Assumção.
A aprovação do projeto se deu em consequência da tragédia ocorrida em São Paulo, em que um aluno entrou em uma das escolas e esfaqueou uma professora, que não resistiu aos ferimentos e morreu. O deputado também recorreu a outra tragédia, esta no Espírito Santo, no município de Aracruz, quando um estudante também entrou em duas escolas e cometeu atrocidades, deixando mortos e ferido.
Assumção argumentou no projeto que o crescente aumento de violência e a sensação de insegurança tornam cada vez mais necessária a instalação do sistema de videomonitoramento eletrônico no ambiente escolar.
As câmeras de vídeo deverão possibilitar o monitoramento interno com recurso de gravação de imagem, sendo que tais estabelecimentos deverão ainda fornecer senha de acesso aos pais e responsáveis para que tenham acesso de visualização em tempo real.
A expectativa do deputado Assumção é que o sistema contribua para diminuir a violência e a ocorrência de novas tragédias como as registradas recentemente.
Redação e Edição Don Oleari – com Assessoria de Imprensa.
Câmeras
Luiz Paulo Vellozo Lucas: Populismo e governança urbana | 6/4