Dengue
O Espírito Santo é um dos 8 estados brasileiros com tendência de queda no número de casos de dengue. Os números foram divulgados nesta terça-feira (2) pelo Ministério da Saúde.
Outros sete estados seguem a mesma tendência de queda: Acre, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal.
“Os estados com queda foi onde houve o início da epidemia. Para esses, a gente pode dizer que o pior já passou”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, em entrevista coletiva.
Aumento
Outros sete estados ainda permanecem com tendência de aumento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Os outros 12 estados apresentam tendência de estabilidade.
Apesar do cenário, o Ministério da Saúde diz que é preciso continuar a vigilância contra a doença.
“Ainda requer atenção, precisamos que as pessoas continuem dedicando dez minutos contra a dengue, olhando os possíveis focos da larva”, alertou a secretária.
Ela também apelou para que pais e mães levem seus filhos para vacinar nos municípios onde a imunização está disponível.
Desde o início do ano, foram registradas 991 mortes por dengue em todo o país. Estão em investigação 1.483 óbitos.
O número de casos prováveis da doença chegou a 2.624.300. Os casos de dengue grave e com sinais de alarme chegam a 24.218.
De acordo com balanço divulgado pelo ministério, o coeficiente de incidência da doença está em 1.292,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.
Vacina
O Ministério da Saúde diz que já foram distribuídas 1.235.119 doses de vacinas contra a dengue aos estados. Até o dia 25 de março, os municípios registraram a aplicação de 663.338, o que representa 53,71% das doses encaminhadas.
“Isso não quer dizer que as doses não foram aplicadas, os dados ainda podem não ter sido enviados”, explicou o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização, Eder Gatti.
Dengue
Edição, Don Oleari – [email protected] – E Regina Trindade
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Com Sabrina Craide, da Agência Brasil
Desafios das mulheres no mercado de trabalho: Pesquisa Infojobs 2024
Projeto Esporte Futuro terá renda de camisas autografadas por Rivaldo e Ronaldo
Anilson Ferreira | Flamengo pode encomendar a faixa?
Tania Calazans | Oá Galeria segue com exposição de Mariannita Luzzati até dia 26 de abril