Caio Albuquerque
Por Alda Luzia Pessotti
Mais um talento brasileiro da música erudita, que emigra para a Europa. Como tantos outros, que partem em busca de prosseguimento de estudos e realização profissional.
Caio Albuquerque, 19 anos, solista de Violoncelo, paulista de Guarulhos, reside na Europa desde os 16 anos. Atualmente cursa bacharelado em Colônia, Alemanha.
Violoncelista de primeira grandeza, Caio estuda música desde os 8 anos e tem uma carreira rica em apresentações em concertos de música erudita na Europa, com orquestras e maestros que poucos brasileiros que permanecem no país teriam a oportunidade de participar.
De masterclasses com professores renomados e estudar, na Inglaterra, na prestigiosa The Yehudi Menehin School, entre 2021 e 2023.
Caio esteve em Vitória e foi Solista de Violoncelo, na noite de 15 de março, com a Camerata Sesi, em Jardim da Penha, no concerto para Violoncelo e Orquestra na obra de Robert Schumann (1810-1856).
Um privilégio Vitória oferecer aos munícipes concertos de música erudita por meio da Camerata Sesi e sempre brindando seu público com solistas de talentos reconhecidos internacionalmente como no caso de Caio Albuquerque.
Importante ressaltar que a Camerata Sesi é a mais famosa e atuante Camerata do Brasil da atualidade.
Com apresentações nos teatros das nossas principais capitais e na Sala Cecília Meirelles e Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Com 15 anos de existência, atualmente ela é regida pelo maestro titular Isaac Gonçalves .
Prestigiar a música erudita é uma forma de contribuir para a formação musical e realização profissional de nossos talentos que se exibem na Camerata Sesi.
Em sua maioria, seus músicos, se graduaram na Fames – Faculdade de Música do Espírito Santo.
Mesmo que nossos talentos capixabas da música erudita almejem voar para outros lugares, as sementes de sua formação musical tem raízes na nossa capital e a Camerata Sesi tem sido grande referência para a permanência deles no cenário musical de orquestras e muitas vezes como solistas, a convite de outras orquestras e maestros.
Caio Albuquerque
Edição, Don Oleari – [email protected] – e Regina Trindade
https://www.facebook.com/oswaldo.oleariouoleare – https://twitter.com/donoleari
Ives Gandra | Reforma tributária é exemplo de simplificação complicadora
Da Vitória apresenta ao governador Romeu Zema, de MG, livro com estudo sobre retomada econômica