Ministério da Igualdade Racial quer que PM apure crimes contra jovens negros nos bairros S. Benedito e Tabuazeiro em Vitória

Compartilhe:

Ministério da Igualdade Racial

Ministério da Igualdade Racial

Coluna

AQUI VITÓRIA | Capital do ES

Da Redação | Don Oleari PN

O Ministério da Igualdade Racial notificou a Corregedoria da Polícia Militar do Espírito Santo nesta terça-feira (8) para investigar os crimes ocorridos nos dias 9 e 12 de setembro, denunciados nacionalmente pelo vereador André Moreira (Psol). A denúncia ao Ministério foi feita após ações policiais resultarem na morte de quatro jovens em dois episódios distintos na capital.

A denúncia ao Ministério foi feita após ações policiais resultarem na morte de quatro jovens em dois episódios distintos na capital do ES.

mir.jpg 8 de outubro de 2024 34 KB 480 por 479 píxeisO primeiro caso aconteceu no dia 9 de setembro, no bairro São Benedito, onde Breno Passos Pereira da Silva (23 anos) e Matheus Custodio Batista Quadra (26 anos) foram mortos durante uma operação do Curso de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco (CPAAR).

Segundo a Polícia Militar, os jovens atiraram contra os agentes, que revidaram. No entanto, moradores da região contestam essa versão, alegando que as vítimas foram executadas, uma delas algemada e já rendida dentro de uma casa.

O segundo episódio ocorreu no dia 12 de setembro, no bairro Tabuazeiro, com as mortes de Maycon (16 anos) e Rafael Cardoso Moreira (23 anos).

As autoridades afirmam que os jovens apontaram armas para os policiais, que responderam ao ataque. Entretanto, testemunhas relatam que eles estavam dormindo quando foram baleados, e imagens do local reforçam essa versão.

Esses casos geraram manifestações e protestos na comunidade. O Ministério da Igualdade Racial encaminhou a situação ao Conselho Nacional do Ministério Público, destacando a gravidade das denúncias.

Em correspondência assinada pela Ouvidoria, o órgão afirmou que as denúncias são de “extrema relevância” e exigem uma resposta adequada.

Esses acontecimentos têm gerado grande repercussão e mobilização social em Vitória, com exigências de uma investigação rigorosa sobre a atuação das forças policiais nos casos.

Ministério da Igualdade Racial

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Cariacica/ES | Dez novos vereadores | Açucena: única mulher | Fernando Santório, campeão de votos | Edgar, o 2º

Don Oleari repete a Pazolini pergunta do suplente de vereador Rafael Ottaiano: Que tal R$ 158 mil para iluminar pontos dos ônibus? R$ 220 milhões de asfalto?

Nova Venécia inicia projeto “Construindo Campeões” em parceria com a Sesport

Cariacica/ES | Fernando Santório chega aos 5360 votos, superando o recordista anterior, Edson Nogueira em 2004

Portocel embarca placas de rochas naturais com sistema inovador que elimina necessidade de contêineres

Siga nossas redes:

Picture of Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham