Quem somos[email protected]

Search

Dia do Contador | Uma profissão indispensável para tudo funcionar

Contador

Contador

A importância do Contador, uma profissão essencial

NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari | …Inclusive para funcionar a terrível burrocracia do Brasil Varonil Céu de Anil.

Mas, ironias e fotos de guarda livros antigos à parte,  faço esta publicação em homenagem a dois profissionais das nossas contas:

1 – Valterli Ribeiro Junior, que administra nossa maledeta declaração do Imposto de Renda todos os anos e me deixa contente quando me diz: “vai ter uma devoluçãozinha”.

2 – Patrícia Rossi, que me foi apresentada pela nossa caríssima – e bota caríssima nisso daí – Dahiane Siman, da Ative Comunicação, super agência que trabalha o mundo da programação visual.

Patrícia é paciente e gentil com a minha falta de alguém pra administrar minha vida fiscal e  800 mil informações que manejo nas minhas 14 a 15 horas de trabalho diário. Aos dois, nossos cumprimentos e apreço (Don Oleari).

ARTIGO |

diogo-chamun-da-fenacon.jpg 25 de abril de 2024 37 KB
diogo chamun

Diogo Chamun

Criado como uma forma de homenagear a contribuição da classe contábil, em 25 de abril se comemora o Dia do Profissional da Contabilidade.

Dia para celebrar e reconhecer o trabalho crucial que esse profissional desempenha, não somente para seus clientes diretos, mas para a economia e toda a sociedade.

Não podemos esquecer que o profissional contábil, não há muito tempo, era chamado de “Guarda Livros”, e tinha na essência da sua rotina o mero atendimento das obrigações fiscais.

No entanto, ao longo dos anos, testemunhamos uma evolução significativa, já que atualmente a contabilidade desempenha um papel vital em todas as áreas da economia, desde assessoramento a pessoas físicas, passando por grandes companhias e entidades governamentais.

Além de fornecer informações fundamentais aos gestores, para as decisões estratégicas, também são responsáveis por garantir o cumprimento das obrigações fiscais e legais.

Importante registrar e enaltecer o enorme desafio desses técnicos, que além de atuarem como assessores e consultores, também tem participação fundamental nos debates sobre a economia e o desenvolvimento do país.

Temas tributários, trabalhistas, previdenciários, empreendedorismo, assim como, as reformas estruturantes, são pautas constantes.

Um exemplo recente disso foi o longo debate sobre a reforma tributária, no qual os contadores desempenharam um papel preponderante ao oferecer valiosas informações e análises sobre as medidas e os impactos econômicos e sociais das mudanças propostas.

O Dia do Profissional da Contabilidade é mais do que uma simples celebração; é uma oportunidade para reconhecer e valorizar o trabalho árduo e a dedicação desses profissionais.

Suas contribuições são essenciais para o funcionamento eficiente e transparente das organizações e desempenham um papel vital no desenvolvimento econômico e social de uma nação.

Além disso, é crucial enfatizar a constante busca pelo conhecimento, pois estão sempre se atualizando e se adaptando para enfrentar os mais variados desafios do mercado financeiro e empresarial.

Parabéns a todos os colegas Profissionais da Contabilidade! Seu compromisso e expertise são fundamentais para o progresso e a estabilidade da nossa sociedade.

Diogo Chamun é diretor de Políticas Estratégicas e Legislativas da Federação Nacional das Empresas Contábeis – FENACON

Tags

COMPARTILHE:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados

A Bicharada do Don Oleari.