Quem somos[email protected]

Search

Educadores de mais de 21 Estados farão especialização em liderança educacional na Irlanda

Educadores

Educadores

Um professor é de São Mateus, Espírito Santo

Os trinta professores vão completar especialização em mentoria e liderança educacional no país europeu, financiado pela CAPES. Será realizado um evento de despedida para o grupo no Consulado da Irlanda em São Paulo na véspera de sua viagem

Trinta educadores de vinte e um estados brasileiros e do Distrito Federal embarcam neste dia 16 de agosto para completar uma especialização de um ano em mentoria e liderança educacional na Mary Immaculate College (MIC).

Este é o segundo de três programas financiados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC) – em parceria com a faculdade irlandesa. Em 2019, dezenove diretores e coordenadores de escolas públicas de oito estados brasileiros foram apoiados pela CAPES para fazer o mesmo programa.  Espera-se que o próximo edital seja publicado pela CAPES antes do final de 2023.

 CAPES-1-1.jpg 14 de agosto de 2023 29 KBEspecialização Internacional em Mentoria e Liderança em Escolas é um programa com carga horária de 360 horas que ajuda educadores a desenvolverem habilidades sobre gerenciamento e liderança em ambientes educacionais.  É um programa projetado para professores que desejam assumir um papel de liderança em suas escolas.

O Cônsul Geral da Irlanda em São Paulo, Eoin Bennis, vai receber todos os trinta educadores brasileiros para um evento de despedida no Consulado na véspera de sua viagem.  O cônsul destacou os laços crescentes e importantes entre o Brasil e a Irlanda, inclusive por meio de nosso povo e na área da educação.

“A Irlanda passou por grandes avanços econômicos e sociais nas últimas décadas, graças, em grande parte, ao investimento em educação e a um forte compromisso com a excelência, a diversidade e a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho”, disse o cônsul. “Hoje, a Irlanda, um centro multicultural de inovação e criatividade, representa a economia que mais cresce na Europa. Os brasileiros estão desempenhando um papel muito positivo nisso, com quase 70.000 brasileiros chamando a Irlanda de sua casa.”

A Diretora de Formação de Professores de Educação Básica da CAPES, professora Márcia Serra Ferreira, destacou a importância de programas internacionais como este oferecido pela Irlanda para os professores da educação básica. “Para a grande maioria, essa é uma primeira experiência de estudos no exterior, vivenciando uma experiência acadêmica e cultural ímpar em suas trajetórias e que certamente terão efeitos multiplicadores nas escolas brasileiras.”

Os trinta educadores estarão na Irlanda de agosto de 2023 a junho de 2024 para completar uma variedade de módulos que incluem: Estilos e perspectivas sobre lideranças; Aprendizagem e tutoria de professores; Liderança e mudança curricular; Liderança no contexto das escolas como organizações, entre outros.

Na fase inicial de seleção, 120 educadores foram selecionados para participar em um programa de inglês online de dois meses e aqueles com o melhor empenho foram escolhidos para concluir o curso de pós-graduação na Irlanda, com todos os custos cobertos. Todos os profissionais que concluíram o curso inicial de inglês de oito semanas receberam uma certificação por sua participação no programa de inglês acadêmico.

(Edital nº 43/2022)

Sobre a Mary Immaculate College

A Mary Immaculate College (MIC) é uma Faculdade de nível universitário com vínculos acadêmicos com a Universidade de Limerick, localizada na terceira maior cidade da Irlanda, Limerick. A faculdade multicampi tem mais de 5.000 alunos matriculados em cursos de educação, licenciatura e humanas nos níveis de graduação e pós-graduação.

A MIC é a maior faculdade de formação de professores na ilha da Irlanda, formando mais de 800 professores anualmente.  Os graduados da MIC representam quase 40% dos professores que lecionam atualmente no nível primário do sistema de educação básica irlandês.

A MIC é reconhecida internacionalmente como um centro de excelência para educação inicial de professores e desenvolvimento profissional contínuo para professores e dirigentes escolares até, inclusive, o nível de doutorado.

Os ex-alunos da MIC ensinam em todo o mundo nas áreas de ensino básico, educação especial, educação de adultos e educação continuada. A MIC mantém parcerias acadêmicas com várias universidades brasileiras, incluindo PUC/SP, PUC/RJ, UFF, UFMG, UFOP e USP.

A parceria entre CAPES e MIC

A parceria entre a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC) –  e Mary Immaculate College começou em 2018, quando trinta professores premiados pela atuação deles no ensino básico brasileiro passaram uma semana na Irlanda, analisando o sistema educacional do país europeu.  Em 2019, a Mary Immaculate recebeu 19 líderes educacionais brasileiros que completaram a Especialização em Mentoria e Liderança em Escolas (Internacional).

Apesar de alguns terem retornado mais cedo do previsto por conta da pandemia, todos completaram o programa, então migrado para o formato online, e ficaram empolgados com a experiência. O programa auxiliou não somente na sua trajetória profissional mas também nas suas vidas pessoais.  Dos dezenove professores, sete seguiram para o nível de mestrado do curso, em módulo online. O projeto atual representa o segundo de três editais previstos na parceria entre Mary Immaculate College e a CAPES.

Sobre a Irlanda

A Irlanda é um exemplo bem-sucedido de progresso educacional. Uma pequena ilha localizada na costa oeste da Europa, a Irlanda mudou sua própria história por meio de décadas de investimento contínuo em educação. Uma nação que antes enviava milhares de jovens para países estrangeiros em busca de emprego e de uma vida melhor, hoje se tornou o oposto. A Irlanda agora é um lugar aberto, multicultural e multilíngue, com um compromisso com a diversidade e a inclusão na sociedade e no mercado, garantindo muitas oportunidades para milhares de jovens de todo o mundo.

A transformação bem-sucedida da Irlanda de uma economia bastante fechada e protecionista em uma economia baseada no conhecimento, membro da UE e aberta ao comércio global em apenas algumas décadas, pode ser atribuída, em grande parte, ao nosso investimento em educação e ao compromisso com a excelência em todos os setores. De fato, mais de 1.000 das principais empresas do mundo, como Apple, Facebook, Google e Pfizer, escolheram a Ilha Esmeralda como sua sede europeia, empregando graduados das universidades do país todos os anos.

Atualmente, a Irlanda representa a economia que mais cresce na Europa. Jovens de todos os cantos do mundo, inclusive do Brasil, estão escolhendo a Irlanda como base para estudar, viver e trabalhar. A Embaixada do Brasil em Dublin estima que cerca de 70.000 brasileiros vivem atualmente no país. Cerca de 15.000 brasileiros viajam anualmente para a Irlanda para estudar, aprimorar o inglês, e muitos ocupam cargos seniores em empresas multinacionais.

A Irlanda tem um dos melhores sistemas de ensino (nos níveis primário, secundário e superior) do mundo, com o Mary Immaculate College sempre à frente das mudanças necessárias, principalmente no que se refere à formação de professores, o que garante a reputação internacionalmente reconhecida da Irlanda em termos de qualidade acadêmica.

Os Bolsistas

Nome  Estado Instituição
Ana Cecilia Soja Rio Janeiro Instituto Federal Fluminense
Anna Cecilia Soares Castor Paraíba Secretaria Municipal de Educação Lucena
Camila de Oliveira Barbosa São Paulo Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Claudia Aparecida Cardoso São Paulo Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Cleversson Vieira de Novais Alagoas Secretaria de Educação de Alagoas
Daniela da Silva Duarte Ismail Distrito Federal Secretaria de Educação do Distrito Federal
Edilei Maecio Pereira Reis Bahia Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Edivan Gomes Barbosa Ceará Secretaria Municipal Juazeiro do Norte – Ceará
Elias Bernardino de Gois Rio Grande do Norte Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte
Gabriela Staerke de Rezende Distrito Federal Secretaria de Educação do Distrito Federal
Gildete Cecilia Neri Santos Teles Sergipe Secretaria de Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe
Joana Ludwig Araujo Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação São Leopoldo – Rio Grande do Sul
Joel de Jesus Junior Espírito Santo Secretaria Municipal de Educação São Mateus – Espírito Santo
Leandro Mendes de Oliveira Piauí Secretaria de Educação de Piauí
Lidia Cristina Sousa de Sena Amazonas Secretaria  de Educação do Amazonas
Luis Andre Luz Barbas Pará Instituto Federal do Pará
Luiza Tropia Silva Minas Gerais Secretaria Municipal de Educação Belo Horizonte Minas Gerais
Manoel Sampaio Schiavi Santa Catarina Instituto Federal Catarinense
Marcos Lopes Carlos Maranhão Instituto Federal Maranhão
Marineuza Souza dos Santos Rio de Janeiro Secretaria de Educação do Rio de Janeiro
Marcello Pereira Tamwing Acre Secretaria de Educação do Acre
Mirelle da Silva Freitas Tocantins Instituto Federal Tocantins
Poliana Sabina Quintiliano Silvesso Mato Grosso do Sul Secretaria Municipal de Educação Campo Grande – Mato Grosso do Sul
Priscila Celia Giacomassi Paraná Instituto Federal Paraná
Rafael Ferreira de Souza Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Rogerio Pereira São Paulo Secretaria Municipal de Educação Valinhos – São Paulo
Rosana Meira Lima de Souza Pernambuco Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Shirley Pires Rodrigues Rio de Janeiro Secretaria de Educação do Rio de Janeiro
Soraia Streg Mato Grosso Secretaria de Educação do Mato Grosso
Thais Lobo Junqueira Distrito Federal Secretaria de Educação do Distrito Federal

Educadores

Edição, Don Oleari – [email protected]

Com Marina Baldocchi

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Perfil | José Izael dos Santos comemora o sucesso da sua franquia de crédito rural em Conceição do Castelo/ES | 14/8

Sesc Wine Music: vinhos, gastronomia, cerveja artesanal e boa música no Sesc Domingos Martins | 14/8

Rivaldo relembra Luxemburgo antes de atuar no Cruzeiro: “Você não vai para o São Paulo. Vem pra cá jogar no Cruzeiro” | 14/8

Potencializando Equipes: O poder do Team Building = construção de equipe | 14/8

Ítalo Campos: Ao pai

 

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados