Dia da Consciência Negra será feriado nacional pela primeira vez no Brasil

Compartilhe:

feriado nacional

feriado nacional

ESECIAL DATAS |

DA REDAÇÃO | Don Oleari PN

O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, passou a ganhar ainda mais destaque em todo o Brasil a partir de 2023, quando foi oficialmente instituído como feriado nacional por meio de decreto federal.

Anteriormente, a data já era comemorada como feriado em alguns estados e municípios, mas com a ampliação, passou a ser celebrada em todo o território nacional, com o objetivo de valorizar a história, a cultura e a resistência da população negra no Brasil.

Zumbi-dos-palmares.jpg 2 de dezembro de 2023 62 KBA data é dedicada à memória de Zumbi dos Palmares, líder quilombola e símbolo da luta contra a escravidão, que defendia a liberdade e a justiça.

Sua morte, em 1695, inspirou a escolha do dia, que também se tornou um momento de reflexão sobre as desigualdades raciais, o legado da escravidão e a busca por justiça social em um país onde a população negra, embora seja maioria, ainda enfrenta desafios como o racismo estrutural e a desigualdade de oportunidades.

A oficialização do Dia da Consciência Negra como feriado nacional reforça o compromisso do Brasil em reconhecer a contribuição dos afro-brasileiros para a formação da sociedade e em fortalecer políticas públicas para o combate à discriminação racial.

Além disso, a data oferece uma oportunidade para promover debates em escolas, empresas e comunidades sobre a necessidade de inclusão e representatividade em todos os setores da sociedade.

materia-dia-20.jpg 19 de novembro de 2024 40 KB 460 por 305 píxeisA advogada Karina Gutierrez, do escritório Bosquê Advocacia, destaca que a oficialização da data como feriado é uma medida não apenas construtiva, mas essencial para o calendário do Brasil, dada a história do país.

“Mais do que um feriado, o Dia da Consciência Negra é um chamado à ação coletiva pela igualdade e pelo respeito às raízes culturais que formam a identidade brasileira, promovendo uma reflexão sobre a luta pela igualdade racial”, afirma Karina.

Além das comemorações oficiais, várias instituições, como museus, casas de cultura e centros culturais, celebram o dia com atividades de conscientização, como rodas de conversa, apresentações culturais e shows.

feriado nacional

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Com Beatriz Felício

Lordose pra Leão lança “Lordose Canta Letaif – Novos Meios de Usurpar” nesta sexta no Parque Moscoso, centro de Vitória

Julio da Fetaes: AL/ES cria corredores ecológicos e reflorestamento em áreas queimadas

Ives Gandra | Esclarecimentos necessários: Arquivamento pela OAB-SP sobre a questão do 8 de janeiro de 2023

Santa Teresa | Concurso de Cafés especiais do Incaper premia produtores

RCA Victor | His master’s voice: A voz do seu mestre, a marca da gravadora

Siga nossas redes:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham