Revitalização
COLUNA AQUI VITÓRIA
Redação:
Don Oleari
Processo de revitalização faz parte das reformas nos armazéns do Porto de Vitória
Finalmente, o que toda a comunidade da capital do ES, Vitória esperava ansiosamente começou a tomar forma na última quarta-feira, dia 9.
Ao lado do governador e do vice-governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e Ricardo Ferraço, o prefeito Lorenzo Pazolini deu a ordem para se iniciarem as obras de Revitalização e reforma dos cinco armazéns da Vports, conhecidos como Armazéns do Porto de Vitória.
As diversas etapas das obras passarão por renovação total das estruturas, alcançando tratamento geral em toda a massa de concreto, infiltrações, redes de água e elétrica, entroutros itens.
A concessionária Vports cumprirá os encargos previstos no processo de concessão, iniciando os trabalhos por limpeza geral, revisão das fachadas e o reforço estrutural de cada armazém.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, falou do gigantesco valor da recuperação desse sítio histórico para a capital no lançamento das obras.
Estiveram com ele o diretor-presidente da VPorts, Ilson Hulle, o governador e o vice do ES, Renato Casagrande e Ricardo Ferraço, a ex-deputado Luzia Toledo, entroutros.
“Desde 2021 estamos trabalhando no processo de revitalização do Centro de Vitória, que passa pelo Mucane (Museu Capixaba do Negro), pelo Mercado da Capixaba, pela Casa Porto. São investimentos significativos para o Centro de Vitória. Unindo os poderes públicos com a iniciativa privada, criamos um momento muito importante, porque essa sinergia traz bons resultados para as comunidades da capital”, disse Pazolini.
As reformas poderão estar concluídas até maio de 2024, segundo as estimativas. Paralelamente, são desenvolvidos estudos e discussões com o objetivo de definir como serão utilizados os espaços proximamente.
NEC = Nota do Editor Chefão, Don Oleari – Nós, velhos profissionais da imprensa, os que sempre batalhamos pela preservação da memória, pela recuperação de sítios históricos, não só da Sede da Capitania, como de toda a Capitania do Espírito Santo, subimos num caxotim pra aplaudir os poderes públicos e privados pelo começo das reformas dos velhos armazéns.
Lembro-me que na gestão do então prefeito João Coser (PT), eu sempre dizia ao nosso prezado colégua Alcione Alvarenga Pinheiro, então secretário de Cultura da Prefeitura de Vitória:
“Chora no pé do Kleber Frizzera e diz pra ele gastar uns milhões na reforma dos armazéns, que ele vai ficar na história”.
Não deu tempo, suponho, ou a conversa não andou.
No armazém próximo ao antigo cais dos botes, realizava-se espetáculos populares de grande porte e saia gente pela chaminé. Era um estouro. Agora, esperemos que os gestores do momento tenham massa cinzenta suficiente para fazer de um daqueles armazéns – que pode ser até o mesmo, devido as circunstâncias de trânsito, principalmente – uma grande casa bem equipada, com área para restaurantes, butecos e outros bens vitais e de acordo com os anseios da comunidade. Nossa tchiurma vai subir no caxotim traveiz pra aplaudir os realizadores da hora (Don Oleari).
Revitalização
Redação e Edição, Don Oleari – [email protected] –
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare
Com Gislaine de Assis Santos | Fotos: Leonardo Duarte
Dia do Garçom | retribua sorrisos e gentilezas | 11/8
Alencar Garcia de Freitas | Esquerda, volver! 11/8
Manutenção da desoneração da folha de pagamento é defendida por 17 setores produtivos | 10/8