Trilha virtual
Imagine fazer uma trilha em um parque estadual sem sair de casa? A experiência já é possível no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), em Guarapari.
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) lançou, em sua plataforma on-line de dados ambientais GEOIEMA, a primeira trilha virtual 360º, com a possibilidade de passear pela Trilha da Restinga.
Com 2,487 metros de extensão, a trilha sai da sede do parque, passa pelos alagados, vegetação fechada, segue em paralelo com a praia até sair na Lagoa de Caraís, que fica próxima ao mar.
O trabalho das trilhas virtuais 360º está sendo desenvolvido pela equipe de Geomática da Gerência de Recursos Naturais do Iema e tem como objetivo realizar a virtualização de todas as trilhas dos Parques Estaduais do Espírito Santo.
Atualmente, o Estado é gestor de 17 Unidades de Conservação Estaduais, sendo que cinco são Parques Estaduais abertos à visitação.
A próxima etapa é finalizar todas as trilhas do PEPCV para ter o primeiro Parque Estadual com todas as trilhas virtuais 360º disponibilizadas no GEOIEMA.
“O principal objetivo das Trilhas Virtuais 360º é levar o ambiente das trilhas até as pessoas, interativa e prática, especialmente para quem têm dificuldade de locomoção”, ressaltou o coordenador de Geomática do Iema, Pedro Ronchi.
O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha possui seis trilhas:
Trilha da Restinga (2.487m);
Trilha da Capivara (1.632 m – aquática);
Trilha do Tropical (1.097m);
Trilha do Alagado (498m);
Trilha da Clúsia (137m);
Trilha do Mirante da Lagoa de Caraís (133m).
Ao todo o Parque tem quase 6 quilômetros de trilhas (5.984 km). O PEPCV é o único Parque no Estado que conta com trilha aquática, a Trilha da Capivara, cujo percurso é feito pelo leito da Lagoa de Caraís.
Para fazer a Trilha 360º, a equipe utilizou uma Câmera Insta360º de 1 polegada, que foi adquirida com o Prêmio de Inovação Tecnológica do Governo do Estado, recebido no Inoves.
Um técnico percorreu toda a extensão de 2.487 metros da trilha com a câmera acoplada a um bastão de selfie e realizou as imagens em formato de vídeo.
Após a obtenção das imagens, o vídeo foi dividido em partes onde os trajetos escolhidos apresentam feições ambientais interessantes e peculiares.
Posteriormente, os vídeos foram convertidos em formato compatível para serem publicados no GEOIEMA.
Sobre o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Com o intuito de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica, foi criado com a denominação inicial de Parque de Setiba.
Por meio da Lei nº 4.903 de 1994, passou a ser denominado Parque Estadual Paulo César Vinha, em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, morto em 1993, por atuar contra a extração de areia na região.
Há uma grande diversidade de ambientes em sua área como lagoas, dunas, planícies alagadas e as formações vegetais de restinga, onde das 10 fitofisionomias conhecidas.
O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção como a coroa-de-frade e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas pererecas e libélulas.
A Lagoa de Caraís é sua principal atração.
O Parque integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que visa proteger áreas adjacentes de restinga e a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.
Serviço:
Trilha virtual 360º do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Acesse: http://geo.iema.es.gov.br/
Clique na opção do Menu “Trilhas 360º”, selecione a opção “Trilha da Restinga”, aproxime no mapa e clique em uma das “bolinhas” escrito 360º para acessar o local.
Trilha Virtual
Edição, Don Oleari – [email protected] – e Regina Trindade
http://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Com informações de Karolina Gazoni
Dia Mundial da Síndrome de Down (21 de março) e invisibilidade da saúde mental de pais e cuidadores
Ives Gandra | Reforma tributária é exemplo de simplificação complicadora
Da Vitória apresenta ao governador Romeu Zema, de MG, livro com estudo sobre retomada econômica