Quem somos[email protected]

Search
Piotaco

“Piotaco” de Don Oleari sobre campanha do programa EM Movimento da TV Gazeta na coluna de Manoel Goes | Mídia ao Molho | 16/9

Piotaco de Don Oleari

Um Piotaco, usando do arbítrio de Editor - todo Editor é arbitrário - e invadindo a coluna de Mestre Manoel Goes.

COLUNA MÍDIA AO MOLHO
Don Oleari
don-oleari-novo-don-corleone-1-202x300-1.jpeg
Don Oleari

NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari | 
Manoel G0es abordou o concurso do programa Em Movimento e do HZ que se propõem eleger os monumentos ou quetais favoritos do público do Espírito Santo.

Foi aí que Mestre Manoel Goes torceu o nariz em sua coluna pra destacar que a Igreja do Rosário, um dos monumentos religiosos históricos mais importantes do Brasil, não poderia ficar de fora de uma dessas.

E aqui, vamos nós concordando plenamente com Goes, pois ele pode não estar certo, mas não tá errado.

Com todo respeito às lendárias e históricas paneleiras, que reverenciamos ao longo de muitos anos, os meninos do programa Em Movimento e do tal  HZ panguaram. Ou, se preferirem, elaboraram em equivoco.

Sítio histórico
igreja do rosário

Salvo engano do “piotaco” do redator desta linha aqui, a famosa panela de barro é patrimônio histórico. Faz parte da nossa história, está entranhada na história da produção artesanal da histórica comunidade de Goiabeiras Velha, em Vitória/ES, com uma rica crônica.

Usamos as históricas panelas no nosso moquifo há uns 800 anos pra fazer nosssas moquecas e nossos pirões. E sempre alertamos pro padrão meia boca das panelas de barro vendidas ao longo da Rodovia do Sol, de Vila Vellha pra Guarapari, ambas no litoral sul do ES.

panelas-de-goiabeiras-1-1-1-1.jpeg 16 de agosto de 2023 35 KB 500 por 500 píxeis
panelas de goiabeiras

Galpão não é monumento e nem maravilha. Misturar belezas naturais ou pontos turísticos com patrimônio histórico e cultural revela que a produção faiou feio. Ao conferir a lista feita pela campanha, fiquei meiqui cabrero diante de algumas escolhas.

Mas, salvo engano do locutor que vos fala – mió, que aqui escreve – a Igreja do Rosário da Prainha de Vila é um sítio histórico não só dos mais significativos do ES. Na verdade, ela faz parte da história do Brasil, quinenqui quem leu um tiquim de história do Brasil – mesmo aquela mais fantasiosa – sabe, como disse Goes na COLUNA AQUI MANOEL GOES no linki abaixo:

naiara-arpini-1-e1694975365663.jpg 17 de setembro de 2023 41 KB
naiara arpini

A propósito, nossa COLUNA MÍDIA AO MOLHO tem anotado contínuos deslizes em algumas pautas do programa Em Movimento, atualmente apresentado também por Naiara Arpini em substituição a Luana Esteves, que está de licença maternidade.

A Elaine Esteves também é talentosa.

É uma boa ideia, a do programa. Tem movimento, é diversificado, explora boas pautas, embora a meninada pareça meiqui ansiosa, tipo querer fazer tudo ao mesmo tempo. Daí, em algumass matérias, às vezes, passarem a impressão de que tudo foi feito “nas coxa”, correndo pra fechar.

Aí, nosotros, os chatos na frente da telinha, ficarmos dizendo: “ah, mas faltou isso”…”Ah, e isso, assim, assim?” “Podiam ter dito também que…”.

Sacumé, né? Coisa de editor chato, puta véia, que sempre tem uma porra de uma pergunta a mais pro repórter, pra produção, pro câmera. Como se sabe, conversas assim, dependendo editor, acabam num glosário de palavras no aumentativo. São no aumentativo, mas, curiosamente, também são chamados de “baixo calão”.

 elis-carvalho-e-felipe-khoury-1851076-article-1-e1694973089157.jpg 17 de setembro de 2023 39 KBNo grito

Elis Carvalho e Felipe Khoury: do “Em Movimento”. Foto: Jho Natan

O Felipe Khoury também é bom no grito.

A meninada fala gritando, mas nada que quem conheça um tiquim do assunto não possa resolver. Tipo um fonoaudiólogo, pur insemplu. Alguém aqui ao lado comentou, duvidando:

“Falar em contratar fonoaudiólogo na rede Gazeta pra ajustar vozes cambaleantes, talvez seja uma extravagância”.

Quem sabe o véi diretor Abdo Checker não convença a tesouraria a meter a mão no bolso? Não é difícil. Nós mesmos, com calma e sabendo do que se trata, conseguimos acertar alguns bons colegas, que falavam alto, ou cantando, ou desconsiderando a pontuação e as entonações, e ficou tudo melhor do que in antis.

diego-araujo-1-1-1-1-1-1.jpg 17 de setembro de 2023 39 KB
diego araujo, repórter, apresentador, aventureiro

Como entendemos um tiquim do riscado, ressalve-se que tom de voz é uma coisa e animação, tons afirmativos e pracima, coisas assim, são outra coisa. Pode-se perfeitamente demonstrar um tom de animação na fala, sem levar no grito. Posso ser afirmativo sem ser arrogante, como posso ser um nojento arrogante, pedante, de voz macia.

Elis Carvalho

A única apresentadora que mantém o tom agradável – e, sobretudo, regular, sem altos e baixos – ao exibir sua admiração, seu entusiasmo, por determinado produto, objeto, lugar, é Elis Carvalho (foto de capa).

Ela tem bótimo tom de voz, tem charme, e se apresenta sempre muito bem, segundo colégua nossa que sabe disso daí um tanto e mais alguma coisa.

Diego Araujo

Diego Araujo é um dos apresentadores do programa. Esse, é dos nossos. Ele leva jeito, é um cara empolgado com o que faz, com o que apresenta, é arrojado. É capaz de repetir a saudosa Rita Lee…e fazer loucuras. Ele se entusiasma praca…cete e, aí, por vezes, seu tom de voz beira ao grito. O controle da televisão fica quinenqui aquele negócio, duiurimembar?…vai e vem, sobe e encolhe…

Quanto às falhas da produção, em algumas pautas, nosotros – certamente por sermos do ramo e conhecermos bem a matéria, somos um tanto mais exigentes – notamos que às vezes mais alguns dados, informações, um detalhe, poderiam ser acrescidos ao papo, sem alterar tipo o tempo da matéria. Mas isso aí, gentem, é coisa prum simpósio – ou pruma “laivi”, quinenqui gostcha de falar a meninada (Don Oleari).

(Don Oleari)

“Piotaco”

Edição, Don Oleari – [email protected]

https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Manoel Goes: Não se deve confundir sítio histórico com ponto turístico | Encerrando uma jornada, agradecimentos | Com Fábio Porchat | 15/9

Dia da Poesia | Escola de Santo Antônio do Muqui, Mimoso do Sul/ES, comemora Dia Municipal da Poesia | 16/9

Rubens Pontes | Negro, pobre, alcoólatra, Lima Barreto morreu antes de sua obra torná-lo imortal | Poema em prosa, Lima Barreto | 16/9

Pix | Francisco Gomes Junior: O Novo Golpe do Pix | 15/9

Festival de Cinema de Vitória | 30º FCV começa nesta segunda-feira, 18 

COMPARTILHE:

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

diagonal-coluna-do-oleari.png
Antuerpia

Uma nota que dou com muito gosto, apesar do “desgosto” de não poder ter ido.

Vi num poderoso grupo de uatizapi ligado à Associação dos Moradores da Praia do Canto, Vitória/ES, uma nota sobre cervejas premiadas, inclusive de Colatina, nossa terra.

antuerpia-chope-200.jpg 7 de abril de 2024 10 KBA nota me atiçou.

Através da amiga @Martha Pimenta, soube da Antuerpia Cervejaria. Agora, minha agenda infernétiva anotou em tom de vermelho & preto bem forte:

Programar para conhecer a Cervejaria na primeira brecha.

A foto do grupo de cervejeiros degustando da capa me foi repassada pelo @Hudson Ruela.

 Antuerpia

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Quem mudou, mudou!

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Quem mudou

Por Alexsandro Eller –

calendario-2.jpg 5 de abril de 2024 4 KBCalendário eleitoral fechou a janela de mudanças de partidos. Mudou, mudou.

Um vai pra cá, vai pra lá, que é aquele horror da lei eleitoral.

Mas as datas estão aí (Alexsandro Eller).

Quem mudou

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Santorio no PP – 5/4

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Perdemos! Alexandre Lima se foi

no PP

Por Alexsandro Eller –

Pano de Fundo | Política – Bastidores

O médico Fernando Santório, neto do ex-prefeito de Cariacica Vicente Santório Fantini, se filiou ao Partido Progressistas.

Santório se prepara para concorrer a uma vaga na Câmara de vereadores de Cariacica.

Na foto, Fernando e o presidente do PP de Cariacica, Sandro Locutor.

no PP

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Baixo Guandu: Lastenio no MDB

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

 

Lastenio no MDB

Lastenio no MDB

Prefeito de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso, já contava com o apoio do MDB para sua campanha à reeleição.

ssinatura-de-lastenio-no-mdb-a-de-200.jpg 4 de abril de 2024 7 KBAgora, a partir desta noite de quinta-feira, Lastenio não só conta com esse apoio, mas ele próprio acaba de se filiar ao MDB, de cujo partido é o vice-prefeito Patrick Favarato.

Sua filiação contou com o prestígio da presença do presidente do Diretório do MDB do ES, o vice-governador Ricardo Ferraço, como também com a presença do pré-candidato a prefeito de Vitória, a capital, de Sebastião Pelaes, um emedebista com 45 anos de partido.

Seu irmão Antonio Pelaes foi vice-prefeito de Vitória com o então prefeito Hermes Laranja, outro histórico emedebista (Don Oleari).

Lastenio no MDB

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Lastenio, avô de primeira!

Baby e Eller

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

avô de primeira

O amigo Pelaes (***)  me mandou a foto do avô de primeira, prefeito de Baixo Guandu, Lastenio Cardoso.

gadita-com-lelo-e-pelaes-1-1-300x206-1.jpg3 de abril de 2024 7 KB 200 por 137 píxeis
Pelaes, Lelo e Gadita

Lastenio, feliz da vida, com a primeira netinha, a Cecília, que aterrisou no planetinha neste dia 1º de Abril. Tudibão pra Cecília e pra toda a família. Pro avô de primeira viagem, o abração da tchiurma do donoleari.com.br = Don Oleari Portal de Notícias.

(***) Sebastião Pelaes, pré-candidato a prefeito pelo MDB em Vitória – acompanhou o amigo prefeito Lastenio Cardoso, de Baixo Guandu/ES, durante os dois dias que ele passou aqui no fim de semana.

avô de primeira

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Baby e Eller

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

 

 

Baby e Eller

Nelson Baby, presidente do diretório municipal do PCdoB de Cariacica/ES, e Alexsandro Eller, nosso colaborador, se encontraram e falaram sobre o quê?

euclerio-e-baby-1.jpg 30 de março de 2024 6 KBSobre política e sobre futuro do município. Esses dois devem ter informações que não chegaram nem ao colunista Ronaldo Chagas Freitas nem aqui na redação.

Mas horinha dessas eles vão nos contar, ah, isso vão! Ronaldo tá monitorando os dois. A foto deles foi feita depois desse encontro aí, da alta direção do PCdoB com o prefeito Euclerio Sampaio (Don Oleari).

Baby e Eller

democracia.”

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Perdemos! Alexandre Lima se foi

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Feira de arte sacra

Aboudib toma posse na AESL

Perdemos

alexandre-lima-recortada.jpg 28 de março de 2024 5 KB

 

Enfim, foram anos de, a cada dia, uma lembrança dele, um músico, um líder, um empreendedor.

Nesta quinta-feira, Alexandre se despediu definitivamente da família, dos amigos, dos admiradores.

Perdemos

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Maria de Lourdes Lessa

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Feira de arte sacra

 

a-nota-de-senhora-lessa-a-de-capa.jpg 28 de março de 2024 25 KB

a-nota-de-senhora-lessa.jpg 28 de março de 2024 18 KB

Recebi do nosso prezado parceiro e colaborador, professor José Antonio Bof Buffon.

Nosso abraço solidário a amigos e familiares.

 

Maria de Lourdes

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

 

 

De Pedra Azul pra Mimoso do Sul

Feira de arte sacra

Isso é que é “eleição”: Rússia

Mimoso do Sul

Por José Coco Fontan –

Movimento da Comunidade de Pedral Azul, município de Domingos Martins.

marmitex-pedra-azul.-180.jpg 26 de março de 2024 13 KB 180 por 294 píxeisA programação é mandar 1000 marmitex por dia para as comunidades de Mimoso do Sul, Sul do Espírito Santo.

O Higor Dordenone Beltrame me disse que se trata de um trabalho da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Pedra Azul, distrito de Aracê, município de Domingos Martins.

A comunidade espera cumprir esse objetivo essa até que as coisas voltem ao normal lá no Sul (José Coco Fontan).

 

 

Mimoso do Sul

Edição, Don Oleari – [email protected] | https://twitter.com/donoleari

http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare

Feira de arte sacra

Isso é que é “eleição”: Rússia

Mídia ao Molho | CBN e a Rádio Capixaba

Feira de arte sacra

Aboudib toma posse na AESL

 

arte sacra
Posts Relacionados