Federação PSB PDT
ELEIÇÃO 2026
COLUNA PANO DE FUNDO | POLÍTICA \ BASTIDORES
Uma nova configuração política começa a tomar corpo para a Eleição 2026 no Espírito Santo.
A possível união entre o PDT e o PSB numa Federação pode resultar em uma chapa robusta, tanto para a Câmara dos Deputados quanto para a Assembleia Legislativa, com muitos nomes já bem conhecidos e com base eleitoral sólida.
O PSB aprovou a criação no primeiro semestre do ano passado. É possível que o partido Solidariedade venha a integrar a Federação. O PDT andou conversando também com o PSDB.
Aqui estão alguns pontos importantes dessa movimentação:
PDT
Deputados Federais
Sérgio Vidigal: Ex-prefeito de Vitória e uma figura com grande influência no estado. Ele tem uma base de apoio consolidada e deve ser um dos principais nomes da chapa.
Outros nomes de peso devem entrar na disputa, aumentando o potencial da chapa.
Deputados Estaduais
Juninho Vidigal (PDT): Filho de Sérgio Vidigal, tem se destacado como uma nova liderança com potencial para cativar a juventude e a base política do partido.
Saulinho da Academia (PDT): Presidente da Câmara da Serra, sua liderança local e experiência política o colocam como uma grande promessa.
Luiz Durão (PDT): Ex-deputado e uma figura tradicional no cenário político do estado, sua experiência pode agregar muito à chapa estadual.
PSB
Paulo Folleto (PSB): Está sendo esperado para assumir uma posição importante, com uma base eleitoral própria.
Janete de Sá (PSB): Deputada estadual, já consolidada, figura importante no PSB.
Dary Pagung (PSB): Outro nome de peso, com um bom relacionamento com a base política.
Tiago Hofman (PSB): Um nome forte do PSB, com apelo em diversas regiões do estado, também se destaca na política estadual.
Bruno Lamas (PSB): Secretário de Governo Estadual, pode ser uma peça chave na aproximação do partido com setores do governo e com o eleitorado.
Prefeitos:
Víctor Coelho (PSB), de Cachoeiro de Itapemirim, deve ser um dos nomes em disputa nas próximas eleições, com densidade considerável devido ao seu mandato de prefeito e à visibilidade que adquiriu na política estadual.
Estratégia e Implicações
Com essa chapa de muitos nomes fortes, tanto no cenário estadual quanto federal, é possível que a aliança da Federação PDT-PSB, que vem sendo gestada naciiobalmente, busque não só fortalecer a presença em Brasília, mas também garantir uma grande representatividade na Assembleia Legislativa do ES.
A chave vai ser como esses nomes se alinharão entre si e ao governo estadual, e também como trabalharão suas bases eleitorais regionais.
Além disso, o fortalecimento das federações pode alterar o cenário político no Espírito Santo, criando uma nova dinâmica, que pode envolver ajustes na relação entre o governo estadual e os partidos, além de fortalecer a oposição ao governo do momento.
Será interessante ver como essa movimentação se desenvolverá até as eleições de 2026, com possíveis novos nomes e alianças ainda por serem confirmados.
Federação PSB PDT
Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari
Instagram: donoleare – https://www.instagram.com/donoleare/