Aracruz | Irmãos indígenas são destaques no esporte | GT da Educação Especial | Conferência sobre STEAM e Inovação | Novo CAPSi será inaugurado

Compartilhe:

Irmãos indígenas

Irmãos indígenas

cunha-junior-colunista.jpg 4 de julho de 2024 23 KB 350 por 319 píxeis

Coluna

AQUI ARACRUZ| Norte do ES

Cunha Junior

Os irmãos Nicollas e Kauã Raich são verdadeiros exemplos de determinação e talento na aldeia indígena de Caieiras Velha, em Aracruz.

Com apenas 14 e 10 anos, respectivamente, eles já se tornaram referências para muitos jovens indígenas em todo o Brasil.

Nicollas, o mais velho, fez história recentemente ao conquistar o título da categoria sub-16 no Circuito Estadual de Bodyboarding, realizado na praia de Itaparica. Essa vitória é um grande marco em sua trajetória esportiva.

Kauã, apesar de não ter subido ao pódio nesta etapa, já se destacou como campeão estadual iniciante em 2023 e também possui um impressionante currículo como vice-campeão brasileiro de kickboxing.

Ambos os irmãos mostram seu talento nas competições e também inspiram sua comunidade e outros jovens a seguirem seus sonhos.

Novo CAPSi será inaugurado dia 4

O novo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi) de Aracruz será inaugurado no dia 4 de novembro, às 10 horas, na rua Napoleão Nunes Ribeiro dos Santos, nº 235, Centro. capsi

O espaço moderno e acolhedor tem como objetivo oferecer serviços de saúde para crianças e adolescentes até 17 anos que enfrentam transtornos mentais ou dependência de álcool e outras drogas.

Essa conquista representa um avanço significativo na saúde mental da população jovem, contando com uma equipe qualificada e um ambiente acessível.

O CAPSi funcionará das 8 às 18 horas, garantindo um suporte essencial para esses pacientes e suas famílias.

Aracruz no XV Encontro do GT da Educação Especial – Undime

gt educaçãoA Secretaria de Educação de Aracruz (Semed) participou na quarta-feira (23) do XV Encontro do Grupo de Trabalho (GT) da Educação Especial, realizado em Nova Venécia.

O evento, promovido pela União de Dirigentes Municipais do Espírito Santo (Undime-ES), contou com a presença da Coordenadora do setor de educação especial, Andresa Angela Pandolffi Santos, e do presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Sergio Faria de Azevedo.

Durante o encontro, os participantes trabalharam na finalização da minuta do documento “Diretrizes Operacionais das Redes Municipais de Ensino do Espírito Santo”.

Este documento tem como objetivo orientar os municípios no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação na rede pública de ensino.

A iniciativa é um passo importante para garantir uma educação mais inclusiva e acessível.

Conferência sobre STEAM e Inovação: Caminhos para a Gestão Educacional

As secretarias de Educação (Semed) e Gestão e Assistência Social (Sema), em parceria com o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Piraquê-Açu, participou no último dia (23) de uma conferência em Vitória/ES sobre STEAM e Inovação: Caminhos para a Gestão Educacional. conferência steam

O evento, teve o apoio da Suzano, da Prefeitura de Vitória e da Secretaria de Educação (Sedu), e abordou temas relevantes para a educação contemporânea.

A palestra foi conduzida pela Pós-doutoranda do Instituto de Estudos Avançados da USP, Lilian Bacich, especialista em formação docente.

O enfoque do STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) visa integrar essas áreas de conhecimento, promovendo uma abordagem pedagógica que incentiva os alunos a aplicar o que aprenderam na resolução de problemas do cotidiano.

Essa metodologia busca desenvolver habilidades essenciais para o século XXI, através da realização de projetos práticos, colaborativos e interdisciplinares.

A participação do município nesse evento ressalta o compromisso com a inovação e a melhoria da gestão educacional.

Siga nossas redes:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham