Cancelado xou daLordose pra Leão lança “Lordose Canta Letaif – Novos Meios de Usurpar” nesta sexta no Parque Moscoso

Compartilhe:

Lordose Canta Letaif

Carregar mais Detalhes do anexo balao-destaque-de-linhas-de-texto-1-e1729617356701.jpeg 20 de outubro de 2024 82 KBLordose Canta Letaif

Lordose Canta Letaif num xousaço sexta próxima no Parque Moscoso, centro velho de Vitória/ES. Veja a formação da banda no destaque

ESPECIAL ROCKOROA 

Don-Oleari.jpeg 20 de novembro de 2023 20 KB
Don Oleari

PROGRAMA DA RÁDIO CLUBE DA BOA MÚSICA – Ouça no Spotify

Don Oleari

O grupo de punk rock Lordose Pra Leão, um dos mais icônicos do Espírito Santo, realiza neste mês um dos seus shows mais importantes nos últimos 15 anos.

lordose-repeteco-a-cores-no-texto.jpg18 de novembro de 2024 32 KB 497 por 308 píxeis
Foto de capa em preto e branco; aqui. em cores

Na próxima sexta-feira, dia 22, a partir das 19 horas, a banda lança seu mais recente disco, Lordose Canta Letaif – Novos Meios de Usurpar, com uma apresentação ao vivo no Parque Moscoso, em Vitória/ES.

*Lordose Canta Letaif* é o sexto álbum da banda. O último lançamento significativo, Eu Tenho Que Vomitar Meu Cérebro, foi lançado em 2010.

Entre os grandes clássicos do grupo estão Todo Mundo Está Feliz (2001) e Os Pássaros Não Calçam As Ruas (1996).

O jornalista José Roberto Santos Neves considera Os Pássaros Não Calçam As Ruas (1996)  um dos discos mais emblemáticos da cena musical do Espírito Santo em seu livro Os Sons Da Memória (2022).

O novo álbum, Lordose Canta Letaif – Novos Meios de Usurpar, é totalmente inédito e mantém a essência histórica que fez da banda uma referência do punk no estado do Espírito Santo.

ordose-2.jpg 18 de novembro de 2024 68 KB 450 por 822 píxeisGuitarras, vinhos, violões, ousadia, rock and roll e letras contestadoras são elementos presentes nas novas canções, que também se conectam com a vivência do grupo nos anos 1990, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Foi nesse ambiente que o Lordose conheceu o músico, publicitário e compositor Sandro Letaif.

Letaif, junto a letristas importantes dessa geração, como Renato Liberato e Alex Pandini, é o responsável pelas 10 faixas do novo disco do Lordose. A homenagem a ele no título do álbum reflete uma amizade que já dura mais de 30 anos.

“A importância deste momento vem desses marcos. Primeiro, a parceria com Letaif, que nós construímos ao longo da vida, principalmente nos bancos da universidade, tocando violão e bebendo vinho. Agora, estamos fazendo uma grande volta do Lordose para a cena do punk e do rock, com um álbum inédito, completo, que vamos celebrar no show do Parque Moscoso”, conta Sergio Nascimento, o Serjão, um dos vocalistas do grupo.

O Álbum

As músicas de Lordose Canta Letaif – Novos Meios de Usurpar foram compostas em diferentes momentos, algumas há bastante tempo, outras mais recentemente, mas todas são extremamente atuais.

O single Os Ratos São Humanos (Letaif e Renato Liberato) fala daqueles que “sugam sangue para viver”, da sociedade que desfila nos salões da desigualdade e é salva por seus capatazes. Também reflete sobre a dualidade humana, capaz de ser tanto doce quanto cruel.

“Cada frase que eu lia do poema do Renato eu já cantarolava. A divisão das palavras me dá o destino da melodia, e *Os Ratos São Humanos* é direta, simples e profunda. Fala sobre o ser humano e todas as suas contradições”, explica Letaif.

A canção Fabito (Letaif e Adolfo Olerare), mais recente, aborda a realidade política atual e faz uma crítica aos representantes do povo que exploram os cidadãos em benefício próprio, vivendo em luxo e cinismo. A letra diz: “Lá vem Fabito, seu jeitinho brasileiro; bolso cheio de dinheiro, vem querendo aprontar”.

Outro destaque é a história de Aberrassom, escrita por Alex Pandini em um guardanapo de bar. A letra traz frases com imagens irreais, como “moeda de duas cabeças” e “cabeças de uma só ideia”. Letaif lembra:

“Fiquei apaixonado com a letra e a melodia veio de uma só vez”.

Em relação à sonoridade, o álbum mantém as características do rock, com guitarras distorcidas e outros elementos típicos do estilo, além dos metais, uma marca registrada do Lordose desde sua fundação.

No entanto, como aponta Serjão, Lordose Canta Letaif pode ser o disco mais acessível do grupo:

“O Letaif sempre compôs músicas fáceis de assimilar, que são fáceis de cantar, assoviar, decorar. Só que agora, elas receberam a veia punk do Lordose”, observa.

O lançamento do álbum tem o apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Lei Rubem Braga.

Zé Ramalho

Além das diversas turnês e lançamentos, um momento marcante na trajetória do Lordose foi a parceria com Zé Ramalho. A banda fez uma versão rock de Frevo Mulher, que foi considerada definitiva pelo próprio Zé Ramalho.

garimpo-das-raridades-ze-ramalho.png 18 de novembro de 2024 146 KB 500 por 434 píxeis

Encantado com o resultado, o cantor retribuiu gravando Ananias e o Cavalo, um dos maiores clássicos do Lordose.

Em 2021, a faixa foi incluída no álbum Garimpo das Raridades, de Zé Ramalho.

Serviço

Lordose pra Leão lança novo álbum em show no Parque Moscoso, em Vitória

– Quando: 22 de novembro, sexta-feira
– Local: Parque Moscoso, Vitória
– Horário: 19 horas
– Entrada: Gratuita
– Disco novo do Lordose

Spotify – https://open.spotify.com/intl-pt/album/5NiD4vERawIHBvWUe1zb4l?si=j4KY9RZNQbG91AP530D59A

Carregar mais Detalhes do anexo balao-destaque-de-linhas-de-texto-1-e1729617356701.jpeg 20 de outubro de 2024 82 KB

Formação da banda do xou:

Sérgio Nascimento: Vocal
Adolfo Oleare: Vocal
Felipe Izar: Guitarra
Márcio Vaccari: Bateria

Trio de metais

Aguinaldo Roberto (Trombone), Luciano Cruz (Saxofone) e Breno Lepaus (Trompete)
Wagner Fabbri: Baixo

Lordose Canta Letaif

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

Com Felipe Izar

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Fundo eleitoral e Fundo partidário | Verdadeiras máquinas de lavagem de dinheiro e manutenção de poder às custas de recursos públicos

RCA Victor | His master’s voice: A voz do seu mestre, a marca da gravadora

Santa Teresa | Concurso de Cafés especiais do Incaper premia produtores

Ives Gandra | Esclarecimentos necessários: Arquivamento pela OAB-SP sobre a questão do 8 de janeiro de 2023

Julio da Fetaes: AL/ES cria corredores ecológicos e reflorestamento em áreas queimadas

Siga nossas redes:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham