Consumo de açúcar
Diminuir o consumo de açúcar. Nutricionista alerta para o consumo em excesso e dá dicas do que incluir sem eliminar as guloseimas do cardápio da meninada
Porém, esse consumo de açúcar não deve ser algo rotineiro de acordo com o Guia Alimentar para a População do Ministério da Saúde.
O consumo de açúcar, em um primeiro momento, não causa efeitos maléficos de imediato no organismo de crianças e jovens, mas como qualquer produto ultra-processado, o consumo em excesso e de maneira recorrente pode gerar consequências prejudiciais. Entre esses efeitos estão o advento de um número muito grande de pessoas obesas, que desenvolvem doenças como diabetes, hipertensão arterial sistêmica e doenças do sistema circulatório.
“O açúcar está no topo da pirâmide alimentar, o que significa que seu consumo deve ser reduzido. Os achocolatados comuns são adoçados com açúcar, que é considerado um alimento vazio, porque só tem calorias e praticamente não tem nutrientes. Além disso, a substância também diminui a absorção do cálcio. O ideal é trocar os achocolatados comuns por produtos que não sejam adoçadas com açúcar e tenham na sua composição diversas vitaminas e minerais, e em concentrações adequadas como sais de ferro, que ajudam a reduzir as taxas de anemia”, aponta Alessandra Feltre (foto de capa), nutricionista da Puravida.
Ainda de acordo com a nutricionista, a dica é sempre buscar fazer escolhas equilibradas, não banindo os alimentos que o público infantil aprecia, como é o caso dos achocolatados.
“Para não errar basta ficar de olho na lista de ingredientes e, na medida do possível, escolher produtos sem adição de açúcar, a exemplo do Choco Nutrients®. O produto não utiliza açúcar em sua formulação, além de oferecer 20 vitaminas e minerais indispensáveis para o organismo que está em fase de desenvolvimento. O achocolatado apresenta em sua composição 51% de cacau premium e possui vitaminas do complexo B, vitamina D, ferro, magnésio e zinco”, pontua Alessandra.
A bebida é adoçada Eritritol e a Stevia Reb A de nova geração, que não deixam retrogosto, ao invés do açúcar refinado, que passa por processos químicos.
A Puravida:
A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.
Consumo de açúcar
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Com Ercília Ribeiro
Kleber Frizzera: Glória e vida | 19/10
Alexandre Caetano: Sinal dos tempos | 19/10
Caso Samarco: DPU e instituições pedem condenação no valor de R$ 100 bilhões por dano moral coletivo