Jovem Programadora
As estudantes Thayná de Almeida Oliveira e Samires dos Santos Gomes, do Programa Jovem Programadora, criado e desenvolvido pelo Senac-ES, foram destaque no HACK27, evento imersivo de programação realizado pelo Base27, um dos principais hubs de inovação do Espírito Santo.
Ao todo, três alunas participaram e duas foram integrantes das equipes vencedoras. Elas foram premiadas ao proporem soluções para dores reais de empresas capixabas.
“A oportunidade que tive no final de semana foi incrível e bem desafiadora, principalmente por conta do tempo. A experiência agregou bastante conhecimento, evolução pessoal e profissional. Sou grata ao Base27 por ter me recebido e ao Senac-ES por promover essa parceria incrível, que criou uma ponte para que eu pudesse ter acesso ao evento”, disse Thayná de Almeida Oliveira, integrante da equipe que criou um protótipo e uma solução para a Timenow.
A estudante Samires dos Santos Gomes desenvolveu uma ideia para a empresa Águia Branca e destacou a importância do programa:
“Foi uma experiência incrível poder participar do HACK27. Ver o que estamos aprendendo no curso sendo colocado em prática é algo desafiador. Agradeço muito ao Senac-ES por nos proporcionar essa oportunidade”, afirmou.
A Instrutora de Educação Profissional do Senac-ES, Isabela Bujato, mentora do evento, disse que essa ação estimula o desenvolvimento e o fortalecimento de práticas afirmativas para mulheres e jovens que desejam explorar o mundo da programação.
“Foi muito legal ver o envolvimento delas e o empoderamento também. Ver que elas se sentem parte desse ecossistema, que elas estão ali e que são capazes para se desenvolverem nesses espaços é gratificante”, disse.
O Programa de TI do Senac-ES
Jovem Programadora é o primeiro produto educacional afirmativo de gênero do Senac-ES destinado à qualificação e inserção de mulheres no mercado de Tecnologia da Informação (TI).
O HACK27 é uma maratona de programação e criação de soluções tecnológicas, promovido pelo Base27, que tem como propósito potencializar a criatividade e o empreendedorismo.
Estudantes de outras 13 instituições de ensino, de 15 cursos, 40 programadores e 21 mentores, participaram do evento. Os participantes permaneceram focados, por 48 horas, em solucionar problemas de três grandes patrocinadores: Grupo Águia Branca, Timenow e FUCAPE Business School.
A primeira edição do HACK27 gerou muitas interações, trocas e compartilhamento de ideias. Durante a jornada de desenvolvimento de soluções, os participantes tiveram momentos de descompressão, como ioga, alongamento e comida. O evento contou, ainda, com oficina de Produto Mínimo Viável (MVP), além de workshop de Pitch, que é uma apresentação curta e objetiva de uma ideia ou proposta.
Jovem Programadora
Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Com Sergio Filho, Assessoria de Imprensa
As meninas da Wine, maior clube de assinaturas de vinhos do mundo | Dia do Sommelier: 29/8
Anette Musso: Sucesso é a palavra que melhor define os resultados do 5º Encontro de Brechós | 28/8