Quem somos[email protected]

Search

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha ganha primeira trilha virtual 360º

trilha virtual

Trilha virtual

Imagine fazer uma trilha em um parque estadual sem sair de casa? A experiência já é possível no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), em Guarapari.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) lançou, em sua plataforma on-line de dados ambientais GEOIEMA, a primeira trilha virtual 360º, com a possibilidade de passear pela Trilha da Restinga.

Com 2,487 metros de extensão, a trilha sai da sede do parque, passa pelos alagados, vegetação fechada, segue em paralelo com a praia até sair na Lagoa de Caraís, que fica próxima ao mar.

O trabalho das trilhas virtuais 360º está sendo desenvolvido pela equipe de Geomática da Gerência de Recursos Naturais do Iema e tem como objetivo realizar a virtualização de todas as trilhas dos Parques Estaduais do Espírito Santo.

Atualmente, o Estado é gestor de 17 Unidades de Conservação Estaduais, sendo que cinco são Parques Estaduais abertos à visitação.

A próxima etapa é finalizar todas as trilhas do PEPCV para ter o primeiro Parque Estadual com todas as trilhas virtuais 360º disponibilizadas no GEOIEMA.

“O principal objetivo das Trilhas Virtuais 360º é levar o ambiente das trilhas até as pessoas, interativa e prática, especialmente para quem têm dificuldade de locomoção”, ressaltou o coordenador de Geomática do Iema, Pedro Ronchi.

O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha possui seis trilhas:

Trilha da Restinga (2.487m);

Trilha da Capivara (1.632 m – aquática);

Trilha do Tropical (1.097m);

Trilha do Alagado (498m);

Trilha da Clúsia (137m);

Trilha do Mirante da Lagoa de Caraís (133m).

Ao todo o Parque tem quase 6 quilômetros de trilhas (5.984 km). O PEPCV é o único Parque no Estado que conta com trilha aquática, a Trilha da Capivara, cujo percurso é feito pelo leito da Lagoa de Caraís.

Para fazer a Trilha 360º, a equipe utilizou uma Câmera Insta360º de 1 polegada, que foi adquirida com o Prêmio de Inovação Tecnológica do Governo do Estado, recebido no Inoves.

Um técnico percorreu toda a extensão de 2.487 metros da trilha com a câmera acoplada a um bastão de selfie e realizou as imagens em formato de vídeo.

Após a obtenção das imagens, o vídeo foi dividido em partes onde os trajetos escolhidos apresentam feições ambientais interessantes e peculiares.

Posteriormente, os vídeos foram convertidos em formato compatível para serem publicados no GEOIEMA.

 

Sobre o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

Com o intuito de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica, foi criado com a denominação inicial de Parque de Setiba.

Por meio da Lei nº 4.903 de 1994, passou a ser denominado Parque Estadual Paulo César Vinha, em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, morto em 1993, por atuar contra a extração de areia na região.

Há uma grande diversidade de ambientes em sua área como lagoas, dunas, planícies alagadas e as formações vegetais de restinga, onde das 10 fitofisionomias conhecidas.

O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção como a coroa-de-frade e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas pererecas e libélulas.

A Lagoa de Caraís é sua principal atração.

O Parque integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que visa proteger áreas adjacentes de restinga e a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.

Serviço:

Trilha virtual 360º do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

Acesse: http://geo.iema.es.gov.br/

Clique na opção do Menu “Trilhas 360º”, selecione a opção “Trilha da Restinga”, aproxime no mapa e clique em uma das “bolinhas” escrito 360º para acessar o local.

Trilha Virtual

Edição, Don Oleari – [email protected] – e Regina Trindade

Orquestra Sinfônica recebe violoncelista André Micheletti no Sesc Glória nesta quarta (20) e quinta (21)

Ives Gandra | Reforma tributária é exemplo de simplificação complicadora

Da Vitória apresenta ao governador Romeu Zema, de MG, livro com estudo sobre retomada econômica

Anilson Ferreira | Tite diz que Flamengo tem que levar Nova Iguaçu de igual para igual e não quer “oba oba”

 

Don Oleari - Editor Chefão

Don Oleari - Editor Chefão

Radialista, Jornalista, Publicitário.
Don Oleari Corporeitcham

Posts Relacionados