Dia da Pizza
Redação: Don Oleari PN
Ariane Dias, coordenadora do curso de Nutrição da Estácio Espírito Santo, orienta sobre como saborear pizza sem prejudicar a saúde.
O dia 10 de julho é comemorado como o Dia da Pizza, uma data aguardada com entusiasmo pelos apreciadores da culinária italiana em todo o mundo. No Brasil, somos o segundo maior consumidor de pizza, perdendo apenas para os Estados Unidos, conforme pesquisa da ECD Food Service.
No entanto, a pizza ainda é vista como um inimigo das dietas e da saúde. Para desmistificar esse prato tão amado, Ariane Dias, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Estácio Espírito Santo, explica como desfrutar da pizza de maneira equilibrada. A nutricionista afirma que a pizza pode ser incluída na alimentação, desde que haja moderação e escolhas conscientes.
“O segredo de uma alimentação saudável é o equilíbrio e a variedade”, ressalta.
Ariane destaca que uma dieta equilibrada deve conter alimentos variados, limitando o consumo de queijos gordurosos, embutidos ricos em sódio e massas refinadas, comuns nas pizzas tradicionais. A especialista alerta que o consumo excessivo de certos alimentos pode acarretar problemas de saúde, levando a doenças graves.
“O queijo é altamente calórico e rico em gorduras saturadas, e o consumo em excesso pode provocar problemas cardiovasculares. Embutidos, como a calabresa, podem aumentar o risco de hipertensão e doenças cardíacas, e o molho de tomate industrializado pode conter açúcar e sódio, elevando o risco de diabetes”.
Continua Ariane:
A massa da pizza, feita com farinha branca, contém carboidratos refinados, que estão associados a picos de glicose no sangue e ganho de peso. Portanto, é preciso cautela ao consumir esses ingredientes”, explica Ariane. Para quem não consegue resistir a uma boa pizza e prefere consumi-la em maiores quantidades, Ariane Dias sugere alternativas mais saudáveis.
“Uma massa integral com recheios leves, como vegetais grelhados, atum, frango desfiado e queijos magros, pode ser uma opção mais nutritiva e rica em fibras, ajudando na sensação de saciedade. A pizza vegana também é uma ótima escolha, pois utiliza ingredientes naturais e menos processados”.
Pizza Caseira e Cuidado com o Molho de Tomate Uma opção divertida e saudável é preparar pizza caseira, atividade que pode envolver toda a família na escolha dos ingredientes e no preparo.
Além de ser mais econômica, proporciona momentos especiais em casa e permite controlar a procedência dos alimentos.
“Fazendo sua própria pizza em casa, você pode experimentar versões mais saudáveis, utilizando ingredientes de qualidade e ajustando a receita conforme suas preferências e necessidades nutricionais. Apesar de exigir tempo e habilidade na cozinha, o resultado será benéfico para sua saúde”, garante Ariane Dias.
A nutricionista também faz um alerta importante sobre o molho de tomate, frequentemente negligenciado pelos brasileiros ao consumir pizza.
“O molho de tomate caseiro é livre de conservantes, aditivos e outras substâncias prejudiciais. Além disso, possui maior concentração de nutrientes do tomate e é mais saboroso. As opções industrializadas contêm substâncias que devem ser evitadas, como realçadores de sabor, glutamato monossódico, açúcar e conservantes. Portanto, é fundamental analisar os rótulos dos produtos, tanto do molho quanto do extrato. O ideal é optar por aquele com a menor quantidade de ingredientes na lista. Para um molho de tomate saudável, o mais recomendado é que contenha apenas tomate”, revela.
Dia da Pizza
Edição, Don Oleari – [email protected] –
Com Vitor de Vicentis
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Baía de Vitória | Regata movimenta e atrai bom público com ótimas disputas
Copa ES | Rio Branco, com 2 pontos, e o lanterna Linhares empatam
Messias Donato, um parlamentar dedicado ao município de Cariacica/ES, sua terra natal, por adoção